terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prêmios Fórum Nova Economia 2011 e 2012, a República Português ea República Italiana



S ua  Majestade o Rei foi acompanhado pelo presidente do Congresso de Deputados, Jesús Posada, presidente do Tribunal Constitucional, Pascual Sala, presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura, Gonzalo Moliner, o Comissário videpresidente e Indústria e Empreendedorismo da Comissão Europeia, Antonio Tajani, eo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo, entre outras autoridades. Uma vez tomado o seu lugar na mesa principal, Don Juan Carlos abriu a reunião e passou a palavra ao Presidente do Fórum Nova Economia, o presidente do Congresso, eo presidente do Fórum Nova Economia, que leu a ata da concessão prêmios.
Após as palavras de agradecimento do Presidente da República Português, Aníbal Cavaco Silva, e da República Italiana, Giorgio Napolitano, Don Juan Carlos fez um discurso no qual ressaltou que "a crise que estamos vivendo hoje é também uma crise de confiança, e portanto, os esforços devem ser direcionados também para transmitir para as nossas sociedades e do mundo que estamos juntos, que toda a União Europeia e os seus Estados-Membros se mover na mesma direção para o bem de todos e de cada um de nós " , e que "nós ajudamos a capacidade de talento, determinação e inovação dos nossos cidadãos e as nossas empresas."
Ele ressaltou que esse prêmio "permite-nos primeiro mostrar o nosso apreço aos profundos laços de amizade entre Espanha e Portugal e Itália, dois países com os quais partilhamos uma história rica, um presente com base em valores e interesses comuns e vai avançar juntos ", acrescentando que os vencedores também são" dois grandes amigos da Espanha com a qual estamos de acordo sobre a firme convicção de que devemos redobrar esforços para avançar e aprofundar o projecto de uma Europa forte e coesa " .
Don Juan Carlos também quis destacar "o louvável trabalho que está sendo feito no momento presente os presidentes Cavaco Silva e Napolitano. Atento à sensação de suas sociedades, tanto procuraram um amplo consenso nacional, como para superar os desafios atuais."
Também observou que "o aumento da competitividade das nossas economias nos permite continuar a fazer o espaço europeu comum de prosperidade e bem-estar. Daí a necessidade de continuar a promover iniciativas que promovam a ciência, pesquisa e inovação", e que COTEC Europa Oitava Reunião a ser realizada amanhã "será uma boa oportunidade para refletir sobre a importância da ciência e da investigação, a fim de promover uma maior competitividade em Portugal, Itália e Espanha."
Sua Majestade o Rei disse que sob COTEC "iniciaram vários projetos para coordenar sistemas de inovação dos três países, e propõe iniciativas que são bons exemplos da capacidade de inovação das nossas sociedades. Esta é uma qualidade essencial para manter e melhorar os nossos níveis de progresso e de superar a atual crise econômica. "
Fórum Nova Economia é uma organização de discussão privada, independente, não-partidária, que se destina a promover a discussão eo diálogo através de seus fóruns abertos, neutro e plural, promovendo o intercâmbio de idéias e opiniões em contraste todas as áreas que dizem respeito à sociedade.
Desde a sua criação, em 2000, suas plataformas, com a participação de personalidades de renome do mundo político, econômico, comercial, social e jornalismo. Em seus fóruns reunir Chefes de Estado e de Governo, representantes das instituições europeias, dos parceiros sociais, atores relevantes no cenário econômico, formadores de opinião e representantes da sociedade civil e da mídia.
Uma de suas iniciativas mais importantes é a concessão de Prêmios "Fórum Nova Economia". Don Juan Carlos presidir a cerimônia para os anos 2011 e 2012, concedido à República Português ea República Italiana, respectivamente, a serem coletados por seus Presidentes, Sua Excelência Aníbal Cavaco Silva, e Sua Excelência, Giorgio Napolitano.
O Prêmio do ano de 2011 não poderia ser entregues este ano, para coincidir com as eleições antecipadas em Portugal e Espanha. O prêmio dado à República Português, na pessoa de seu Presidente, visa "expressar o apreço dos laços históricos entre os dois países, a amizade profunda e alta identificação da sociedade espanhola sente para com o povo português e os passos determinados tomadas por Portugal e Espanha para a sua integração europeia, o destino compartilhado e futuro, e para a cooperação no desenvolvimento da América Latina ", como refletido na ata da concessão.
O Prêmio de 2012 foi atribuído à República Italiana, na pessoa do seu presidente, Giorgio Napolitano, para que o prêmio quer expressar "a admiração dos espanhóis para a sua personalidade notável político e sua estatura de estadista, ea profunda amizade e os laços históricos que unem os nossos dois povos, o papel que a Itália ea Espanha jogar e deve desempenhar na construção de uma União Europeia forte e protagonista no mundo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário