sexta-feira, 1 de abril de 2011

REI DO BAHREIN DISSE QUE DESBARATOU COMPLÔ INTERNACIONAL

O rei Hamad ben Issa Al Khalifa anunciou, esta segunda-feira, que o Bahrein desmantelou um "complot" internacional, numa possível alusão ao Irão e falando durante um encontro com representantes da força comum do Golfo destacada neste país.

"O reino do Bahrein desmantelou uma conspiração estrangeira que estava a ser preparada desde, pelo menos, 20 ou 30 anos (...) contra os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG)", disse o rei, citado pela agência AFP.

"Se tivesse triunfado, este 'complot' ter-se-ia alastrado ao conjunto dos países do CCG (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Omã e Kuwait)", adiantou o monarca.

O rei Hamad fez estas declarações, citadas pela agência oficial BNA, no decorrer de um encontro, no domingo, com oficiais do "Escudo da Península", a força comum do CCG enviada para o Bahrein para ajudar a controlar a contestação xiita.

A declaração do rei surge numa altura em que estão tensas as relações entre o Bahrein e o Irão. No domingo, Teerão pediu a um diplomata do Bahrein para deixar o Irão em represália pela expulsão de um diplomata iraniano de Manama, quando o chefe da diplomacia Ali Akbar Salehi pediu a saída das forças estrangeiras do Bahrein.