sábado, 30 de julho de 2016

Rajoy convidado a formar governo pelo rei Felipe

 

  •  
Copyright imagem
O Rei de Espanha pediu agindo primeiro-ministro Mariano Rajoy para tentar formar um governo após a segunda eleição inconclusiva em seis meses.
Sr. Rajoy aceitou o mandato, mas advertiu que ele pode falhar se os partidos da oposição novamente se recusou a apoiá-lo.
Seu Partido Popular (PP) perdeu a maioria absoluta nas eleições de dezembro, mas continua a ser o maior partido.
A maioria dos partidos declararam que não vai apoiá-lo, incluindo os socialistas sob líder Pedro Sanchez.
"Queremos mudar o governo de Rajoy e é por isso que vamos votar" não "em um voto de confiança", disse Sanchez.
Sr. Rajoy precisa para formar um governo de minoria ou coligação que deve passar um voto de confiança no Parlamento.
turbulência política da Espanha começou após a eleição em 20 de dezembro, quando os eleitores, frustrados com a crise económica e as medidas de austeridade, quebrou tradicional dominância de dois partidos do país.
Depois de as partes apresentaram a acordo sobre um novo governo, uma nova eleição foi realizada em 26 de junho, onde, pela segunda vez, nenhum partido obteve a maioria absoluta.

Princesa Tessy Tessy de Nassau trabalha como Diretor de Comunicações para a empresa de segurança DS-48

  Princesa Tessy, a esposa do príncipe Louis, foi iniciado um novo emprego, trabalhando como diretor de comunicações para privada empresa de segurança britânica DS-48.

"Tessy trabalha com todos os departamentos da DS-48 para gerenciar a estratégia de comunicação da empresa", diz no site da empresa.
DS-48 ofertas para proteção de bens materiais, comunicações electrónicas e à integridade física das pessoas super-ricos e empresários que vivem em regiões vulneráveis.
Tessy, que treinou como um soldado no exército do Luxemburgo, nos últimos anos ganhou um diploma de bacharel em Relações Internacionais na Universidade de Richmond, na Inglaterra. 
Em seguida, ela completou um mestrado em Estudos Diplomáticos. Ela vive com o marido, o príncipe Louis, o terceiro filho do Grão-Duque do Luxemburgo e Grã-Duquesa e seus dois filhos, Gabriel e Noah.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

RELAÇÕES MÔNACO E RÚSSIA

 

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de saudação ao príncipe de Mônaco Albert II em conexão com 10º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e o Principado do Mônaco.

 
"O estabelecimento das relações diplomáticas contribuíram para a transição de interação entre a Rússia e Mônaco a um nível qualitativamente novo. Ao longo dessas décadas, nossos países têm acumulado uma experiência construtiva na cooperação em várias direções", escreveu Putin em um telegrama publicado no site do Kremlin nesta terça-feira (12).
Putin também disse que a Rússia e Mônaco têm coordenado suas posições sobre questões globais vitais e saúdam a sua contribuição para o estabelecimento de um sistema justo e democrático das relações internacionais. O presidente russo disse que Mônaco recebeu com sucesso o Ano da Cultura da Rússia em 2015 e expressou confiança de que os dias de Mônaco, a ser realizado em Moscou em outubro deste ano, também será interessante e memorável.
Putin também desejou boa saúde e sucesso ao Príncipe de Mônaco e sua família. 

LUXEMBURGO TEM UMA DAS MENORES DÍVIDAS NA EUROPA

O Luxemburgo tem a segunda menor dívida pública da União Europeia (UE). De acordo com o Eurostat, a dívida situou-se nos 21,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, o que equivale a 11,4 mil milhões de euros. Já Portugal tem a terceira dívida mais alta.
À frente do Grão-Ducado surge apenas a Estónia com uma dívida de 9,6% do PIB. O Luxemburgo conseguiu melhorar a evolução da dívida face ao mesmo período do ano anterior, quando tinha tocado os 22,3%. Contudo, o valor agora registado representa um agravamento face aos 21,5% verificados nos últimos três meses de 2015.
Os países com a maior dívida são a Grécia (176,3%), a Itália (135,4%) e Portugal (128,9%). No total da UE, a dívida situa-se nos 84,8%, melhor do que há um ano quando estava nos 88,1%. Na zona euro a tendência também foi de melhoria, tendo descido 1,4 pontos percentuais, para os 91,7%.

Aplicativos tornam vida mais simples no Luxemburgo

 

 
Actualmente, existem diferentes aplicativos que ajudam a tornar a vida mais fácil quando se vive num país como o Luxemburgo. A pensar nos seus leitores, o Wort fez uma selecção dos aplicativos mais úteis disponíveis no Android e iOS para as pessoas que vivem no Luxemburgo.

1. Exploring Luxembourg

Lançada há algumas semanas, esta nova app gratuita sobre o Luxemburgo está disponível em Inglês, Francês e Alemão e oferece uma visão ampla do Grão-Ducado, sob a forma de mapas, gráficos, textos e fotografias. Uma vez feito o download, é possível aceder ao conteúdo sem ligação à Internet. O aplicativo está disponível para smartphones e tábletes e será actualizado regularmente. 

2. Schueberfouer 

Para quem não sabe o que é o Schueberfouer deve fazer o download do aplicativo agora. A feira de diversões anual que tem lugar no parque de estacionamento Glacis, em Limpertsberg, de Agosto a Setembro, é um evento ansiosamente aguardado por muitos. Este aplicativo gratuito lista todos os passeios e diversões e explica mesmo como chegar ao local para que o utilizador possa planear a sua experiência Schueberfouer com antecedência. 

3. Doctena.lu 

Lançado em 2013 inicialmente como um site, esta ferramenta gratuita permite que os pacientes marquem as suas consultas com qualquer médico registado no sistema. É uma ferramenta útil para quem ainda não tem um médico regular ou precisa de uma consulta de emergência com um médico especialista. 

4. Meetup 

Para quem acabou de chegar ao país e pretende começar a construir uma rede de amigos ou expandir o seu círculo já existente, o "Meetup" pode dar uma ajuda. A plataforma ajuda as pessoas a construir novas comunidades, criando ou participando em grupos e eventos em zonas próximas. Ao definir o país é possível encontrar dezenas de grupos meetup existentes. Para quem não consegue encontrar nenhum grupo que lhe interessa, é muito fácil iniciar o seu próprio grupo. 

5. Mobiliteit.lu 

Nem sempre é fácil mover-se nos transportes públicos no Luxemburgo. Mas, através deste aplicativo em Inglês, nunca mais terá de se preocupar em perder um autocarro ou comboio. Outro aplicativo semelhante é o "M-Ticket", que possibilita a compra de bilhetes para os transportes públicos no Luxemburgo através do pagamento por FLASHiZ ou Digicash. 

6. Línguas 

Viver num país como o Luxemburgo é a oportunidade perfeita para aprender uma nova língua. Enquanto o francês e o alemão podem ser úteis dependendo de onde se vive e trabalha, o luxemburguês é uma linguagem fascinante que não deve ser menosprezada. Existem várias aplicações disponíveis que ensinam a falar luxemburguês:
"Utalk Luxembourgish" da EuroTalk (6,92 euros) ajuda os alunos a aprender o luxemburguês  básico de uma forma divertida, com imagens, voz e jogos. 
Para quem não quer pagar, o "Memrise" oferece cursos de luxemburguês básico gratuitos. Para isso é apenas necessário efectuar um login e usar a ferramenta de pesquisa para procurar a oferta do luxemburguês.
Os que pretendem um nível mais avançado podem fazer o download do"spellchecker.lu" gratuito, que corrige textos escritos em luxemburguês.

7. VinsLux 

Aqui é possível aprender mais sobre as nove variedades de uvas cultivadas no Moselle valley  no Luxemburgo, que tornam o vinho nacional num dos segredos mais bem guardados do país, através deste aplicativo gratuito e trilingue dedicado aos vinhos do Luxemburgo. 

8. Alerta Radares

Os  radares fixos foram introduzidos pela primeira vez no Luxemburgo em 2016. Dois aplicativos desenvolvidos por estudantes no Luxemburgo poderão notificar os condutores: "Luxradar" para dispositivos Android e "Luxspeed" para iPhone. O aplicativo também alerta os utilizadores quando estes se aproximam dos sistemas de controlo de velocidade, mas a sua fiabilidade nesta área depende da entrada de dados dos seus utilizadores/condutores. 

9. Ser doador de órgãos 

Não é segredo que o Luxemburgo procura avidamente doadores de órgãos. Para quem se quer tornar doador existe o cartão "Passeport de vie" (passaporte para a vida) e o aplicativo com o mesmo nome. Esta app precisa apenas do nome e do número de segurança social do utilizador e os seus desejos serão preservados. 

10. Wort.lu 

Como não poderia deixar, o Wort tem o seu próprio aplicativo, que fornece notícias para o smartphones ou tábletes sete dias por semana. A app já tem mais de 50.000 downloads. Se ainda não o tem no seu telemóvel faça já o seu e perceba porquê!

CAMBOJA E OS MARES DO SUL

No Camboja os golpistas foram desmascarados, as autoridades aproximaram tanques da capital.

Entretanto, estes acontecimentos não são tão raros como poderia parecer. Em muitos países, atores externos buscam levar ao poder regimes aliados. Assim aconteceu na Ucrânia, mais recentemente houve tentativas na Síria, na Turquia. O Camboja está no cruzamento dos interesses da China e EUA.
“Na história do Camboja houve um golpe inspirado pelos EUA. que resultou no governo do general Lol Nol, também houve um golpe feito pela China – lembramos o regime sangrento de Pol Pot, durante o qual o país se tornou de fato um protetorado chinês. Lembramos também o primeiro fracasso da cúpula na história da ASEAN quando o Camboja, influenciado pela China, frustrou a assinatura da declaração sobre o mar do Sul da China. O Camboja também se tem pronunciado ultimamente a favor da posição chinesa sobre o mar do Sul da China, criticando a postura do Vietnã”, explica o especialista político Vladimir Kolotov.
 
Enquanto a influência chinesa continua sendo bastante forte no país, os EUA não estão interessados no reforço de outra potência na região. Esta é a razão por que Washington reagiu tão bruscamente à situação no mar do Sul da China. 
Além disso, segundo o especialista, o reforço tanto de Pequim, como de Washington, vai resultar em maior pressão sobre o Vietnã. O país terá dificuldades em defender as suas águas territoriais enquanto houver um problema no Sudoeste Asiático. No Camboja há grupos que são a favor da separação dos territórios vietnamitas do delta do rio Mekong  e de partes significativas no Sul do Vietnã.
“Tenho a impressão que agora no Camboja ocorre não uma tentativa de golpe, mas uma tentativa de testar como as autoridades vão agir em caso de golpe para depois neutralizar os pontos fortes do regime atual e desacreditar os militares leais”, disse Vladimir Kolotov, destacando que isso afeta a estabilidade da região, estabilidade que possibilitou dar um gigantesco salto econômico.

ANGKOR WAT TERÁ CÓDIGO DE REGRAS PARA ENTRAR

Mesmo lançando um vídeo com gafes de turistas para conscientizá-los, o templo Angkor Wat teve que tomar outra medida devido a falta de comportamento e noção dos visitantes, o dress code, ou seja, regras de vestimentas para os visitantes do lugar. Pois é, se nem o complexo, que é considerado um dos mais belos e preservados do mundo, é respeitado, imagina outros lugares...
A partir de agosto, a Autoridade Apsara, que comanda o complexo, proibirá a entrada de turistas que estiverem se vestindo de maneira imprópria. Segundo o porta-voz do templo, o uso de roupas reveladoras desrespeita a santidade do templo.
Essa prática já é muito comum em países muçulmanos, que não permitem a entrada de qualquer pessoa nas mesquitas. É preciso usar roupas sem decote e abaixo do joelho para fazer a visita. Em Angkor também será assim. E vamos combinar que não custa nada! Assim como nós queremos respeito por aqui, eles também têm direito de pedir por educação e empatia, afinal de contas, estamos falando de lugares religiosos, onde várias pessoas vão exercitar sua fé, né?

TALVEZ EXISTAM CIDADES AO LADO DO COMPLEXO ANGKOR WAT

Quando falamos sobre Camboja, a primeira coisa que vem em nossa mente é o complexo religioso Angkor Wat, considerado um dos maiores, mais bem preservados e belos templos do mundo. Acredite, não há quem vá e não se apaixone. Depois de aparecerem na mídia após divulgarem um vídeo com gafes de turistas na internet, o templo está chamando a atenção do mundo mais uma vez. Pesquisadores alegam ter descoberto cidades ao redor de Angkor Wat.
Segundo pesquisas, onde hoje estão localizadas as florestas do Sudeste Asiático, ao redor do templo, existiam cidades de mais de mil anos. Acredita-se que o sistema de estradas e canais de água que formavam as cidades era tão grande que elas chegam a competir em tamanho com a capital Phnom Penh.
Essa técnica de construção de cidades é super característica do Império Khmer, que construíam canais e reservatórios para que as pessoas conseguissem lidar com as chuvas sazonais obtendo comida e riqueza. Demais, né? Eles parecem ser bem mais evoluídos que a época em que viveram!

terça-feira, 26 de julho de 2016

OS REINADOS MAIS LONGOS ATUALMENTE


Isabel II anda nas bocas do mundo, por ser, desde 21 de abril, a monarca mais idosa em funções, mas o título de campeã de permanência no trono (ainda) não lhe pertence...



Quem está há mais tempo sentado no trono é o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos de idade; sentou-se no trono há 70 anos. Bhumibol Adulyadej é, alegadamente, um dos monarcas mais ricos do mundo, com um património pessoal estimado em 35 mil milhões de dólares (mais de 30 mil milhões de euros). Imensamente popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, o rei utiliza parte da sua fortuna para financiar cerca de três mil projetos de desenvolvimento, em especial nas áreas rurais do país.



Em segundo lugar, surge, então, Isabel II, com uma permanência de 64 anos no trono. Tomou posse a 6 de fevereiro de 1952, por morte do seu pai, George VI.



O sultão do Brunei, Haji Hassanal Bolkiah, surge na terceira posição, com 48 anos de reinado. Tinha apenas 22 anos quando ascendeu ao trono daquele sultanato, a 1 de agosto de 1968, sucedendo ao seu pai, Omar III.



Qaboos bin Said vem em quarto lugar, mas desta lista é o único que ascendeu ao trono não por sucessão direta, mas depondo o pai, em 1970. Tem 75 anos, está no trono há 46 anos.



Margarida II da Dinamarca reina naquele país há 44 anos. Para que ela pudesse ser rainha, foi alterada a lei, concedendo a possibilidade às mulheres de subirem ao trono. Tal deveu-se ao facto de o seu pai, Frederico IX, não ter filhos varões.



Carlos Gustavo da Suécia está no trono desde 1973, por morte do avô, Gustavo VI Adolfo. O pai do rei da Suécia, príncipe Gustavo Adolfo, Duque de Västerbotten, morreu num acidente em 26 de janeiro de 1947, no aeroporto de Copenhaga, Dinamarca.


LAÇOS REAIS ENTRE BRITÂNCOS E BUTÃO

William e Kate já estão no Butão. Recebidos pelos reis do Butão, que se casaram em 2011, e são muitas vezes referenciados como “Will e Kate dos Himalaias, os Duques de Cambridge estão pela primeira vez a visitar esta nação que tem uma população de apenas 750 mil moradores e é conhecida pelo elevado índice de Felicidade Nacional Bruto.
Kate Middleton brilhou com uma saia e blusa de inspiração butanesa. Os Duques mostraram-se descontraídos e até se testaram no desporto nacional, arco e flecha. Kate, conhecida pelos seus dotes desportivos, falhou a pontaria mas as suas gargalhadas ficaram registadas como prova do seu desportivismo. 
O rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuk ocupa o trono desde 2006 e em março de 2008 instaurou uma monarquia constitucional, pondo fim a 34 anos de reinado absolutista.
O príncipe Carlos, pai de William, já visitou o Butão, em 1998.

CONHEÇA ANDORRA, O PRINCIPAL DESTINO DE INVERNO DOS PIRINEUS


Localizado na famosa região dos Pirineus, entre a Espanha e a França, o pequeno principado de Andorra é o único país do mundo cuja língua oficial é o catalão. Mas acredite, você ouvirá muito francês e espanhol. Apesar de ser bastante procurado no inverno, por causa das estações de esqui, o destino pode ser visitado o ano todo. Atrações são o que não faltam por lá.
Com cerca de 80 mil habitantes e apenas 469 quilômetros quadrados, o país tem muito mais da metade do seu território formado por lagos, bosques, montanhas e rios. Atividades ao ar livre rolam soltas por lá, tanto no verão quanto no inverno. E não é só isso que atrai os visitantes! Andorra é um paraíso fiscal cheio de lojas.
Suas construções históricas também encantam os visitantes. É impossível não se apaixonar por suas igrejas góticas. São mais de 40, acredita? É bem difícil conseguir visitar todas, mas saiba que algumas delas são imperdíveis. Você precisa ver as fotos da nossa galeria!
Se você acabar se encantando pelo destino, pode optar por conhecê-lo através de uma viagem de carro ou ônibus. Sem dúvidas, essa é a melhor maneira de chegar em Andorra. As paisagens montanhosas dos Pirineus são o melhor jeito do país te dar as boas vindas, acredite!

PORTUGUESES PEDEM DIREITOS EM ANDORRA

Em declarações à Lusa, José Luís Carneiro -- que hoje esteve em visita oficial a Andorra, reunindo-se com o primeiro-ministro local, bem como com os ministros de Negócios Estrangeiros, Administração Interna e Turismo e Assuntos Sociais -- adiantou que as autoridades dos dois países vão "constituir um grupo conjunto para diagnosticar os pontos críticos referidos pela comunidade" portuguesa e, depois, encontrar "soluções apropriadas".
PUB
Os portugueses que trabalham em Andorra -- cerca de dez mil, representando 14% da população, a terceira comunidade -- reclamam um maior reconhecimento de direitos sociais, "nomeadamente em termos de segurança, (...) de acidentes de trabalho, e de reforma", referiu.
Segundo o secretário de Estado, o governo andorrano demonstrou "manifesta vontade" em "corrigir aspetos muito concretos que permitam reconhecer e validar direitos sociais" que "merecem correção".
O Governo português reivindicou ainda que a língua portuguesa seja lecionada desde o 1.º ciclo de ensino (atualmente, é apenas proporcionada nos ensinos secundários e superior), "enquanto língua estratégica", que "não apenas é útil e importante para os portugueses, mas uma língua útil e importante também para os andorranos".
José Luís Carneiro manifestou ainda "total abertura" para colaborar nas áreas do turismo e do investimento, nomeadamente "disponibilidade para acolher empresários andorranos e luso-andorranos" e "criar oportunidades para as empresas portuguesas, nomeadamente nas áreas de agroalimentar, turismo e novas tecnologias de informação, que queiram investir".
O secretário de Estado adiantou que as autoridades andorranas com que se encontrou fizeram um "reconhecimento muito positivo do trabalho que os portugueses desenvolvem" em Andorra.
Os portugueses em Andorra -- "comunidade que se tem estabilizado" -- trabalham sobretudo na construção civil, na restauração, no turismo e nos serviços financeiros.
"Os portugueses são, de facto, uma comunidade muito trabalhadora, muito bem integrada na vida associativa e na vida cultural e também muito integrada nas instituições de Andorra", referiu, deixando o exemplo de "alunos portugueses entre os melhores alunos" no ensino superior andorrano.

domingo, 24 de julho de 2016

Cissa Guimarães pede a volta da monarquia -vídeo viral

 

Atriz teve que explicar que não pensa mais assim, já que o vídeo viral é década de 1990.

 
Atualmente o Brasil passa por uma grave crise econômica, financeira e politica. Com o afastamento da presidente Dilma Rouseff (PT) para ser investigada porcrime de responsabilidade, o país parece reviver o mesmo que aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor de Melo, atual senador em Brasília. Com o período de instabilidade política, teorias das mais diversas estão sendo elaboradas a respeito de como será dada a continuidade da política no país. E até os famosos, ativistas ou não entraram nessa ciranda. No fim desta tarde, um vídeo antigo com a atriz da Rede Globo, Cissa Guimarães, voltou a circular na web. Nas imagens, ela defende a volta do regime monárquico e pede o fim da república, regime pelo qual vivemos hoje.
As imagens circulam nas redes sociais Twitter e Youtube e foram feitas no período do plebiscito sobre o sistema de governo a ser adotado no Brasil após a da Constituição de 1988, previsto para acontecer no ano de 1993. Entre a monarquia a república, os brasileiros escolheram a segunda opção e dentro dele o presidencialismo ao parlamentarismo. Cissa defendia uma monarquia parlamentarista e riu bastante ao ver as imagens novamente.
"A gente vivia um momento complicado, logo após o impeachment. Eu era jovem e estava revoltada com tudo", falou Cissa Guimarães.
"O que me atraía, na verdade, era a figura do primeiro-ministro", que é o chefe do parlamentarismo, explicou a atriz.
Cissa concedeu entrevista para o jornal carioca O Globo e assistiu ao vídeo novamente.
Ela se diz identificada com a esquerda no Brasil e lembrou que pediu eleições direitas no ano de 1984, além de ter exigido junto aos brasileiros o impeachment de Collor em 1992.
Entre as falas do vídeo, Cissa diz que "com o rei não tem mau tempo. Não é à toa que ele é o astro-rei" e "se o primeiro-ministro for ruim nem é preciso sofrer quatro, cinco anos. Simplesmente muda-se o governo. Se a crise for 'braba', o rei convoca novas eleições", fala.
A artista ficou surpresa que o vídeo tenha sido descoberto justo nesse momento, quando o Brasil passa por uma nova crise política. Ela falou ainda que pediria sim um novo plebiscito e é simpática à figura do primeiro-ministro ao invés do presidente. Mas ela não acredita mais em um rei para o Estado brasileiro

O pretendente ao trono de Portugal: "A simpatia para os reis da Espanha favorece a monarquia"

 

Duarte de Bragança diz que o Português ver melhor uma restauração hipotética devido à boa imagem que eles têm outras casas reais europeias
    •  
Duque de Bragança, príncipe real e pretendente à coroa de Portugal: estes são alguns dos títulos dados Duarte Pio de Bragança, chefe da família real Português e herdeiro da dinastia que foi expulso do trono com a revolução de 1910, que declarou a república. Duarte continua a trabalhar para defender a monarquia em Portugal.
Dom Duarte, Duque de Bragança e pretendente ao trono de Portugal.
Duarte é o segundo sucessor de Manuel II, o rei que com a revolução de 1910 teve que deixar o país e ir para o exílio no Reino Unido. Manuel filhos no momento da morte, o título do pretendente foi para um neto do rei Michael I (1828-1834), Duarte Nuno.
Filho de Eduardo, nascido em 1945 no exílio em Berna, Duarte Pio assumiu o título de Duque de Bragança e pretendente ao trono de Portugal em 1976, após a morte de seu pai.

A atividade de D. Duarte de Bragança

monarquia confidenciais  tem sido capaz de falar com Dom Duarte , como é conhecido em Portugal, que se dedica principalmente ao dirigir II Fundação Manuel , nomeado em honra do último monarca reinante do país.
Pelo o cabeça desta fundação, o Duque de Bragança contribui para preservar o idioma Português e de outros projectos de ajuda para o desenvolvimento rural em Timor Leste e em vários Português - países africanos de expressão, ex-colónias.Não promove a agricultura sustentável e combate à desertificação.
Em adição, como chefe da casa real de Portugal, Dom Duarte recebe convites -em sozinho ou com sua esposa e filhos para participar de eventos sociais e culturais organizadas por municípios e instituições em todo o país: de fato, garante  MC para visitar uma média de cem anos municípios portugueses .
A isso se acrescentam várias iniciativas diplomáticas que, extra-oficialmente, feitas em colaboração com os vários governos de Portugal em países da África e Ásia.

imagem positiva das monarquias europeias

"A maioria das Português com consciência de que a nossa monarquia foi geralmente positiva , e que Portugal tinha naquela época muito mais importância global durante as três repúblicas , " disse Duarte Pio de Bragança para as possibilidades que retornam a monarquia ao seu país.
Mas o pretendente chamou a  Monarquia Confidencial  outra razão importante que influenciou muitos Português monarquia olhar com simpatia: a " imagem positiva que todas as monarquias europeias têm actualmente."
Dom Duarte garante que Portugal não passa despercebido no exemplo da Espanha e como ele podia se mover em direção a monarquia pacificamente, sem problemas, se vencer Portugal no desenvolvimento econômico. E nesta transição estão estrelando o Rei Juan Carlos e sua obra "notável" no serviço da Espanha, e agora Philip VI.
De acordo com o duque de Bragança, o papel desempenhado por ambos os reis na história recente de Espanha tem tido uma grande influência sobre a opinião pública Português .

Simpatia em Portugal pelos reis de Espanha

E por Dom Duarte, esta influência tem grande peso simpatia pessoal que liberam reis. Em Portugal, que atinjam os ecos do louvor imprensa espanhola tornar rei Filipe e seu papel na crise econômica e política, e isso afeta o prestígio da monarquia.
"A imagem dos reis da Espanha contribuiu um monte para o Português perceber que a monarquia se adapta a diferentes períodos históricos de seus povos, defendendo os valores permanentes de cada nação , " disse o pretendente aotrono de Portugal. Assim, ele resumiu pelo dizendo que se nos reis Idade Média eram guerreiros e os promotores do renascimento da cultura e do progresso, hoje são os defensores da democracia.
No o mesmo tempo que lamenta que a sua -também pela história ensinada nas escolas , mesmo as pessoas do campo muitos relacionam república com democracia e acho que a restauração da monarquia em Portugal implicaria uma reversão da democracia: "Esta ideia é enfatizada no escolas, e o fato de que há pontos de 1834-1910 a monarquia Português funcionado como um regime democrático , semelhante ao do regime republicano atual ".
Felipe VI, destaca uma nota final: garante que o rei "fala bom Português" , e faz seguindo o exemplo de seu pai Juan Carlos, que viveu no Estoril durante o exílio de Don Juan de Borbón e à esquerda em Portugal muitos amigos .

Muçulmanos ficam indignados por atentado na cidade sagrada de Medina

 

O atentado de Medina, a segunda cidade sagrada do Islã, depois de Meca, ocorreu durante as orações do entardecer na Mesquita do Profeta, onde Maomé está enterrado.
Os seguranças suspeitaram de um homem que estava no estacionamento. Ao ver a aproximação dos agentes de segurança, ele detonou os explosivos que estavam no cinturão.

Os ataques não foram reivindicados, mas as suspeitas apontam para o grupo extremista Estado Islâmico (EI), que encorajou seus seguidores a lançar atentados durante o Ramadã. Nas últimas semanas, o grupo extremista reivindicou ou teve atribuídos massacres em Orlando, Istambul, Daca e Bagdá.
 
Indignação
Maomé passou os 10 últimos anos de sua vida em Medina, onde morreu no ano 632. A escolha da cidade como alvo provocou uma profunda indignação entre autoridades sunitas e xiitas, e também no Irã, o grande rival regional da Arábia Saudita.

A Al-Azhar, principal autoridade do Islã sunita, com sede no Cairo, condenou o atentado, e destacou "a santidade das casas de Deus, em particular a Mesquita do Profeta". "Este crime, que deixa as pessoas de cabelo em pé, não pode ter sido lançado por alguém que tenha um átomo de fé no coração", disse Abdullah al Sheikh, chefe do principal órgão assessor da monarquia saudita.

Mesmo o governo do Irã, que mantém uma forte rivalidade com Riad manifestada nas guerras de Síria e Iêmen, também condenou o ataque.

"Os terroristas já não têm limites. Os sunitas e os xiitas continuarão sendo vítimas a menos que permaneçam unidos", comentou no Twitter o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif.

O movimento xiita libanês Hezbollah encarou no atentado de Medina "um novo sinal de desprezo dos terroristas por tudo que os muçulmanos consideram sagrado".

No Iraque, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ahmed Jamal, estimou que os atentados da Arábia Saudita "deixam em evidência a ideologia desviada" defendida por organizações como o Estado Islâmico.

"O terrorismo não faz distinções entre as religiões, os povos e os valores sagrados", declarou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, cujo país sofreu muitos atentados no último ano.
Equipes de segurança monitoram área onde homem-bomba atacou na Arábia Saudita  

Onda de atentados
Na segunda-feira ocorreram outros dois atentados suicidas em diferentes regiões do reino.

Em Qatif (leste), uma cidade majoritariamente xiita, um suicida detonou seus explosivos diante de uma mesquita, sem deixar vítimas, informaram testemunhas à AFP.

Antes, ao amanhecer houve um primeiro ataque diante do consulado americano na cidade de Jidá, às margens do Mar Vermelho, no 4 de julho, data em que os norte-americanos festejam a independência.
Explosão deixou dois seguranças feridos na cidade de Jidá (Foto: Al-Ekhbariya/AP)

De acordo com o ministério do Interior, dois agentes de vigilância suspeitaram de um indivíduo que estava em um carro no estacionamento do hospital Suleiman Faqeeh, diante do consulado americano, país que na segunda-feira celebrava o aniversário de sua independência.

Quando os agentes se aproximaram, "o homem detonou o cinturão de explosivos dentro do estacionamento", indicou o comunicado. Os dois guardas ficaram levemente feridos.

Entenda o que é Reino Unido

Os holofotes estão voltados ao Reino Unido, que teve definida sua saída da União Europeia (UE) em um referendo realizado nesta quinta-feira. Com tanta notícia sobre o assunto, uma dúvida comum acaba surgindo: qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha?
A resposta é simples: enquanto Grã-Bretanha é apenas a nomeação geográfica da ilha que abrange a Escócia, Inglaterra e País de Gales, Reino Unido é a nomenclatura de um bloco político, criado em 1800 e ampliado no ano seguinte com a inclusão da Irlanda no grupo.

  
— Em 1922, a República da Irlanda, que também pertencia ao bloco, saiu dele e deixou só a parte norte ao Reino Unido, da mesma forma como a Escócia, em 2014, tentou independência, que não foi aprovada. A República da Irlanda tem uma longa briga interna com os ingleses, em função da exploração histórica a que foi submetida — explica a professora de História da Escola de Aplicação da Universidade Feevale, Cleidi Blos Dresch.
Formado atualmente por Inglaterra, Escócia, País de Gales e também a Irlanda do Norte, o Reino Unido tem como moeda a libra esterlina e é regido pela monarquia constitucional parlamentar. Portanto, todos os integrantes, apesar de terem suas próprias lideranças a nível municipal e estadual, estão submetidos à rainha Elizabeth II, ao primeiro-ministro David Cameron e ao parlamento que tem sede em Londres.
Os países do Reino Unido têm autonomia para decidir questões internas, mas quando se trata de situações externas, é preciso que tudo passe pelo parlamento. O nome oficial do bloco é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Londres é a capital do bloco, que reúne entre os quatro países 64,8 milhões de habitantes, o equivalente a 12,8% da população da UE. O Reino Unido ingressou na UE em 1973, mas não aderiu ao euro, mantendo a libra esterlina como moeda. No ano passado, registrou produto interno bruto (PIB) de 2,5 trilhões de euros — 14% do PIB total da UE, sendo a segunda maior economia do bloco.
O Reino Unido havia exercido a presidência rotativa do Conselho da UE cinco vezes entre 1977 e 2005. A próxima seria no ano que vem.