sábado, 12 de janeiro de 2013

NOVELA EM BANGKOK GERA POLÊMICA

- A censura de uma telenovela de intriga política iniciou um inflamado debate na Tailândia, onde os espectadores acusam as autoridades de violarem seus "direitos constitucionais", informou nesta segunda-feira a imprensa local.
Na sexta-feira, os seguidores de "Neua Mek 2" se surpreenderam quando o "Channel 3" não transmitiu o capítulo 10 da produção, cuja trama alguns relacionam com o ex-primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe de Estado e atualmente no exílio.
O partido de sua irmã Yingluck, que agora governa o país, negou que tenha havido ingerência política no assunto, enquanto a oposição pediu que as causas que levaram a "Channel 3" a censurar o capítulo sejam averiguadas.
Os diretores da rede de TV explicaram que cancelaram a série porque podia violar a lei de radiodifusão, que proíbe programas e filmes considerados insultantes com a monarquia, indecentes ou um problema de segurança nacional, sem definir o motivo exato.
No entanto, a Associação Tailandesa de Proteção da Constituição declarou que o capítulo censurado não fere a lei e afirmou que foram violados os "direitos constitucionais" dos fãs da série ao cancelá-la.
O secretário-geral da associação, Srisuwan Janya, solicitou ao organismo regulador da programação televisiva que obrigue o "Channel 3" a exibir o episódio.
"Neua Mek 2" trata da corrupção em um governo onde o vice-primeiro-ministro conspira para lançar um satélite e um vidente utiliza a magia negra para ajudar os políticos a manipularem as massas.
Thaksin, que governou entre 2001 e 2006, é acusado de ter cometido irregularidades ao vender uma empresa de telecomunicações a uma companhia cingapuriana sem pagar impostos durante seu mandato.
O líder da oposição, Abhisit Vejjajiva, disse que o cancelamento abrupto da telenovela infringe as liberdades civis dos espectadores.
"Embora eu não siga telenovelas, (a censura da série) é comparável à violação dos direitos e liberdades", opinou Vejjajiva.
Muitos internautas manifestaram suas suspeitas de que há "razões obscuras" por trás da censura de "Neua Mek 2", embora alguns achem que a reação foi exagerada.
"Fascinante que o cancelamento de uma telenovela mobilize as massas mais do que tudo que ocorre na vida real", criticou um internauta sobre a polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário