terça-feira, 28 de abril de 2015

Banqueiro suíço envolvido no escândalo de subornos da Siemens está sob custódia na Grécia

 
 
O banqueiro suíço Jean-Claude Oswald, antigo executivo do BNP Paribas e do Dresdner Bank, é suspeito de envolvimento no escândalo de pagamento de subornos na Siemens e em negócios de armas ilegais.
O banqueiro suíço Jean-Claude Oswald, um dos principais suspeitos no escândalo de pagamento de subornos envolvendo responsáveis da Siemens, está sob custódia na Grécia, avança esta segunda-feira, 6 de Abril, o Ekathimerini. Sob o banqueiro recaem ainda acusações de envolvimento em negócios de armas ilegais.

Segundo as fontes citadas pela publicação, Jean-Claude Oswald, antigo executivo do BNP Paribas e do Dresdner Bank, já esteve na presença de um procurador em Atenas, tendo-lhe sido concedido algum tempo para preparar o seu depoimento.

Em 2007, vários executivos da Siemens foram detidos e acusados pelas autoridades por terem realizado pagamentos ilegais. O caso, que começou a ser investigado em 2004 no Liechtenstein, envolve colaboradores da Siemens em desvios de fundos, subornos e branqueamento de capitais.

O dinheiro foi alegadamente usado para subornos relacionados com actividades da área de telecomunicações da empresa na Ásia, África e Europa. Cerca de 7,6 milhões de euros poderão ter sido canalizados através de contas de bancos do principado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário