Em seu discurso anual ao Parlamento Rainha Beatriz dos Países Baixos delineou planos do governo para os cortes orçamentais drásticas para lidar com a crise da dívida persistente Europeia. A cidade de Haia, capital política da Holanda, está a assistir a cerimônia anual do Dia de Orçamento.
Rainha Beatrix, acompanhada do príncipe herdeiro Willem Alexander e sua esposa, a Princesa Máxima, andava pelo centro histórico da cidade a partir do palácio Noordeinde ao Knights 'Hall nos ônibus de Ouro, como o fazem todos os membros da realeza terceira terça-feira em setembro.
Dezenas de milhares alinhados a rota no meio de uma maior segurança, na sequência de incidentes no ano passado, quando um ativista anti-real jogou um pequeno chá de velas luz e danificou o treinador. Após a curta viagem através de Haia, a rainha trata de uma sessão conjunta das duas casas do parlamento, seu discurso é escrito pelo gabinete e esboça os objectivos políticos para o próximo ano orçamenta Seu papel no que diz respeito ao orçamento nacional é puramente cerimonial.
No decorrer da tarde, o ministro das Finanças Jan Kees de Jager irá apresentar a mala tradicionais contendo orçamento do próximo ano para a Câmara Baixa.
Os documentos orçamentais foram divulgados na semana passada, mas os deputados concordaram em limitar-se a comentar, ao invés de debater os números, até que o orçamento é apresentado no discurso da rainha. Os documentos parecem confirmar que a coalizão minoritária de centro-direita está em pé ao seu plano de 18 bilhões de euros em cortes Os críticos dizem que o gabinete está ignorando a probabilidade de que a crise da dívida euro só vai se aprofundar