Suas Majestades oferecido nesta ocasião almoço da sua visita oficial à Espanha.
Su Majestade o Rei estressado no o início de seu discurso que "os laços entre os nossos dois países são estreitas, numerosos e bem conhecida, e essa proximidade é intensa, emocional e profunda", que se encontra "com a frequência que marcam tanto o nosso agendas em bilateral e dentro da Comunidade Latino-americana de Nações e outros fóruns multilaterais ".
Don Felipe destacou "o respeito pela democracia e liberdades dos indivíduos têm sido marcas do povo da Costa Rica sempre suportaram" e sublinhou que "este compromisso tão firmemente sentado, a democracia, a resolução pacífica dos conflitos e a luta contra as alterações climáticas, fizeram Costa Rica um jogador muito respeitado na arena internacional e parceiro com o qual a União Europeia pode contar totalmente". Sua Majestade o Rei enfatizou fortemente que "para a Espanha, é claro, Costa Rica é muito mais. É um país amigo e irmão, como eu disse no início das minhas palavras que a amizade ea proximidade entre os nossos povos os que eu senti pessoalmente muitas vezes, o Sr. Presidente, em muitas ocasiões tive a sorte de visitar a terra Tica, como da última vez, quando eu assisti -ainda sendo Príncipe das Astúrias em sua inauguração há três anos ", lembra Don Felipe.
Sua Majestade o Rei disse que "Espanha e Costa Rica acreditar e recomendo vivamente que o projeto latino-americano, que o próprio presidente Solis dedicou anos de trabalho" para adicionar, em seguida, que "agora, aqui em Madrid, também a sorte de ter com um cidadão da Costa Rica, Rebecca Greenspan, que, como chefe da Secretaria Geral Iberoamericana, ambos contribuindo para que a realidade em comum da grande família que são os países da América Latina, novos progressos com todos os projetos nos fazer melhor coletivamente Aproveitamento inteligência e sensibilidade tantas oportunidades que surgem e emergem da nossa fraternidade ".
"Durante a última década", continuou Don Felipe, "a Espanha tornou-se o segundo maior investidor estrangeiro na Costa Rica, com um investimento médio anual de 250 M $. As empresas espanholas estão presentes em setores estratégicos da economia e o progresso da Costa Rica ". Sua Majestade o Rei gostaria de referir "às telecomunicações, seguros, a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis, construção de estradas e infra-estruturas tecnológicas, tratamento de água e turismo", porque "são empresas que criam postos de trabalho, valor compartilhado e que a tecnologia e transferência de conhecimento ", disse ele.
Sua Majestade o Rei elogiou "a presença na Costa Rica para a cooperação espanhola" e, portanto, "destacou dois exemplos de cooperação técnica iniciada nos últimos dois anos." A primeira coisa que "está centrada atendimento à população migrante: Espanha partilhar a sua experiência nesta área às necessidades dos migrantes que cruzam Costa Rica caminho para o norte" eo segundo exemplo é "centrada na cooperação técnica o desenvolvimento de uma estratégia nacional de responsabilidade social corporativa, e tem desfrutado desde o seu início com o impulso da Primeira Dama e o Ministro da Economia".
Para concluir, Don Felipe lembrou que "acima de tudo, a nossa cooperação se desenvolve na Costa Rica um programa regional de sucesso para combater os efeitos da mudança climática", em que "Espanha invoca o conhecimento e liderança da Costa Rica em matéria ambiental para promover projetos e programas de mudança climática na região latino-americana ".
Don Felipe e Doña Letizia oferecido no Palácio Real de Madrid um almoço em honra do Presidente da República da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, e sua esposa, Mercedes Peñas Domingo, por ocasião da sua visita oficial à Espanha.
Antes deste almoço, Don Felipe Solis e presidente realizou uma reunião no Palácio de La Zarzuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário