sábado, 5 de março de 2011

PRINCÍPE ALEXANDER DÁ ENTREVISTA PARA JORNAL DE MONTENEGRO

Príncipe Alexander Karageorgevitch falando com "Dan" sobre a posição do povo sérvio em Montenegro: os sérvios a ser uma nação constitutiva.

Eu duvido que a tradução de Gorski dos Njegos vijenac ao montenegrino seria melhor do que o original em língua Sérvia, diz Alexander Karageorgevitch.

Em sua entrevista para Dan, Príncipe Alexander Karageorgevitch diz que sérvios devem ser uma das Nações constitutivas em Montenegro. Comentando sobre ataques mais freqüentes sobre a Igreja Ortodoxa Sérvia, Montenegro e tentativas de assimilação do povo sérvio, ele diz que historicamente falando "ações motivadas pelas paixões em vez de boa razão são raramente bem sucedidas".

~ Haverá censo organizado em Montenegro em um mês. O que você acha sobre o status atual do povo sérvio em Montenegro?

-Eu acredito que o povo sérvio deve ser uma das Nações constitutivas em Montenegro. Só então teremos responsabilidade mútua – diferentes nações de Montenegro em relação ao Estado e do Estado em relação a nações e cidadãos. Caso contrário, os interesses do Estado de Montenegro e da sua aplicação não iria ser protegidos sem um consenso básico de todos os membros do Parlamento. E isso não é o caso agora.

~ O que são seus comentários sobre as pressões no sentido da Igreja Ortodoxa Sérvia e cultura Sérvia e tenta assimilar o povo sérvio em Montenegro?

-Quaisquer ações motivadas pelas paixões em vez de bom raciocínio são raramente bem sucedidas no sentido histórico. Eu duvido que tradução do vijenac de Gorski dos Njegos ao montenegrino seria melhor do que o original em língua Sérvia.

~ Como você vê o papel da dinastia Karageorgevitch na Sérvia hoje?

-Queremos representar o estado da melhor maneira possível, para melhorar a sua ' imagem no estrangeiro e para promover conexões com o mundo. Além disso, procuramos ajudar nosso povo com atividades humanitárias e para trazer os investidores no país.

~ Como você vê o papel da dinastia na região, especialmente em países como a Bósnia e Herzegovina e Montenegro, com enorme população Sérvia?

-Outros Estados, claro, tem outras prioridades. Lealdade à monarquia está profundamente enraizada com nossa nação .

~ Como você vê o futuro papel formal e informal de monarquia constitucional, na Sérvia, e em outros países vizinhos onde vivem os sérvios?

-Esse papel seria o mesmo como em outras monarquias constitucionais, como Dinamarca, Noruega, Espanha, Países Baixos e outros. A monarca é o chefe do Estado e he reinados, enquanto primeiro-ministro e seu gabinete governam o país, com base em popular será representada pelo Parlamento eleito através de eleições livres. A beleza deste sistema é baseada no fato de que cabeça é neutra, não é um membro de nenhum partido político e garante a unidade, a continuidade e a Fundação do Estado.


Radenovic v.

Luta pela compatriotas residentes no estrangeiro

~ É que o Príncipe herdeiro da Sérvia ou Jugoslávia?

-O Reino dos sérvios, croatas e eslovenos, mais tarde Iugoslávia, foi uma realidade política de 1918 até 2003, até 2006. Afinal, a realidade é agora Sérvia e a nova missão de modernização, unidade europeia, as relações de boa vizinhança e a defesa pacífica dos direitos legítimos da nação sérvia fora das nossas fronteiras do Estado.