terça-feira, 26 de abril de 2011

PRIMEIRA MINISTRA GILLARD FALA COM IMPERADOR JAPONS

A reunião teve lugar na residência privada, o palácio principal, falou-se sobre conservação da energia através de racionamento de energia por causa de danos para centrais nucleares.

MS Gillard diz disse ao imperador e a Imperatriz que Austrália ajudaria a recuperação do Japão após o terremoto e tsunami do mês passado.

"Foi um privilégio muito grande para se encontrar com eles, e ele me deu a oportunidade de transmitir pessoalmente a suas Majestades os sentimentos do povo australiano sobre a catástrofe natural devastadora aqui," disse ela.

"Eles expressaram para tanto de nós seu muito sincera gratidão pelo trabalho que Austrália tem feito para ajudar o povo do Japão no rescaldo do devastador terremoto e tsunami.

"Eles também perguntou sobre como nós estávamos a responder e superar o nosso verão de desastres naturais".

MS Gillard mais tarde participou de um almoço com líderes empresariais e disse-lhes a que Austrália viria a ser o fornecedor mais importante do Japão de gás natural liquefeito.

Entre os convidados estavam os presidentes da Nippon Steel e Mitsubishi.

MS Gillard disse à platéia que Japão também podia confiar na Austrália para fornecer carvão e minério de ferro, por exemplo, ele reconstruiu comunidades destruídas pelo terremoto e tsunami do mês passado.



"Trigo para seu macarrão", para sua cerveja de cevada, trigo mourisco para seu soba e carne Aussie para sua apreciação, disse ela.

O primeiro-ministro teve uma agenda completa do primeiro dia de sua visita ao Japão, começando com café da manhã com o grupo parlamentar de amizade da dieta do Japão de .

Dezoito políticos do governo e oposição participaram, incluindo o Ministro, Masayuki Naoshima.

Através de um tradutor Senhor Naoshima agradeceu a Austrália por seu apoio durante o recente tsunami e a crise do terremoto.

"Eu ouvi que o primeiro-ministro vai visitar áreas afetadas pelo desastre", disse ele.

"Isto deve encorajar aqueles que são afectados por esta catástrofe".

MS Gillard se reunirá mais tarde hoje primeiro-ministro do Japão.

"Creio que poderemos reforçar nossa parceria económica através da celebração de um acordo de livre comércio abrangente de alta qualidade entre nossos dois países", disse ela.

Senhor Kan diz que sua presença na nação envia uma mensagem forte de apoio para o Japão.

A parada em Tóquio é a primeira etapa do 10 dias de Ms Gillard visita ao norte da Ásia e do Reino Unido.