quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Jantar Branco: Tradição e mudança

 

Quando Suas Majestades o Rei ea Rainha recebe representantes parlamentares para o jantar no Palácio Real, à noite, ele é parte de uma antiga tradição de mais de 100 anos.
2014/10/16
Jantar Branco foi instituída como uma tradição permanente do rei Haakon, em 1906, mas tem raízes que remontam ao sindicato. O jantar foi realizado todos os anos desde então - apenas com a excepção dos anos durante a 2 ª Guerra Mundial e, quando o trabalho de manutenção importante tornou-se impossível.
O primeiro jantar no tempo, o rei Haakon teve lugar no dia 04 de maio de 1906, foi realizada no Grande Salão Nobre, onde quatro longas mesas formaram uma ferradura. Quando o prato principal falou o rei e disse entre outras coisas:
"Eu vou levar este plano é que udtale a perseguição, que o povo Kaarna Mænd a qualquer momento com Tilfredshed maa poderia ser rei hóspedes e Rei e Rainha da Noruega MAA têm os mesmos prazeres af que estar com o Mænd Parlamentar, como minha mãe e eu sinto esta noite. "
E o presidente do Storting Thorne disse em sua saudação ao rei:
"Em virtude af esta [Grund Lei de Eidsvold af 1814] vai Storthinget værge sobre sua Majestæt e cooperar fielmente com seu Majestæt que promover vort Pátria Progresso e Felicidade. Também espera-se que, assim, facilitar a sua grande tarefa Majetstæts: Tudo para a Noruega. Deus salve o rei e seus eventos Majestæt Majestæt Queen ".

Uma empresa de mestre ...

Jantar Parlamentar é um evento tradicional, mas algumas mudanças refletem a evolução da sociedade: Rei Reunião Haakon falou em 1906 incluía apenas três mulheres. Houve Dronning Maud, overhoffmestererinnen e fumaça Queen Court. Além disso, a empresa consistia de 129 homens ...
Mulheres com fortuna tinha direito de voto limitado e foi eleito para o Parlamento em 1907, Anna Rogstad foi eleito deputado em 1909, e reuniu-se a primeira mulher no Parlamento em 1911, o sufrágio para as mulheres foi adotada em 1913, mas foi só em 1921 que a Noruega recebeu o seu primeiro membro feminino permanente do parlamento. Então Karen Platou escolhido como o último representante de Christiania.

Karen Platou

No jantar parlamentar em 1922 participou Karen Platou como a primeira representante do sexo feminino. A bordo do plano que foi listado no estado civil, como Miss Karen Platou. Todos os outros representantes descrito como STHM. , Taquigrafia contemporânea para os políticos. Não está claro se esta era uma expressão de cortesia para uma senhora, ou se era porque não tinha desenvolvido o termo "representante" em face desse fenômeno novo, moderno - a mulher branca.

Composição cada vez mais amplo

Embora em 1922 ainda era de apenas quatro mulheres presentes, termos os representantes mais amplos da formação profissional. No livreto "Inventário dos Deputados e deputados, o Parlamento em 1922," são as duas músicas de igreja e criar trabalhos, uso da terra, Cor-Sargento, presidente flutuante, pesos de chumbo, regime thor sopro - e até mesmo um diretor de escola dona de casa no espaço alternativo ...
O menu não era mais apenas em francês. Ele havia entrado em algum texto norueguês, para que os hóspedes que não falam francês também saber mais sobre os cursos que estavam por vir.

Meio-dia parlamentar de hoje

Os primeiros anos foram jantar parlamentar realizada no inverno. Hoje jantar realizado geralmente em outubro, pouco depois de o Parlamento se reúne após as férias de verão. Já em 1908, o jantar passou de Festsalen a grande sala de jantar, mas ainda com apenas 120-130 convidados.
Ao longo do caminho, a lista de convidados foi ampliado e atualmente conta com representantes da esfera pública norueguesa de forma mais ampla. Mais de 225 pessoas que acontecem hoje em torno das mesas, que não são mais interessados ​​em ferraduras, mas em termos de uma mesa principal com cinco ou seis saliências.
Os quadros falsificados por floristas Akiko, flores felizes de viveiro próprio castelo, e objetos de prata que já foram presentes a Haakon e Queen Maud durante a sua primeira vez na Noruega. Lacaios de libré serve quatro pratos preparados pelos chefs na cozinha do castelo.
Branco ritmo Tarde e do núcleo mantém-se inalterado e reconhecível. Este é o encontro físico entre o rei e os representantes eleitos do povo para a causa real. Os destaques são como no primeiro jantar em 1906: O Discurso do Rei e da fala resposta do presidente do Parlamento, seguido pelo hino nacional eo hino real.
Tanto quanto antes, mas hoje quase 40% dos representantes das mulheres - e já não servem charutos, depois do jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário