Quatro países dos Himalaias ameaçados pelas alterações climáticas vão colaborar em matéria de energia, alimentação e biodiversidade, de forma a adaptarem-se às mudanças, um acordo alcançado após uma cimeira de dois dias no Butão.
Índia, Nepal, Bangladesh e Butão participaram na conferência, que decorreu na capital do Butão, Thimphu, acordando quanto à cooperação a nível de energia, água, alimentação e biodiversidade.
"O sucesso da nossa iniciativa não terá apenas benefícios diretos e imediatos para os nossos povos, mas podemos estar a criar um precedente valioso para outros países que partilham condições semelhantes", disse o primeiro-ministro do Butão, Lyonchhoen Thinley, numa declaração à imprensa citada pela Associated Press.
Paquistão, China e Afeganistão não participaram na cimeira, mas estas ausências foram desvalorizadas pela organização, que justificou que o encontro estava focado em garantir segurança aos ecossistemas, espécies ameaçadas e recursos de água e alimentação apenas para a região leste dos Himalaias.
Os participantes da cimeira apelaram à ação face à incapacidade da comunidade internacional para chegar a um acordo para limitar as emissões de gases com efeitos de estufa, responsáveis pela alterações climáticas mundiais.
Os quatros países concordaram em trabalhar juntos para melhorar o acesso a recursos energéticos "acessíveis e de confiança" e a tecnologias através de um mecanismo de partilha do conhecimento regional, segundo uma declaração da organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário