terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MUITAS ABDICAÇÕES NA EUROPA

A RAINHA   BEATRIZ  ABDICOU EM FAVOR DE SEU FILHO  GUILHERME , ABDICAÇÃO É NORMAL NO REINO DA HOLANDA PASSANDO PARA UMA GERAÇÃO MAIS NOVA E PREPARADA PARA OS NOVOS TEMPOS.
DESDE DE 1980 , FICOU 33 ANOS NO PODER.
ELA ESTÁ CONSCIENTE DO SEU ATO SABE DO PREPARO DO FILHO E DE SUA ESPOSA PARA  O NOVO CARGO .
ASSIM  , COMO O  PAPA ABDICARAM NO MÊS DE FEVEREIRO, QUE COISA , SERÁ QUE UM INFLUENCIOU O OUTRO . NINGUÉM SABERÁ .
PAPA DISSE QUE SAÚDE NÃO AJUDA MAIS , SERÁ UM PAPA EMÉRITO.
O VATICANO TERÁ DOIS PAPAS AO MESMO TEMPO , SERÁ QUE HAVERÁ PARTIDOS DOS DOIS PAPAS.
DIZEM AS MÁS LÍNGUAS QUE O PAPA NÃO ESTAVA GOSTANDO DA SUA PRÓPRIA CURIA , QU E CHOQUE ESTARIA AQUI.
OUTROS DIZEM DISSESERAM  QUE O PAPA ESTARIA DESGOSTOSO COM ESCÂNDALOS DE PEDOFILIA.
O QUE PERCEBI QUE PAPA DESEJA UM PAPA MAIS NOVO E VAI INFLUENCIAR DE  LONGE O CONCLAVE , DISPOSTO EM  ENFRENTAR  ESTE MUNDO SECULARIZADO

Bento XVI vai ser «Papa emérito»

 

 

  Bento XVI vai ser chamado “Papa emérito” após o final do seu pontificado, esta quinta-feira, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano, em conferência de imprensa.
O padre Federico Lombardi adiantou que após a renúncia de Joseph Ratzinger, este manterá os títulos de “sua santidade Bento XVI”, “Papa emérito” e “Romano Pontífice emérito”.
O responsável confirmou que a denominação foi escolhida “de acordo com o Santo Padre”.
Bento XVI vai manter a “batina branca simples” como vestimenta, mas deve deixar de usar a 'mozeta' (capa curta que cobre os ombros) e os habituais sapatos vermelhos que o acompanharam desde 2005, quando foi eleito como sucessor de João Paulo II.
O padre Lombardi gracejou com esta situação e disse que o Papa alemão está muito satisfeito com os sapatos que lhe foram oferecidos em León, na viagem ao México, em março de 2012.
De acordo com a constituição apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ (1996) de João Paulo II, o anel do pescador e o selo de chumbo do pontificado, insígnias oficiais do Papa, vão ser “anulados” pelo cardeal camerlengo. D. Tarcisio Bertone, e os seus colaboradores.
O gesto tem o significado de sublinhar que no período da Sé vacante - tempo entre o fim do pontificado e a eleição do Papa - ninguém pode assumir prerrogativas próprias do bispo de Roma.
Feito em ouro, o Anel do Pescador tem uma representação de São Pedro num barco, a pescar, e o nome do Papa em volta da imagem.
“O Papa já não utilizará o anel do pescador”, sublinhou o porta-voz do Vaticano, mas vai utilizar outro anel.
Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de quinta-feira, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor.
A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII.
A Igreja Católica entra esta quinta-feira, depois das 20h00 de Roma (menos uma em Lisboa), no período de Sé vacante.
O cardeal decano, D. Angelo Sodano, vai enviar na sexta-feira uma “carta de convocação” aos cardeais para as congregações gerais, órgão interino de governo da Igreja.
“É verosímil que as congregações comecem após o sábado e o domingo [2 e 3 de março], o mais rapidamente possível”, afirmou o padre Federico Lombardi.
A data de início do próximo Conclave vai ser determinada durante estas reuniões gerais [congregações] de cardeais.
O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

ASSOCIAÇÃO DO TIBETE QUER QUE MAPAS DO GOOLGE SEJAM NA LÍNGUA TIBETANA

 

 
Cerca de 200.000 pessoas apoiaram já uma petição para que todas as localidades do Tibete sejam identificadas na língua tibetana nos mapas da Google, anunciou a associação europeia da juventude tibetana (TYAE). De acordo com a TYAE (sigla em inglês), a Google, o maior fornecedor de mapas digitais, ainda não deu qualquer resposta ao pedido.
Por ocasião do centésimo aniversário da independência do Tibete, a 13 de Fevereiro, a associação apresentou à Google o pedido para a identificação em língua tibetana, ao lado da inglesa e chinesa, dos locais mais importantes no Tibete para proteger a herança cultural tibetana no espaço digital.
"Na Internet, não existem mapas precisos identificados em tibetano. A Google pode mudar isto. O chinês, cirílico e árabe já são usados no Google Maps. Porque não tibetano?", questionou o presidente da TYAE, Tenzin Kelden Losinger-Namling.
O mesmo objectivo tem a campanha "Put Tibet on the map" (www.tibetonthemap.com). No fórum, cada visitante pode completar o mapa, que tem já 600 locais identificados em tibetano.
Pelo menos 100 tibetanos imolaram-se ou tentaram imolar-se pelo fogo desde 2009, em protesto contra a administração chinesa do território, de acordo com o gabinete do dalai-lama, líder espiritual dos tibetanos, na Índia.
O dalai-lama fugiu do Tibete em 1959, na sequência do fracasso de uma revolta anti chinesa e vive desde então em Dharamsala, no norte da Índia, onde funciona o governo tibetano no exílio.
A China afirma ter "libertado pacificamente" o Tibete e melhorado as condições de vida da população, ao financiar o desenvolvimento económico da região, pobre e isolada.
Um número crescente de tibetanos tem denunciado o que considera ser um domínio crescente dos han, etnia maioritária na China, e a repressão da religião e cultura tibetanas.

Nova Zelândia chega a acordo com Austrália para acolhimento de refugiados

 

A Nova Zelândia vai aceitar anualmente 150 refugiados provenientes da Austrália, para aliviar a pressão sobre Camberra face à forte vaga de requerentes de asilo, anunciou hoje o primeiro-ministro, John Key.

O chefe de Governo neozelandês fez o anúncio no final das conversações que manteve com a sua homóloga australiana, Julia Gillard, cujo governo se viu a braços, ao longo do ano passado, com a chegada de mais de 17 mil requerentes de asilo, um número recorde.
"Trata-se de um problema regional que requer cooperação regional", disse John Key, acrescentando que, no passado, a Austrália também prestou ajuda à Nova Zelândia.
Julian Gillard, por seu turno, alertou que a assistência por parte da Nova Zelândia não deveria ser interpretada como uma mensagem de encorajamento para os refugiados, até porque Camberra continuará a patrulhar, de forma rigorosa, as suas águas.
"A Austrália envida muitos esforços na deteção e desmantelamento de contrabandistas, bem como no processo de acusação destes. Trata-se de um crime transnacional e temos uma postura muito rigorosa", disse.
Os 150 refugiados a serem conduzidos para a Nova Zelândia serão requerentes, cujo estatuto foi aprovado por um dos centros de tratamento de refugiados, localizados fora da Austrália, na ilha de Nauru ou em Manus na Papua Nova Guiné.
John Key indicou que farão parte da quota anual de 750 refugiados que a Nova Zelândia aceita ao abrigo do seu compromisso com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Ministro dos Recursos Naturais da Austrália vai deslocar-se a Timor-Leste


 

"O ministro vem a Díli para falar de assuntos relacionados com o Mar de Timor", afirmou aos jornalistas o ministro Alfredo Pires no final de um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak.
Em causa está o Tratado sobre Determinados Ajustes Marítimos no Mar de Timor (CMATS, sigla em inglês) assinado pelos dois países em 2007 para facilitar a exploração de gás e petróleo no Mar de Timor, na zona fora da Área Conjunta de Desenvolvimento do Petróleo (JPDA).
O tratado possibilita que Timor-Leste ou a Austrália o denunciem caso não tenha sido aprovado o Plano de Desenvolvimento do Greater Sunrise seis anos após ter entrado em vigor, prazo que termina no sábado.
Questionado pelos jornalistas sobre se Timor-Leste já tinha definida uma posição em relação ao CMATS, o ministro dos Recursos Naturais afirmou que os dois governos continuam a falar.
"Estamos a falar entre governos e entre Timor-Leste e a Woodside (petrolífera australiana) sobre o Greater Sunrise. Os dois assuntos estão ligados e há assuntos técnicos que têm de continuar a ser discutidos", disse o ministro.
Para já, insistiu o ministro, "estamos a falar para ver todos os aspetos e o melhor interesse para o governo de Timor-Leste", acrescentando que as autoridades timorenses têm a mesma posição em relação à exploração do Greater Sunrise.
A exploração do Greater Sunrise, campo de gás, criou um impasse nas relações entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste.
Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste na construção de um gasoduto para permitir desenvolver a costa sul do país.
Mesmo que o contrato seja denunciado, os contratos de exploração do Sunrise continuam em vigor e, se a produção no Greater Sunrise começar, o CMATS volta a entrar imediatamente em vigor, a não ser que modificações tenham sido negociadas.
No tratado, que impede a definição de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália durante um período de 50 anos, ficou especificado que cada um dos países recebe metade das receitas de exploração do Sunrise.
Além do CMATS, a exploração do gás e petróleo no Mar de Timor é também regulado pelo Tratado do Mar de Timor e pelo Acordo Internacional de Unificação.
Segundo Alfredo Pires, o ministro australiano também vai reunir-se com o ministro do Turismo timorense, Kalbuadi Lay, para discutir aspetos da cooperação bilateral.

Canadá: Governo cria departamento para promover liberdade religiosa


O Primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, anunciou nesta terça-feira, 19, a criação de um Departamento de Liberdade Religiosa, dentro do Ministério de Assuntos Exteriores. O objetivo é “promover a liberdade de religião e de crença em todo o mundo”.

Harper justificou a criação do departamento afirmando que “em todo o mundo as violações da liberdade religiosa são generalizadas e estão aumentando”. O Departamento de Liberdade Religiosa, que segue o modelo da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional criada pelos Estados Unidos durante a presidência de Bill Clinton foi envolvida por polêmicas.

O Ministro dos Assuntos Exteriores do Canadá, John Baird, manteve, durante 2011, reuniões a portas fechadas com líderes religiosos do país, na sua maioria cristãos, como parte de um processo de consultas para a criação do departamento.

O Primeiro-Ministro teve que defender a nomeação de Andrew Bennet como responsável pelo recém-criado pelo Departamento, pois ele é católico e decano do Colégio Agustino de Ottawa. Harper disse que “Bennett é um homem de princípios e profundas convicções e defenderá a proteção das minorias religiosas em todo o mundo para que possam praticar sua fé sem medo da violência e da repressão”.

Harper também destacou que o fato de o anúncio da criação do departamento ter se realizado numa Mesquita de Toronto, comprova que o objetivo é “a promoção da tolerância em todo o mundo”.

Interpelado por jornalistas, Harper disse que o departamento também defenderá os direitos de pessoas atéias ou agnósticas diante da perseguição religiosas.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DAVID CAMERON DEFENDE A DUQUESA DE CAMBRIDGE

David Cameron criticou Hilary Mantel como "completamente equivocada e completamente errado", após o Booker autor premiado descreveu a Duquesa de Cambridge como uma "plástica" princesa . Em uma entrevista  , o louvor primeiro-ministro derramou sobre a duquesa, e disse a Grã-Bretanha deve estar orgulhoso dela.
Cameron disse de Mantel: "Eu acho que ela escreve livros grandes, mas eu acho que o que ela disse sobre Kate Middleton é completamente equivocada e completamente errado.
"O que eu vi da princesa Kate em eventos públicos, nas Olimpíadas e em outros lugares é que isto é alguém que é brilhante, que é envolvente, que é um embaixador fantástico para a Grã-Bretanha. Devemos estar orgulhosos de que, em vez de fazer essas observações bastante equivocadas. "
Mantel disse em um discurso que a duquesa parecia ter sido "desenhado por um comitê e construído por artesãos, com um sorriso perfeito plástico e os fusos de seus membros mão-torneados e brilho-envernizado". O discurso, intitulado corpos reais, foi dada em London Review of Books evento no Museu Britânico, em 4 de fevereiro.
Reportagens de jornais interpretaram as declarações como um ataque direto à duquesa. O Daily Mail chamou-lhe um "ataque venenoso em Kate", e o Sol disse que era um "rant bizarro".
Mantel não estava comentando sobre a reação, mas um porta-voz para o autor pediu às pessoas para ler ou ouvir o discurso "porque coloca tudo no seu contexto".
Uma boa parte do discurso focado em como a mídia informou sobre a monarquia e sua cada movimento. Mantel refletiu que quando a gravidez da duquesa se tornou conhecido, a duquesa tivesse sido filmado executando alguns passos com um taco de hóquei.
"BBC News dedicou uma discussão para saber se uma mulher grávida pode seguramente colocar em uma curva de velocidade enquanto usava sapatos de salto alto", disse Mantel. "É triste pensar que as pessoas inteligentes poderiam dedicar-se a este tema com furrowings penhor da testa, mas é o que o discurso sobre realeza vem: uma compulsão para comentar, um discurso vazio de conteúdo, boca, em vez de falar."
Ela comparou a monarquia pandas: "Nossa família real atual não tem as dificuldades de criação de pandas que fazer, mas pandas e pessoas reais são igualmente caros para conservar e mal adaptado a qualquer ambiente moderno, mas não são eles interessante.? Não são eles agradável de olhar? "
Na terça-feira a duquesa fez sua primeira aparição pública desde que ela apresentou o BBC Sports Personality of the Year Award, em dezembro. Ela visitou a Casa Esperança centro de tratamento de dependência no sul de Londres.
Intervenção de Cameron pode levantar as sobrancelhas depois que ele se refere à duquesa como "Princesa Kate". Desde seu casamento com o príncipe William, ela preferiu ser conhecido como Catherine e é oficialmente conhecido como uma duquesa, em vez de uma princesa.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA REAL DO BRUNEI ELEVA UMA ORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO SULTANATO

Sua Majestade, o Sultão e Yang Di-Pertuan de Brunei Darussalam se juntou a seus súditos muçulmanos no Ali do Sultão Omar 'ontem à noite Mesquita Saifuddien para abençoar a celebração do Dia Nacional de 29 hoje.

Acompanhando o monarca fosse Sua Alteza Real Príncipe Hj Al-Muhtadee Billah, o príncipe herdeiro e ministro sênior do Escritório do Primeiro-Ministro, e Suas Altezas Reais 'Abdul' Príncipe Haji Azim, Príncipe 'Abdul Malik, príncipe Abdul Mateen e Abdul Prince' Wakeel.

O evento começou com a oração Maghrib, liderada por Pehin Orang Kaya Paduka Seri Utama Dato Seri Paduka Setia Hj Salim Hj Besar, que também liderou a oração Hajat Sunat em busca de bênçãos de Allah (SWT) para a nação e seu povo. O recital de Surah Yassin foi liderada por Pehin Orang Kaya Paduka Setia Raja Dato Seri Paduka Setia Hj Suhaili Hj Mohiddin, enquanto o Kesyukuran Doa foi lido pelo Estado Mufti Yang Berhormat Pehin Dato Seri Maharaja Dato Seri Paduka Setia (Dr) Ustaz Hj Abdul Aziz Juned .

Antes de concluir a cerimônia, a congregação realizada a oração do Isya ", liderada por Pehin Dato Seri Imam Dato Paduka Setia Ustaz Hj Abdul Hamid Bakal.

Entre os que participaram da cerimônia foram estadistas do país, ministros, vice-ministros e altos funcionários do governo, bem como do público.

Ao deixar a mesquita, a congregação teve a oportunidade de saudar Sua Majestade e de outros membros da família real. Cerimônias semelhantes ação de graças e orações nas mesquitas foram realizadas em todos os quatro distritos.

Hoje é dia 29 do sultanato Nacional. Como tem sido a tradição, uma festa será realizada no Ali o Taman Hj Muda Sir Omar Saifuddien hoje. Os tempos de Brunei

Príncipe faz 53; trocando visita ao Imperador


 
Fará o seu 53 º aniversário sábado, o príncipe herdeiro Naruhito disse que está vivendo um "momento fecundo" com o Imperador Akihito regularmente discutir seu papel como um símbolo do estado e de várias outras questões.
"As negociações Imperador sobre o que ele sentiu e experimentou, então eu gostaria de chamar de" seu discurso e aprender com eles, o príncipe herdeiro, o primeiro na linha sucessória do trono do crisântemo, disse em uma conferência de imprensa quinta-feira em meio a preocupações de que a comunicação entre os dois tem sido fraca nos últimos anos.
O príncipe herdeiro e seu irmão mais novo, o príncipe Akishino, 47, foram visitar o Imperador, 79, no Palácio Imperial de uma vez por mês desde o ano passado para trocar opiniões durante o almoço.
Mas o príncipe se recusou a falar sobre os detalhes específicos de suas conversas. Segundo a Constituição do pós-guerra, o Imperador serve como um símbolo do Japão, mas não tem autoridade sobre assuntos políticos nacionais.
Olhando para junho, quando o príncipe herdeiro e princesa Masako vai celebrar duas décadas de casamento, ele agradeceu a sua esposa de 49 anos de idade, e disse: "Estou profundamente comovido quando penso em quantos anos 20 passaram. Apoiamos um ao outro "ao longo dos anos.
Enquanto isso, ele descartou vistas crescentes de que a princesa, que tem vindo a receber tratamento para uma doença induzida pelo estresse por cerca de 10 anos, devem ser examinadas por outros médicos. O príncipe herdeiro elogiou sua atual equipe médica e disse que não há necessidade de uma segunda opinião.
Virando-se para sua única filha, a princesa Aiko, indicou o seu orgulho em vê-la crescer mais "confiável" e começar a fazer mais de suas próprias decisões. A princesa de 11 anos de idade, um estudante do quinto em Escola Primária Gakushuin, em Tóquio, quer participar de um campo de treinamento de esqui durante as férias de inverno, sem os pais atuam como acompanhantes, de acordo com o príncipe herdeiro.
Voltando-se para outras questões, afirmou suas esperanças para a recuperação rápida de áreas em Tohoku que foram destruídas pelo 11 de março de 2011, os desastres naturais ea crise nuclear subsequente, como a nação se prepara para comemorar o segundo aniversário do Grande Terremoto do Leste do Japão.
"Estou profundamente preocupado com a forma como (as vítimas) continuam a viver em uma situação difícil", o príncipe disse, observando que muitos desabrigados de desastres permanecer preso no alojamento temporário, incapaz de voltar à sua vida anterior.
Tocando sobre as recentes questões polêmicas de bullying e castigo corporal, o príncipe herdeiro pediu ao país para trabalhar juntos e criar um ambiente onde as crianças ", que carregam o futuro, vai crescer de pessoas saudáveis ​​e jovens podem ser confiante e ativa. "

Nova holandês Rei e Rainha a turnê Caribe holandês e todos os 12 províncias holandesas

 

Não se perde tempo. Rei Willem-Alexander e Máxima Rainha vai visitar todas as 12 províncias dos Países Baixos, em pouco menos de um mês. Em novembro, eles irão viajar para o Caribe Holandês ilhas também, foi anunciado na sexta-feira.
'Entradas Alegres "são uma tradição antiga, que remonta à Idade Média, quando novo soberano se apresentaram os principais locais e regiões de seu reino para renovar as promessas e as ligações entre eles. Hoje em dia ainda é mantida nas monarquias europeias - de uma forma diferente.
Grão-Duque Henri ea Grã-Duquesa Maria Teresa visitou Luxemburgo após Henri sucedeu a seu pai o Grão-Duque Jean; Willem-Alexander e Máxima fez uma visita à Holanda depois de seu noivado e Príncipe da Bélgica Philip apresentou sua esposa, a Princesa Mathilde para as pessoas em todos os cantos do o país.
Willem-Alexander segue o cronograma de sua mãe Rainha Beatrix mantido em 1980: duas províncias por dia. Lembre-se, a Holanda não são tão grandes. Isso pode ser feito. Mas é uma grande mudança de dias a sua avó, a rainha Juliana. Ela levou dois dias para cada volta província em 1949-1950.
O novo casal real irá seguir esta programação:
  • 28 de maio Groningen / Drenthe
  • 30 de maio Gelderland / Utrecht
  • 12 de junho Limburg / Noord-Brabant
  • 14 de junho Fryslân / Noord-Holland
  • 19 de junho Flevoland / Overijssel
  • 21 de junho Zeeland / Zuid-Holland
Eles vão visitar a Alemanha 3-06 junho, foi anunciado no início da semana. A visita já estava agendada para o príncipe ea princesa e eles vão tentar manter algum do seu programa original, que agora também tem que incluir uma visita de cortesia a Berlim para se encontrar com o presidente alemão

PODEM CHAMAR A PRINCESA CRISTINA NO CASO DO SEU MARIDO

Como um escândalo financeiro engole a família real e os políticos começam a pedir a sua demissão, o rei da Espanha, Juan Carlos enfrenta uma das piores semanas de seu reinado de 37 anos, com os promotores definido para pedir a um juiz para formalmente o nome de sua filha, a princesa Cristina como uma Suspeito de vários milhões de euros de fraude e lavagem de dinheiro caso . O pedido, que seria um passo preliminar para uma possível acusação, está pronta para ser feito na próxima semana e será baseada no depoimento de Diego Torres, professor da escola de negócios antigo que se tornou o sócio do marido de Cristina, Iñaki Urdangarin.
Semana Juan Carlos pesadelo começa em Palma de Mallorca, quando Urdangarin deve comparecer perante um juiz de instrução, que exigiu que ele e Torres postar um vínculo conjunta de € 8.1m (R $ 7 milhões).
O tamanho dos pontos de bônus para os milhões de euros que - através de uma base em que a princesa serviu como um membro da diretoria - os dois homens supostamente obtidos de negócios fraudulentos com políticos interessados ​​em tomar banho na glória refletida da realeza. Parte do dinheiro teria sido então lavado através de contas offshore.
"Se a princesa se senta no banco dos réus, o golpe para o prestígio da monarquia será enorme", disse Miguel Bernad, chefe do controverso movimento Mãos de extrema-direita Limpo que enviou um procurador para participar o caso e que irá pedir a investigar magistrado José Castro formalmente nomear a filha do rei como um suspeito.
Castro recusou pedidos semelhantes antes, mas disse Bernad novas provas tinham lançou sérias dúvidas sobre reivindicação Urdangarin de que sua esposa teve um relacionamento hands-off com a fundação. Urdangarin e Torres, que foram nomeados como suspeitos, mas não indiciado, também nega qualquer irregularidade .
O escândalo crescente em torno da filha do rei e seu marido, que receberam o título de duques de Palma pelo rei depois que ela se casou com o olímpico medalha de ganhar jogador de handebol, em 1997, atingiu um novo pico como Urdangarin se prepara para comparecer perante Castro para responder mais perguntas sobre os negócios de vários milhões de euros atingido por supostamente sem fins lucrativos Instituto NOOS com os governos regionais de Valência e as Ilhas Baleares.
Estas questões estará provavelmente centrado testemunho dado por Torres na semana passada - incluindo dezenas de e-mails que supostamente mostram que o rei tentou ajudar sua terra filho-de-lei potencialmente suculenta, se legal, contratos. Torres alegadamente tem centenas de e-mails armazenados, e tem sido lentamente liberá-los no que é amplamente visto como uma tentativa de pressionar a família real para ajudá-lo a evitar a punição.
E-mails entregues ao tribunal teria incluir pelo menos um de Corinna Zu Sayn-Wittgenstein, que fez manchetes no ano passado quando foi descoberto que ela estava em Botswana, quando Juan Carlos, que deixou sua esposa, a rainha Sofia trás, se machucou durante uma viagem de caça-elefante . O rei mais tarde fez um pedido de desculpas público sem precedentes para ir de a viagem . Não houve sugestão de qualquer de irregularidades cometidas por Sayn-Wittgenstein.
Fontes próximas ao caso disseram que, em evidência na semana passada, Torres também alegou altos cargos políticos de Valência viajou para o rei Palácio de Zarzuela em Madrid para discutir contratos futuros com seu filho-de-lei. Um conselheiro do palácio que também atuou no conselho da fundação, Carlos García Revenga, também é devido a ser questionada por Castro no sábado.
O rei é dito ser indignado com o comportamento de seu filho-de-lei e no ano passado o impediu de representar oficialmente a família real. No mês passado, o perfil pessoal do duque foi apagado do site real . Um porta-voz para o rei disse que não tinha comentários a fazer sobre as provas e e-mails fornecidos por Torres, possivelmente porque alguns jornais espanhóis relataram que os e-mails não eram susceptíveis de levar a Cristina de ser nomeado como suspeito. Um dos políticos que supostamente conheceu Valência Urdangarin para falar de negócios no Palácio de Zarzuela, Francisco Camps, negou o encontro.
"Parece claro que o rei estava tentando ajudar nos negócios do seu filho-de-lei e filha", disse Bernad.
O descontentamento com a monarquia não está mais confinado a declaradamente partidos republicanos ou direitistas, que nunca perdoou o rei para introduzir a democracia e transformar o estado entregue a ele pelo ditador general Francisco Franco em sua morte em 1975, quando a monarquia historicamente frágil Espanha foi restaurada para pela segunda vez em um século.
Na quarta-feira, Pere Navarro, chefe do partido socialista na Catalunha, tornou-se o primeiro político sênior para chamar Juan Carlos a abdicar em favor de seu herdeiro, o príncipe Felipe. "Precisamos de um novo chefe de Estado para fazer a transição do século 21", disse ele.
Embora a liderança do Partido Socialista de Madrid se recusou a voltar Navarro, seções poderosas do partido estão pressionando por uma lei nova transparência de incluir uma cláusula obrigando o rei a revelar contas detalhadas dos gastos da família real.
Problemas crescentes da Coroa espanhola foram vivamente retratado no início deste mês, quando os trabalhadores do conselho armado com uma escada de metal e uma placa transformou-se em uma rua chamada Rambla dels Ducs de Palma de Mallorca perto tribunal da cidade.
Com a ajuda de um poder de perfuração, que levou apenas alguns minutos para apagar os nomes dos Duques de um mapa de rua e para erguer um novo sinal de renomeação da rua "La Rambla". "E seria melhor se não mostrar seus rostos por aqui mais", disse um transeunte.

Anúncios do The Guardian


Czar solicita apela à unidade entre as forças políticas

 

 

Simeon Saxe-Coburg, ex czar da Bulgária (em 1943-1946) e ex-primeiro-ministro (em 2001-2005) emitiu um comunicado, pedindo que os poderes políticos do país a agir de forma responsável, a fim de manter a estabilidade em meio à situação delicada na país. Ph
Simeon Saxe-Coburg, ex czar da Bulgária (em 1943-1946) e ex-primeiro-ministro (em 2001-2005) emitiu um comunicado, pedindo que os poderes políticos do país a agir de forma responsável, a fim de manter a estabilidade em meio à situação delicada na país.
"Peço aos poderes políticos para mostrar responsabilidade e patriotismo, a fim de manter a estabilidade", Saxe-Coburg, cujo partido Movimento Nacional para a estabilidade e prosperidade estava em governos de coalizão da Bulgária entre 2001 e 2009, afirma em um comunicado em seu site oficial.
"Protestos civis, embora não particularmente desejado, fazem parte de uma democracia funcionando normalmente. Basta olhar para as inúmeras manifestações na Grécia, Espanha, Eslovênia e outros países europeus", diz a declaração.
"É uma prática comum para um governo democrático a renunciar. Acredito que o governo tem motivos que são bastante razoável e bem analisados ​​para dar o passo e devemos aceitar e respeitá-los," Saxe-Coburg notas.
"Eu apelo agora, no entanto, a todos os poderes políticos para mostrar responsabilidade e patriotismo, para unir forças, para que a estabilidade pode ser mantido no país até a eleição democrática de um novo governo que pode resolver os problemas que levaram à situação atual" , diz ele.
Parlamento da Bulgária aprovou quinta-feira a renúncia do governo de centro-direita GERB após dias de protestos maciços contra a estagnação econômica e os baixos salários

Príncipe Laurent ferido em acidente de esqui

 

  Príncipe Laurent da Bélgica sofreu um acidente infeliz durante sua férias de esqui. O príncipe, o filho mais novo do rei Albert, ficou ferido no acidente, mas a sua esposa, a princesa Claire, que é metade britânico, diz que o príncipe é "bem".
O Palácio Real confirmou que o príncipe Laurent tem uma contusão interno.
Foi o jornal austríaco Tiroler Tageszeitung que deu a notícia em seu site dizendo que o príncipe tinha sido gravemente ferido durante suas férias em Lermoos na Áustria. O site fala de ferimentos a barriga do príncipe.
Testemunhas dizem que alguém esbarrou o príncipe en pista e que o real belga tinham de ser transportados de helicóptero para longe, embora fontes do palácio belgas dito anteriormente que o príncipe viajou para o hospital sob seu próprio vapor.
Innsbruck University Hospital e do departamento de imprensa no Palácio Real de Bruxelas confirmam que o príncipe, que é muitas vezes descrito como o "enfant terrible" da família real belga, foi ferido e está no hospital. Sua condição não é risco de vida, mas o príncipe terá que passar por uma série de testes. Ele sofreu uma contusão perto de seu fígado.
Dr. Johannes Schwamberger de Innsbruck University Hospital: "Ele foi internado na terça-feira ele tem uma série de lesões e foi mantido durante a noite para observação Não há nada de risco de vida e que ele passará por vários testes no decorrer da quarta-feira..."
O médico austríaco acrescentou que sua equipe iria decidir se o príncipe infeliz tem que ficar no hospital quando os resultados dos testes estão dentro
Junto com seus três filhos, Prince Laurent e sua esposa, a princesa Claire, estão gastando umas férias de esqui em Lermoos em Tirol austríaco.
Princesa Claire disse o belga Le Soir diário "Tout va bien" (Este é francês para "Tudo está bem"). Ela esquivou de fornecer a população com mais detalhes insistindo que isso fazia parte da vida privada de sua  

ROUBO DAS JOIAS DO REI DE ASHANTI EM OSLO


 

Dois homens e uma mulher, do Peru foram indiciados na Noruega por acusações que eles roubaram vários quilos de jóias de ouro pertencentes ao rei Otumfuo Osei Tutu II, de Gana, enquanto ele estava em uma visita a Oslo no ano passado.
O rei do Império Ashanti, no que mais tarde se tornou o país a oeste Africano de Gana, tinha herdado as jóias e eles tinham com ele sobre a visita de Oslo porque ele estava fazendo uma aparição em uma conferência organizada pela Associação de Empresas norueguês-Africano. A mala contendo as jóias desapareceram enquanto o líder tradicional do povo Ashanti foi check-in no Hotel Radisson Blu Plaza Hotel, no centro de Oslo.
A polícia identificou três suspeitos de câmeras de vigilância no hotel e um foi preso na Suécia uma semana depois. Agora todos os três foram indiciados, com relatórios jornal Aftenposten que os dois homens estão sob custódia em Oslo ea mulher está em prisão no Peru. A polícia acredita que a mulher desviou a atenção do funcionário do hotel guardando a bagagem, enquanto um dos homens pegou a mala com as jóias e então ambos desapareceram rapidamente em um carro esperando.
Apenas uma pequena parte das jóias foi recuperada depois do roubo, em outubro. O restante acredita-se que foram vendidos na Suécia. Os suspeitos pegar até seis anos de prisão. O julgamento está previsto para começar em março.

Imperador constantemente recuperando ano após a operação


 
Imperador Akihito está constantemente se recuperando da operação de ponte de safena, ele sofreu um ano atrás, energeticamente exercício das suas funções oficiais, seu médico e funcionários da Agência da Casa Imperial disse.
Um check-up no final de janeiro mostrou o Imperador foi "largamente em boa saúde", sem a necessidade de uma grande mudança a seus deveres oficiais, disseram neste domingo. Constatou-se apenas uma pequena quantidade de líquido no peito e sem maiores problemas com o funcionamento de seu coração.
"O imperador não tem um pulso irregular e agora é esperado para ficar em bom estado para os próximos 10 anos, como ele não teve problemas no ano após a operação", Atsushi Amano de Juntendo University Hospital, que liderou a operação de bypass , disse durante uma entrevista recente.
O Imperador tinha artéria coronária cirurgia de bypass em 18 de fevereiro do ano passado e recebeu alta do hospital no mês seguinte.

Ex-príncipe Paras'''' crítica após parada cardíaca em Bangkok

 

   
 O ex príncipe Paras Shah está em estado crítico depois de ter sofrido um ataque cardíaco fulminante, em Banguecoque, Televisão Kantipur informou na noite de terça-feira.
Tem 42 anos  foi internado  para em Bangkok no Samitivej Hospital após a parada cardíaca.

O único filho do deposto rei Gyanendra Shah, Paras está atualmente vivendo na capital tailandesa sozinho, depois de ter diferenças com sua família, que vive no Nepal.

Antes de passar para Bangkok, Paras viveu em Cingapura.

Em outubro do ano passado, ele foi preso pela polícia tailandesa em Phuket, na posse de drogas ilegais. Mais tarde, em dezembro, ele foi detido em cargo de vandalizar o apartamento de luxo que ele alugou em Banguecoque.

PREFEITO DE AMSTERDAM INSISTE AOS CLUBES DA RAINHA PARA FAZER A COMEMORAÇÃO DIA DE 30 DE ABRIL HA

O prefeito da  capital  Eberhard van der Laan apelou aos conselhos locais em todo o país para fazer celebrações do dia da rainha certeza continuar como de costume em 30 de abril, apesar da investidura do rei Willem-Alexander.
Um número de clubes Rainha locais do dia estavam planejando mudar as suas festividades a 27 de abril, para permitir que as pessoas assistam a abdicação Beatrix 'ea inauguração do novo rei em 30 de abril.
Mas Van der Laan está preocupado muitas pessoas podem, então, ir para Amsterdã, tornando a cidade perigosamente cheia. Centenas de milhares de foliões lotam a capital para as comemorações do dia da rainha a cada ano.

Em uma reunião de comitês locais da organização na segunda-feira, a maioria disse festividades locais que ir em frente, como de costume na terça-feira 30 de abril. Mas o fornecimento também será feito para as pessoas que querem assistir a cerimônia de posse em telões.

Restos de primeiro imperador brasileiro exumados para estudo

 


Os restos mortais de D. Pedro I, fundador e primeiro governante do Império do Brasil, foram exumados pela primeira vez para o estudo, um diário local segunda-feira.
Os restos mortais do imperador, que declarou a independência do Brasil em 1822, e suas duas esposas, Leopoldina e Amélia, foi mantido no Memorial da Independência do Brasil em São Paulo desde 1972.
No ano passado, os restos mortais foram levados da cripta após historiador e arqueólogo Valdirene do Carmo Ambiel recebeu permissão de descendentes da família real.
O estudo sobre eles pode ajudar especialistas para esclarecer os mistérios da vida e da morte do imperador e de sua família. Por exemplo, ao analisar os restos mortais do imperador, os cientistas confirmaram que ele era um homem de porte atlético, como descrito nos livros de história.
Eles também confirmaram que Pedro I quebrou quatro costelas esquerdas, que tornaram seu pulmão esquerdo praticamente inútil e provavelmente causou a tuberculose que o matou em 1834.
Os testes também derrubado uma teoria popular sobre a morte da imperatriz Leopoldina. De acordo com registros anteriores, ela tinha caído ou sido jogado pelo Imperador descer as escadas do palácio e quebrado o fêmur, o que causou sua morte prematura. No entanto, tomografias mostraram a imperatriz nunca quebrou nenhum osso em sua vida.
Os cientistas também ficaram surpresos ao descobrir que o corpo da imperatriz Amélia, segunda esposa de Dom Pedro I, foi mumificado. Seu cabelo, cílios, unhas e alguns órgãos internos, como o útero, foram perfeitamente preservados, mesmo que não havia registros anteriores de todas as técnicas especiais de conservação utilizados no cadáver da imperatriz.
Pedro I reinou sobre o Brasil 1822-1831. No último ano, ele deixou o cargo em favor de seu filho, que tinha cinco anos na época.

"Nós só podemos rezar para o príncipe Friso '


"Tudo o que podemos fazer é rezar", o pastor de Lech disse. E rezar para que eles fizeram. Os habitantes da aldeia austríaca de férias Lech compareceram em grande número para rezar pela holandesa Príncipe Friso no dia que marca um ano desde o seu acidente de esqui perto de Lech.
O segundo filho da rainha Beatrix foi arrastado por uma avalanche enquanto esquiava fora das rotas de esqui marcados e sofreu danos cerebrais graves como resultado de seu coração não bater por 50 minutos. Ele está sendo cuidada em um hospital em Londres.
A família real holandesa também foi em Lech domingo, mas decidiu não participar da missa em que as orações especiais para Friso foram ditas. "Compreensível", pastor Jonko Müller disse em seu discurso de abertura. Friso esposa, a princesa Mabel decidiu ficar fora dos olhos do público sobre este "dia triste e negro". Müller em sua oração desejou-lhe "força e coragem" para enfrentar o destino trágico que se abateu sobre sua família.

carta sincera de apoio aos moradores das Ilhas Salomão

     
    Príncipe William e Kate Middleton enviou uma carta sincera de apoio aos moradores das Ilhas Salomão cujas casas foram destruídas por um terremoto e tsunami.
    O casal real, que visitou as ilhas do Pacífico, como parte de sua turnê Extremo Oriente, em setembro do ano passado, disse que eles foram "muito triste" ao ouvir sobre o terremoto.
    Em uma mensagem ao país Governador Geral Sir Frank Kabui, que acrescentou: "Nós rezamos para que a resiliência da vizinhança e de Ilhas Salomão, que ocorreu durante a nossa visita no ano passado, irá ajudá-lo nesse momento difícil.
    "Por favor, passe em nossos pensamentos a todos os que os serviços de emergência e as autoridades locais, que são confrontados com a tarefa de salvar vidas e reconstruir.
    "Por favor, a garantia de nossos pensamentos e orações durante as próximas semanas."
    Kate, 31, e William, 30, foram recebidos na ilhas 'capital Honiara no ano passado por uma multidão de 70 mil ao longo das ruas.
    Eles foram recebidos com música tradicional e monitores de dança antes de ser realizada a rua principal em uma canoa de guerra em cima de uma mini van.

    Príncipe Harry para visitar os Estados Unidos como o Reino Unido embaixador comércio

     

     

      Príncipe Harry colocou seus caminhos de  festas atrás dele e assumiu um novo papel como embaixador do Reino Unido escritório estrangeiro.

    Palhaçadas risqué do príncipe em Nevada ele ganhou a atenção mundial, mas agora Harry pretende deixar controvérsia agosto para trás e representar a Grã-Bretanha em uma capacidade oficial.

    Em nome do governo britânico, o príncipe vai visitar vários estados da costa leste da América, incluindo Washington DC e Nova York, em maio.



    Com o objectivo de impulsionar o comércio britânico, o real é também disse que para visitar vários locais de interesse pessoal, com a intenção de visitar veteranos de guerra e jovens vulneráveis ​​em nome da Commonwealth Office Exterior.

    Um assessor real confirmou: "O príncipe Harry vai fazer uma turnê este ano, ele é um bem brilhante no entanto melhor que ele pode ser usado para o Reino Unido no exterior.".

    "Nós não vamos comentar sobre a localização ou os detalhes da turnê até mais próximo do tempo."

    Para terminar o passeio, o príncipe terá um jogo de pólo de caridade para arrecadar fundos para Sentebale, a caridade dos filhos, ele fundou com o príncipe Seeiso em Lethoso, África.

    Definir para fazer uma viagem de três dias à província, em fevereiro, apoiando a nação é uma causa perto do coração de Harry.

    À luz da gravidez de Kate Middleton , o príncipe é dito estar assumindo mais funções oficiais para ajudar a sua irmã-de-lei.

    Uma fonte real disse: "Além de seus próprios deveres reais, Harry está esperando para entrar em cena para William e Catherine para algumas coisas que tinha planejado que agora não será possível por causa do bebê."


    A primeira real servido entre as tropas americanas na província de Helmand, há cinco anos, e tornou-se uma figura muito popular nos Estados desde que ele visitou terra 9/11 do site Zero, onde se encontrou com as famílias vítimas dos ataques terroristas.
    Servindo como um piloto de helicóptero Apache com o Army Air Corps, o Príncipe, 28, está atualmente em uma licença de cinco semanas pós-implantação após uma viagem de uma semana 20 de serviço no Afeganistão.

    Emir mantém conversações com o presidente do Equador

     

     
        
     
     

    HH Emir Sheikh Hamad bin Khalifa al-Thani chegou a Quito ontem em uma visita oficial de um dia para o Equador.
    HH Emir ea delegação que o acompanha foram recebidos no aeroporto internacional de Quito pelo equatoriano Ministro das Relações Exteriores, Comércio e Ricardo Integração Patino, o embaixador de agir do Qatar para o Equador, Fahad Hamad al-AEDA al-Merri, eo embaixador do Equador para o Catar, Qublan Abi Saab.
    HH Emir foi acompanhado durante a visita de SE o Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros Sheikh Hamad bin Jassim bin Jabor Al-Thani, e uma delegação de alto escalão oficial.
    Logo após sua chegada, o HH Emir e Presidente equatoriano Rafael Correa realizou uma rodada de negociações oficiais. As conversas foram atendidos por HE Sheikh Hamad bin Jassim e outros membros da delegação que acompanham o HH Emir. Ministros equatorianos e funcionários também participaram.
    Equador foi a última parada de três nações HH do Emir turnê latino-americana. Ele visitou o Peru e Colômbia antes de vir para o Equador.

    PRINCIPE DINAMARQUÊS VISITA CENTRO DE APOIO DA MARINHA NORUEGUESA


    SAR o Príncipe Consorte visita na sexta-feira 22 Fevereiro Naval de Apoio Logístico Operacional.
    Naval Operacional de Apoio Logístico Centro Frederikshavn faz parte da Marinha e está incluindo para serviço e manutenção dos navios da Marinha.

    Príncipe Consorte da visita de inspecionar o navio de apoio e Dannebrog Esbern Snare, baseada porta de Frederikshavn.

    Príncipe Consorte recebido por Garnisionskommandant, Comandante Por Frank Hansen.

    Às 14h15 inspecionou o Royal Yacht, tradicionalmente no estaleiro em Frederikshavn nos meses de inverno, em preparação para a temporada de vela próximo. Durante a visita, o Príncipe Consorte ver preparação primavera do iate real, atualmente localizada na água na estação naval.

    Em Esbern Snare get Príncipe Consorte turnê, culminando no flexdæk chamado que blá. usado em conexão com a detenção de piratas. Esbern Snare participou em 2010-2011 em uma missão liderada pela Otan pirataria ao largo do Corno de África e na Somália. Príncipe Consorte obter um briefing sobre operações anti-pirataria pelo chefe do navio de apoio Esbern Snare, Comandante Henrik Rasmussen Holck e depois uma visita ao navio de apoio.

    Para concluir a visita irá Príncipe Consorte para plataforma Flex diretamente para o cais.

    Reunião de Alto Nível sobre a desigualdade mundial

     

     

      Christian Friis Bach  Presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Planejamento em Gana Paulo Victor Obeng é em colaboração com a responsável da UNICEF, Anthony Lake e chefe da ONU Mulheres Michele Bachelet co-sediar a Reunião de Alto Nível sobre a desigualdade em Copenhague em 19 de Fevereiro de 2013.
    A conferência é parte de uma série de consultas globais, como ONU ocupa no processo de formulação do desenvolvimento, que substituirá oito da ONU meta para 2015. Reunião de alto nível reunirá decisores e ministros de vários países e líderes da Organização das Nações Unidas e as organizações da sociedade civil, para debater o que a comunidade internacional deve fazer sobre a desigualdade global.

    Princesa irá amanhã à noite participar de uma recepção de boas-vindas por ocasião da Reunião de Alto Nível, onde a princesa vai continuar falando. No dia seguinte, 19 Fevereiro, atende a Reunião de Alto Nível Crown Princess.
    A reunião será realizada no Ministério das Relações Exteriores, Eigtveds Armazém, Copenhaga K.

    Voluntários no Campeonato Mundial de Freestyle

     

    Hoje à noite entretido Sua Alteza Real o Príncipe Haakon pós sobre o voluntariado em um evento organizado pelo clube desportivo Heming em Oslo. Heming é co-organizador do Mundial de Freestyle Championships 2013, que acontece no Voss e Wyller Trail, em Oslo.
    13/02/2013
    Copa do Mundo abre com nova traseira halfpipe super-tubo em Oslo Winter Park. Após as primeira Copa do Mundo mover para o oeste a Myrkdalen Voss.

    A necessidade de voluntários

    Heming quer mais voluntários, e do príncipe herdeiro falou sobre os aspectos positivos do voluntariado:
    - Se estamos envolvidos como voluntários, que têm a oportunidade de adquirir conhecimentos, tanto sobre a organização e sobre o esporte, a oportunidade de conhecer um monte de gente boa, e se envolver em algo que é significativo.
    Príncipe herdeiro Haakon falou, entre outras coisas, a partir de suas próprias experiências como voluntário durante o Campeonato Mundial de Esqui em Oslo de 2011. Através do Projeto Massa foi trabalhado duro para que corpo de voluntários para refletir Oslo população composta. O resultado foi que, entre os 2.200 voluntários no Campeonato Mundial, em 2011, eram pessoas de 50 países diferentes.
    O príncipe herdeiro também construído sobre as suas experiências de Jogos Olímpicos da Juventude, em Innsbruck, em 2012. Coroa membro Príncipe da Comissão Executiva dos Jogos Olímpicos da Juventude que será realizada em 2016 em Lillehammer.

    Freestyle em Voss e Oslo

    Freestyle Copa do Mundo em Voss e Oslo inclui 12 concursos no tempo 2 a 10 Março de 2013. Cerca de 350 participantes a nível internacional 35-40 nações irão participar. A competição na magnatas, parallellkulekøring, Skicross, antenas (salto) e Slopestyle terá lugar em uma planta exigente em Myrkdalen Voss, onde investiu milhões em um estado das instalações d

    sábado, 23 de fevereiro de 2013

    Nordlys Catedral consagrada

     

    Hoje as Luzes do Norte Alta catedral dedicada. Sua Alteza Real, a Princesa Mette-Marit participaram do sermão consagração, onde o bispo do Norte Halogaland, por Oskar Kjølaas, oficializou.
    2013/02/10
    A idéia de uma nova igreja em Alta foi ao vivo desde 2 Guerra Mundial. A antiga igreja foi construída em 1858, e base maior de população e atividade da igreja grande resultou em uma forte necessidade de uma nova igreja.
    Construção da Northern Lights A catedral começou em dezembro de 2010, e hoje a Igreja é chamada a ser o primeiro serviço na nova igreja.
    Princesa foi recebido pelo Bispo Kjølaas e CEO da Alta Conjunto de Freguesia, Mette-Marit S. Granerud. Ministro Rigmor Aaserud prefeito Laila Davidsen e concelho Gunnar Kjønnøy também esteve presente na consagração.

     

    É arquitetura  que foi responsável pelo projeto do edifício. Torres de igreja helicoidais que se estendem até 47 metros de altura, inspirada nas luzes do norte têm dado à igreja seu nome. A catedral tem sido um edifício icónico e uma atração de arquitetura em Alta. Planeja também uma atração Northern Lights no porão da igreja.
    O artista dinamarquês Peter Brandes atrás dos grandes alterar a forma, o design do mobiliário litúrgico e paredes da torre utsmykningenav dentro da igreja.

    Princesa também participa de café da igreja após o serviço hoje.

    Abertura do Fórum Emprego 2013 "Inovação e empreendedorismo, os motores de emprego"

     

     
    S SAR o Príncipe de Astúrias, em seu discurso em que falou algumas frases em basco sublinhou que "estamos em uma encruzilhada econômica, que é a capacidade de inovação particularmente importante. Somente através de um firme compromisso com a pesquisa, desenvolvimento e inovação podem realmente competir com sucesso e de forma sustentável em um cada vez mais competitivo e global. Assim, eu gostaria de enfatizar e reconhecer sensibilidade especial e tradicional de hoje sobre esta terra sempre teve com o I + D + i. Apostando na política de inovação é definitivamente rentável ", insistindo que" a inovação eo empreendedorismo, sem dúvida, atuar como motores de criação de emprego, a nossa prioridade indiscutível na sociedade atual clima econômico. colocar todos nossos esforços para atender esta prioridade e, através do crescimento económico e criação de oportunidades de emprego, dar de volta a esperança ea confiança no futuro de tantas pessoas e famílias em necessidade, tanto aqui em San Sebastián-Donostia e em Guipúzcoa , como no resto do País Basco, na Espanha. "

    Ele ressaltou que não há dúvida de que "o aluno, o novo profissional, inclui, também, cada vez mais, de ser generoso com a sociedade de que ambos receberam, ajudando a melhorar as condições sociais e econômicas em geral, avançar um maior compromisso com a Responsabilidade Social Corporativa, e assumindo e exercendo os códigos de conduta para garantir a boa governança corporativa também "também queria lembrar que" o empreendedorismo é inato para alguns, mas para a maioria é uma qualidade adquirida, que incentivou e pode ser desenvolvida através de formação adequada. FPdGi maneira acredito no que eu puder-se-menção, cujos esforços para contribuir para isso é o desenvolvimento de um relatório intitulado "Aprender a empreender como educar o talento empresarial ", dirigido por Luisa Alemany, Antonio José Marina e José Manuel Pérez Díaz Péricles, apresentado hoje em Madrid e Girona".

    Don Felipe foi acompanhado pelo Governo Basco lehendakari, Iñigo Urkullu, o presidente do Parlamento Basco, Bakartxo Tejería, o delegado do governo da Comunidade Autônoma Basca, Carlos de Urquijo, Secretário de Estado da Administração Pública, Antonio Beteta, o ministro do Desenvolvimento Económico e Competitividade do Governo Basco, Arantxa Tapia, o Reitor da Universidade de Navarra, Alfonso Sanchez-Tabernero, e diretor da Escola de Engenharia Tecnum Universidade de Navarra, Iñigo Puente, entre outras autoridades.

    Don Felipe visitou os estandes de consultoria AT Kearney, EADS, Etxe-TAR, Grupo CAF, IK4 - Research Alliance, IRIZAR e Engenharia SENER e Sistemas. Após a visita e antes do final da cerimônia, o Príncipe das Astúrias reuniu-se com alunos da Escola de Engenharia.

    A 20 ª edição do Fórum do Emprego Tecnun realizada este ano sob o tema "Inovação e empreendedorismo, os motores de emprego". Este evento é um ponto de encontro para os alunos em seus últimos anos de engenharia e mais de 50 empresas de diversos setores e origens para participar deste fórum anual. Os alunos irão se reunir com representantes de diferentes empresas, a fim de iniciar um processo de colaboração e juntá-las.

    Além de entender o desenvolvimento do Fórum de Emprego e visitar os estandes diferentes prontos para a ocasião, a cerimônia de abertura prevista para ser realizada duas mesas redondas. A primeira delas, será composta de quatro empresários Tecnun ex-alunos. O segundo, Ignacio Martín reunir, presidente da Gamesa, Enrique Sendagorta presidente Sener, e Michael Schlicht, chefe do departamento de digital integrado Franhoffer alemão Research Institute. Em ambos os jogos, vai discutir a importância da inovação e do caráter emprendendor valor acrescentado ao gerar emprego.

    TECNUN-Escola de Engenharia de São Sebastião, parte da Universidade de Navarra, visa contribuir para a formação profissional, científica e humana futuros engenheiros. Desde a sua criação na primavera de 1961, mantém um equilíbrio entre ensino, pesquisa e serviço à sociedade, tornando essas atividades se complementam. Atualmente possui dois campi: o mais antigo sítio, localizado no campus da B Ibaeta º, consiste em edifícios de laboratório, o edifício de ensino e prestação concluído em 1989, e um edifício polivalente, erguido em 1996. O outro está localizado no Parque Tecnológico Miramon e integra as salas de aula e laboratórios de pesquisa nas áreas de Comunicações elétricos, eletrônicos e.

    Durante 2009/2010, os alunos TECNUN foram os primeiros a adaptar-se ao novo currículo, de acordo com o Bologna e pode escolher entre nove graus diferentes, incluindo dois recém-criado Engenharia Biomédica e Engenharia de Concepção e Desenvolvimento Industrial produto, enquanto fazia outras actividades de formação (seminários, cursos e programas de mestrado) destinadas a pós-graduação.

    O trabalho científico na Escola de Engenharia são desenvolvidos em colaboração com pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisa Técnica de Gipuzkoa (CEIT), com que partes TECNUN laboratórios e biblioteca. Assim, a pesquisa científica, necessária em uma universidade, é complementada por um interesse prático-se como Centro de CEIT, com um setor de serviços forte.

    Briefing do Conselho de Administração do Banco de Espanha


     
    Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias presidiu a reunião com o Conselho de Administração do Banco de Espanha em Madrid sede desta instituição. No decorrer da reunião discutiram a situação econômica nacional e internacional, a reestruturação do sector bancário espanhol e que o projeto começou a criar o supervisor bancário única na área do euro.

    Nenhuma reunião de informações envolvendo todos os membros do Conselho do BCE, que consiste do governador, Luis Maria Linde, o vice-governador, Fernando Restoy; Carmen conselheiros Alonso, Carpio Maximino, Guillem López, Luis Ángel López, María José Marín e Vicente Salas, Secretário-Geral do Tesouro e Política Financeira, Inigo Fernández de Mesa, o vice-presidente da Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), Lourdes Centeno. Também participar de reuniões do Conselho com direito a voz, mas sem voto, Banco CEOs, Javier Alonso, José Luis Malo de Molina, Ramón Quintana, José María Roldán, Manuel Labrado, representante pessoal, Maria Luisa Teijeiro, e Secretário-Geral do Banco de Espanha, Francisco Javier Priego. Também presente na reunião, o Secretário de Estado de Apoio Económico e Negócios, Fernando Jiménez Latorre.
    O Banco de Espanha é o banco central nacional e do supervisor do sistema bancário espanhol. Sua atividade é regulada pelo Estatuto do Banco de Espanha, alterada em 1999 para coletar o poder do Banco Central Europeu (BCE) na definição da política monetária na área do euro e os seus poderes na política cambial e em conformidade com as disposições do tanto o Tratado da União Europeia (TUE) e do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e as orientações e instruções emitidas pelo BCE.
    O Conselho do BCE aprovou as diretrizes gerais de ação por parte do Banco de Espanha: as relativas à política monetária, que é monitorado pelo Banco de Espanha circular, sanções propostas que o Banco deve apresentar ao Ministro da Economia e Finanças, e impõe aqueles dentro de sua jurisdição, e os acordos necessários para o desempenho das funções cometidas ao Banco de Espanha que não são competência exclusiva da Comissão Executiva.

    Duque de Bragança recebe prêmio merecido

    A Associação Famílias entrega hoje, pelas 16h00, a Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, o Prémio Pro-Família. A cerimónia decorre na sede da instituição, na rua de Guadalupe n.º 73 – S. Vicente. Segundo a Associação Famílias, esta será uma oportunidade de apresentar todo o trabalho desenvolvido pela instituição há já 25 anos a uma personalidade que é conhecida pelo seu empenho em causas sociais relevan

    Ex-rei do Camboja é cremado

    O corpo do ex-rei do Camboja, Norodom Sihanouk, foi cremado na tarde desta segunda-feira em Phnom Penh em uma cerimônia de despedida acompanhada por vários partidários estrangeiros.
    "Este é o último dia para todos nós prestarmos homenagem ao grande rei e herói e para enviá-lo para o céu", declarou à AFP o príncipe Sisowath Thomico, o assessor do ex-monarca que morreu em Pequim, no dia 15 de outubro, aos 89 anos.
    "Este é o dia para toda a Nação dizer adeus a sua majestade. Ele é o herói do Camboja", acrescentou.
    Como durante todo o fim de semana, milhares de cambojanos se reuniram desde a madrugada, vestidos de preto e branco, em frente ao crematório para saudar aquele que era chamado de "senhor papai" e que governou durante toda a segunda metade do século XX.
    Primeiro-ministro, chefe de Estado e rei, Sihanouk acompanhou todos os tumultuosos acontecimentos em seu país, desde a independência à guerra civil, passando pela "idade de ouro" dos anos 1950 e 1960 e o terror dos Khmer Vermelhos.
    Nunca hesitou em reprimir seus adversários e não recuou diante de nenhum cálculo político, como quando fez um pacto com o regime de Pol Pot (1975-1979), responsável pela morte de dois milhões de pessoas.
    Mas seus admiradores querem conservar apenas o lado positivo de seu trabalho. "Ele conquistou a independência, a paz e prosperidade para o país. Agora ele se foi, eu tenho medo de que a paz nos deixe no futuro", explicou Sum Seun, de 60 anos.
    No início da tarde, os arredores do palácio foram evacuados e tudo foi limpo para a chegada das limusines dos oficiais convidados a participar da cremação.
    Além da família real e o primeiro-ministro Hun Sen, participaram chefes de Governo asiáticos, como o príncipe Akishino do Japão e o primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault.
    A presença da ex-potência colonial é "o símbolo da forte vontade política de manter ligações estreitas e de confiança" com o Camboja, comentou o Ayrault no domingo em sua chegada a Phnom Penh. Sihanouk foi "alguém que falava a nossa língua muito bem", acrescentou, elogiando a "relação forte e amorosa" entre a França e ele.
    Sexta-feira, o caixão foi levado em passeata por toda a cidade de Phnom Penh, diante de uma multidão menos densa do que a esperada, provavelmente um sinal da distância que, apesar de tudo, surgiu entre o ex-monarca e o Camboja moderno.
    As autoridades afirmaram que um milhão de pessoas foram às ruas. Mas a realidade era claramente muito abaixo, mostrando que o país virou a página após um século turbulento.
    "O mito é passado", observa o historiador Hugh Tertrais. Desde sua abdicação em 2004, "Sihanouk não esteve tão presente, nem foi tão espetacular".
    "Estou muito ocupado para ir ao funeral", confirmou Sna, um homem de 25 anos. "É importante, mas eu não tenho tempo".
    O rei Norodom Sihamoni, filho de Sihanouk favorecido pela abdicação do pai, e sua viúva, a rainha Monique, devem simbolicamente acender uma pira no final do dia, mesmo se técnicas mais "modernas" devem ser usadas para a cremação, explicou Thomico.
    Uma parte das cinzas serão espalhadas na confluência do Mekong, do Tonle Sap e do Bassac Tonle. O resto ficará em uma urna guardada no palácio.

    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

    Jornalista tailandês pega 11 anos por ofender monarquia


     

    A Justiça tailandesa condenou nesta quarta-feira o editor e ativista Somyot Prueksakasemsuk a 11 anos de prisão por publicar dois artigos críticos à monarquia do país. A sentença aplicada pela Primeira Corte Criminal de Bangcoc consiste em duas penas: uma por violação à lei de Lèse Majesté e outra por difamação.

    Motorista de caminhão: Tailandês é condenado à prisão por mensagens de texto contra o rei
    A publicação dos artigos assinados sob o pseudônimo de Jit Polachant no jornal Voice of Taksin, em março de 2010, inicialmente não causou problemas para Somyot. O editor acabou sendo indiciado somente depois que promoveu publicamente em 2011 um abaixo-assinado pedindo a reforma da lei que proíbe críticas à Família Real.
    Censura
    A condenação foi recebida com reprovação pela comunidade internacional, que interpretou o episódio como uma violação ao direito de liberdade de expressão. Mais de 200 representantes de ONGs e corpos diplomáticos compareceram à Primeira Corte Criminal para acompanhar a sentença proferida nesta tarde.
    A organização de direitos humanos Anistia Internacional definiu Somyot como um "prisioneiro de consciência" e classificou o episódio como uma violação legal do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, ratificado pela Tailândia em 1996.
    Em comentário à imprensa local, Brad Adams, representante da ONG Human Rights Watch, afirmou que a condenação "parece ser mais por conta do forte apoio de Somyot à mudança na lei de Lèse Majesté, do que por ter ocorrido alguma ofensa à Família Real".
    Partidários de Somyot especulam que a pena também poderia ser uma vendeta dos monarquistas contra a facção leal ao ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra, deposto em um golpe em 2006.
    A elite monarquista, com forte vínculos no Exército e no sistema judiciário, é adversária política da ala populista, liderada pela família Thaksin.
    NYT: Irmã de premiê deposto energiza oposição na Tailândia
    Rivalidade política
    Yingluck Shinawatra , irmã do ex-primeiro-ministro deposto, é a atual líder tailandesa. Ela conta com o apoio das camadas mais populares da sociedade, inclusive do movimento conhecido como "camisas vermelhas", que em 2010 encamparam Bangcoc reivindicando eleições.
    O advogado de defesa Karom Polpornklang afirmou que vai entrar com recurso contra o veredicto, mas reforçou que, caso não seja vitorioso, seu cliente não pedirá por clemência ao Rei Bhumibol Adulyadej. A Família Real até o momento não se pronunciou a respeito do caso.
    O Rei Bhumibol Adulyadej é o monarca há mais tempo no poder no mundo e é extremamente popular e querido entre seus súditos tailandeses. Desde 2006 o rei se encontra hospitalizado, e o tema da sua sucessão é tabu em um país onde a monarquia é o primordial vínculo que une diferentes minorias étnicas e religiosas.

    Crise na monarquia espanhola: e-mails comprometem ainda mais rei Juan Carlos


    Iñaki Urdangarin, genro do rei da Espanha, Juan Carlos, alardeou com seus sócios que o monarca apoiou ativamente seus negócios em Valência quando já havia abandonado o Instituto Nóos. Essa é uma das revelações dos 197 e-mails que o ex-sócio do Duque de Palma, Diego Torres, entregou no sábado ao juizado, e aos quais o El País teve acesso.
    "Vamos ver se nos falamos amanhã porque é importante. SM (supostamente Sua Majestade) comentou comigo sobre um possível patrocinador e, ao ir embora no domingo, quero deixá-lo bem atado em suas mãos", escreve Urdangarin a seu então sócio no dia Da Hispanidade de 2007, de acordo com El Pais.
    Situação do rei Juan Carlos, da Espanha, se complica ainda  mais com e-mails

    O jornal afirma que, naquela época, Urdangarin impulsionou o projeto Ayre: o objetivo era conseguir a participação de uma segunda equipe espanhola na 33ª edição da Copa da América.
    De acordo com El Pais, há quase um ano, na primeira remessa de e-mails comprometedores para a imagem da monarquia, Diego Torres já revelou uma suposta mediação do rei - através de uma reunião com seu amigo, o marinheiro Pedro Perello, e uma de negociações com o ex-presidente da comunidade Valenciana, o popular Francisco Camps - a favor de seu filho.
    Confira trechos da reportagem do El Pais:
    O príncipe no organograma
    Do projeto Ayre se chegou a desenhar um organograma que tinha em sua ponta o príncipe Felipe como presidente de Honra; Urdangarin iria ser presidente do conselho social, e sua esposa, a princesa Cristina de Bourbon, filha mais nova do rei Juan Carlos, como assessora esportiva. Ainda que a iniciativa não tenha prosperado, os novos documentos dão força à tese de que a Casa do Rei deu seu apoio. "Sobrevender a participação da Família Real quando você já sabe quem está nos ajudando, como você está fazendo, não creio que seja o melhor caminho", disse o filho do rei a Perelló, a quem lhe pede para manter "discrição". SM voltou a comentar comigo sobre a vontade de que o processo siga"
    Mensagens da Casa do Rei
    Os e-mails creditam a supervisão por parte do assessor das princesas e à gestão diária do Instituto Nóos, a entidade sem fins lucrativos com que Urdangarin e Torres desviaram 6 milhões de euros de dinheiro público dos governos das Baleares e de Valencia.
    Carlos García Revenga, que era membro da direção do Nóos e que está sendo acusado, e outros supostos empregados que utilizaram um e-mail da Casa do Rei - sempre segundo os documentos - contaram a Urdangarin, por exemplo, sobre os carros que deveria contratar para o Instituto, e até sobre modelos de impressoras. " A HP 7550 que a Sua Majestade, a rainha, tem, possui uma qualidade de imagem muito alta", lê-se em um dos e-mails.
    A relação entre Gárcia Revenga e 'Txikitín'
    Gárcia Revenga aparece nos e-mails como um "faz-tudo" nos assuntos de Urdgangarin, de quem é depositário de grande confiança. Em 2003, o duque o informara de seus novos projetos profissionais - "é um trabalho muito bem pago e agradável para minha vida profissional", disse - e lhe enviara uma foto de mulheres nuas montadas em uma bicicleta. O título do e-mail é "Txikitín". O secretário das princesas envia a Urdangarin uma carta traduzida do Comitê Olímpico Internacional( COI), marca voos para São Paulo e o indica como responder a alguns convites de eventos...
    O duque, que havia sido aluno na Esade, de Diego Torres - defendido pelo advogado Manuel González Peeters- recebe em um e-mail de 2003 uma proposta de uma escola de negócios: "Que Urdangarin como embaixador nos presenteará na Casa Real para expor essas ideias e discutir de forma concreta que poderíamos utilizar". O duque reenviou o e-mail a García Revenga com uma indicação: "Veja com a mente aberta".
     Sem dados da Princesa
    Em sua declaração de sábado, Torres implicou a princesa Cristina - que também era membro da diretoria - na tomada de decisões da Nóos. Os e-mails não mostram, por enquanto, novos dados a respeito. É ratificado que o papel de Urdangarín no Nóos era meramente representativo: o mesmo firmava os contratos e a demissão no Seguro Social.
    José Blanco desativa o tema
    O ex-ministro do Desenvolvimento e deputado do PSOE José Blanco aparece envolvido nos e-mails de Torres. Antonio Ballabriga, ex-diretor do Nóos e ocupante de alto cargo do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria(BBVA), informa em um e-mail a Urdangarin e a Torres que Blanco falou com o socialista Juan Ignasi Pla, então líder da oposição em Valencia, para deixar o assunto fora da pauta das perguntas parlamentares.
    Em abril de 2006, haviam começado a questionar os convênios milionários para organizar o Summit de Valência. Blanco, segundo Ballariga, se encarregou de silenciar o assunto. "Estão tratando de fazer uma comunicação pessoal com a deputada que solicitou essa informação".
    Novos projetos
    Ballabriga levanta ao duque a possibilidade de participar na organização dos falidos Jogos Europeus. Como já havia abandonado o negócio do Instituto Nóos, lhe propõe figurar como porta-voz de uma "plataforma de apoio" ao evento para evitar que se vincule à Nóos. Eles tiveram que renunciar formalmente um mês antes por pressões vindas da Casa do Rei. Ballabriga lhe indica a necessidade de se reunir com o próprio Blanco e com o ex-secretário de Estado para o esporte, Jaime Lissavettzky, para "explicar os novos projetos fora do Nóos."
    O assessor jurídico da Casa do Rei, José Manuel Romero, reiterou ontem que só indicou a Urdangarin, que devia se limitar a formar parte do conselho administrativo da FDCIS, a Fundação que sucedeu a Nóos.

    Monarquia espanhola em risco



    O último episódio de corrupção envolvendo a família real espanhola coloca em xeque a monarquia já desacreditada no país. Com a economia em recessão há cinco anos, 60% dos jovens desempregados e uma série de episódios vexaminosos que envolvem até o rei Juan Carlos, a população começa a questionar se a Espanha ainda precisa da Coroa.
    Iñaki Urdangarin, genro do rei Juan Carlos e seu ex-sócio Diego Torres, são acusados de desviar dinheiro público ao utilizar o Instituto Nóos, uma fundação sem fins lucrativos da qual participavam, para conseguir contratos milionários com os governos das Baleares e de Valencia, sem licitação.
    Para piorar, no último sábado (16) durante depoimento ao tribunal que julga o caso, Diego Torres declarou que a princesa Cristina de Bourbon e seu assessor tinham participação ativa na tomada de decisões da instituição. A defesa do acusado entregou ao juiz documentos e e-mais para sustentar as afirmações.
    Com o desemprego em níveis dramáticos (26%, sendo que entre os jovens chega a 60%) é difícil para a população engolir que um jovem casado com a filha de um rei, que além de ter o privilégio de receber o salário que os monarcas ganham e gozar de toda a influência que possui, se envolva num caso de corrupção e desvio de verbas públicas. Urdangarin exercia ainda papel de conselheiro para a Telefônica Latino América e recebia cerca de R$ 4 milhões anualmente pelo cargo na companhia. Por conta dos escândalos, em outubro de 2012 ele deixou a companhia.
    As atitutes do rei Juan Carlos e sua relação com personagens "estranhos" são motivos de comentários por parte da imprensa espanhola. Um de seus amigos "íntimos", Manolo Prado, então indicado pelo rei como embaixador da Coroa espanhola, tem seu nome envolvido em crimes de corrupção envolvendo uma autoridade iraniana.
    Outro episódio desastrado aconteceu em abril do ano passado. Aos 74 anos, Juan Carlos  - que participa de uma organização protetora dos animais mas não abre mão de manter seus hobbies -, saiu para caçar elefantes numa viagem que deveria ter sido mantida em sigilo. No entanto, por conta de um tropeço - o rei sofreu uma queda, quebrando o quadril em três lugares - os detalhes da viagem começaram a se espalhar e causaram indignação na população espanhola. Apesar de não bancada por dinheiro público, os comentários dizem que custou mais do que o salário anual de um espanhol comum.
    A infeliz caçada foi seguida por uma semana tumultuada na qual seu neto de 14 anos, Felipe Juan Froilán, atirou acidentalmente em seu próprio pé enquanto caçava com seu pai no norte da Espanha. Todos estes 'imprevistos' mancharam a credibilidade da família real, principalmente porque ocorreram poucos meses depois de Urdangarin ter sido acusado de desviar verbas públicas.
    Os jovens espanhóis estão cada vez mais desacreditados na política nacional e repetem durante os protestos: "Os partidos políticos não nos representam". Uma pesquisa recente para o jornal "El País" mostrou que 96% dos espanhóis afirmam que a corrupção está amplamente disseminada no comando do país; 77% desaprovam o trabalho de Mariano Rajoy à frente do governo; 85% têm pouco ou nenhuma confiança nele; e 80% dos entrevistados acreditam que os líderes do Partido Popular denunciados deveriam renunciar.

    Juan Carlos manda apagar nome de genro do site real

    O rei de Espanha, Juan Carlos, mandou retirar o nome de Iñaki Urdangarin, o genro envolvido num escândalo de corrupção, da página oficial da monarquia espanhola (casareal.es).
    O nome foi apagado na madrugada deste sábado, relata o jornal espanhol El País, e foi uma resposta à estratégia de outro envolvido no mesmo escândalo (o antigo sócio de Urdangarin) de ligar a Casa Real ao "Caso Nóos".
    Iñaki Urdangarin e Diego Torres são acusados de desvio de verbas públicas, corrupção e outros crimes quando dirigiam a Fundação Nóos, cujos estatutos a definiam como uma organização sem fim lucrativos e de promoção do desporto. A empresa é suspeita de desviar verbas públicas atribuídas a eventos promovidos pela Nóos, de falsificar os preços dos serviços contratados e de invetar outros que nunca existiram mas foram pagos.
    Há dias, Diego Torres acusou o secretário das infantas espanholas – uma delas, Cristina, casada com Urdangarin – de envolvimento no escândalo. O secretário, Carlos García Revenga, chegou a ser tesoureiro da Fundação Nóos. Torres terá entregue à justiça mensagens de correio electrónico que diz provarem que o rei Juan Carlos intercedeu a favor do genro num negócio.
    Os problemas de Urdangarin com a Justiça já levara o rei a retirá-lo da agenda oficial da Casa Real. "Desapareceu" também das fotografias de família. Os habituais retratos da família real no Verão e no Natal já não o incluem, apenas à sua mulher e aos seus filhos. Juan Carlos decidiu ainda, nesta operação para separar o escândalo da monarquia, que a Casa Real seja reduzida o maior número de vezes possível ao núcleo dos reis e herdeiro. O resto (filhas, irmãs, sobrinhos) é a família, um tema distinto.
    "A mensagem é clara: Iñaki Urdangarin está fora da Casa. Foi necessário voltar a marcar a distância para responder ao impacte negativo que o 'Caso Nóos' está a ter na imagem da Casa e para travar esta corrente de opinião que interpreta a visita de Urdangarin ao rei, quando este esteve hospitalizado em Novembro, como uma aproximação institucional entre os dois", esclareceu um porta-voz do Palácio da Zarzuela, a sede da monarquia. "A nossa posição é firme: uma coisa é a vida privada e outra é a institucional. E a Casa do Rei vai continuar a defender a sua imagem e a sua reputação. Não vamos ficar quietos e calados", disse o porta-voz ao El País.
    A última vez que a família foi vista junta foi em Outubro de 2011, dois meses antes de Urdangarin (oficialmente duque de Palma de Maiorca) ser acusado de desvio de fundos públicos, falsificação e fraude. Em causa está o destino de 470 mil euros entre 2006 e 2007, mas a fraude poderá ascender a vários milhões e poderá envolver ainda as declarações de rendimentos dos acusados.
    A próxima audiência de Urdangarin perante o juiz está marcada para 23 de Fevereiro. Antes disso, a 17 do mesmo mês, será ouvido Diego Torres e a mulher deste, Ana Maria Tejeiro. A infanta Cristina não foi considerada arguida ou testemunha.

    Rainha da Inglaterra não deve seguir exemplo de colega holandesa



    Após a rainha da Holanda, Beatrix, renunciar nesta segunda-feira ao trono em favor do seu filho, surgiram especulações de que a monarca da Inglaterra, Elizabeth II, poderia fazer o mesmo. Mas especialistas na realiza britânica acreditam que isso é extremamente improvável.
    Elizabeth tem 86 anos e seu filho, o príncipe Charles, está com 64 anos. Ele é o herdeiro do trono inglês há 61 anos. A imprensa local brincou com o assunto da sucessão hoje. O jornal Daily Mirror trouxe na capa a manchete: "Rainha renuncia ao trono em favor do filho", e mais embaixo, em letras menores, escreveu: "Calma Charles... É a rainha Beatrix, da Holanda".
    Mas analistas dizem que Elizabeth, que aparenta excelente saúde, deve ficar no trono até o fim da vida. No ano passado, durante as celebrações dos seus 60 anos de reinado, o ex-primeiro-ministro John Major disse que a ideia de que a rainha iria renunciar era "absolutamente absurda".

    Robert Lacey, que já escreveu vários livros sobre a monarquia britânica, afirma que a decisão de Beatrix deve na verdade fortalecer os planos de Elizabeth de permanecer no trono. "Isso deve reforçar o sentimento dela de que os holandeses não sabem o que é a monarquia. A coroa é um trabalho para toda a vida no sistema britânico", comenta.
    Ninguém na história da monarquia britânica ficou tanto tempo na sucessão do trono como Charles, que deve se tornar avô em breve, quando nascer o filho de William de Kate Middleton. As informações são da Associated Press.

    Líder socialista catalão pede que Juan Carlos abdique permitindo "segunda transição".

     

    "Seria uma transição tranquila e que responderia às necessidades do nosso tempo", afirmou Navarro, para quem Felipe de Borbón poderia encabeçar as "profundas mudanças e modernização" que, considerou, Espanha precisa.
    "Caso contrário, muitos cidadãos poderiam achar que a alternativa seria mudar o próprio sistema monárquico, e penso que não lhes faltaria razão se não houver uma reação a tempo", afirmou, perante uma centena de empresários na Câmara de Comércio de Barcelona.
    Navarro, que se declarou um "republicano convencido", aplaudiu o contributo dado por Juan Carlos à democracia e ao bem-estar de Espanha, qualificando-o como "um bom Rei".
    No entanto, para o líder dos socialistas catalães a monarquia "não pode ficar à margem das mudanças" necessárias a Espanha, pelo que convidou a Coroa a que "se modernize" e "aceite as normas de transparência que hoje exigem os cidadãos".
    "Não ignoro a polémica que as minhas palavras podem provocar, mas estou convencido de que nenhum debate pode ser evitado nestes momentos, e este incluído. Proponho, portanto, que o façamos com serenidade e plena responsabilidade", disse.
    "Acredito sinceramente que o papel do Príncipe Felipe tem que ser, ou se me permitem, pode ser, relevante para arbitrar as profundas mudanças que requer o nosso país. Esta segunda transição tem que se construir sobre novas bases institucionais modernas e que concordem com os nossos tempos", afirmou.
    Instada a comentar as declarações de Navarro, fonte do PSOE, em Madrid, disse não partilhar da opinião do líder catalão, considerando as suas declarações "totalmente inadequadas