Duarte é o segundo sucessor de Manuel II, o rei que com a revolução de 1910 teve que deixar o país e ir para o exílio no Reino Unido. Manuel filhos no momento da morte, o título do pretendente foi para um neto do rei Michael I (1828-1834), Duarte Nuno.
Filho de Eduardo, nascido em 1945 no exílio em Berna, Duarte Pio assumiu o título de Duque de Bragança e pretendente ao trono de Portugal em 1976, após a morte de seu pai.
A atividade de D. Duarte de Bragança
monarquia confidenciais tem sido capaz de falar com Dom Duarte , como é conhecido em Portugal, que se dedica principalmente ao dirigir II Fundação Manuel , nomeado em honra do último monarca reinante do país.
Pelo o cabeça desta fundação, o Duque de Bragança contribui para preservar o idioma Português e de outros projectos de ajuda para o desenvolvimento rural em Timor Leste e em vários Português - países africanos de expressão, ex-colónias.Não promove a agricultura sustentável e combate à desertificação.
Em adição, como chefe da casa real de Portugal, Dom Duarte recebe convites -em sozinho ou com sua esposa e filhos para participar de eventos sociais e culturais organizadas por municípios e instituições em todo o país: de fato, garante MC para visitar uma média de cem anos municípios portugueses .
A isso se acrescentam várias iniciativas diplomáticas que, extra-oficialmente, feitas em colaboração com os vários governos de Portugal em países da África e Ásia.
imagem positiva das monarquias europeias
"A maioria das Português com consciência de que a nossa monarquia foi geralmente positiva , e que Portugal tinha naquela época muito mais importância global durante as três repúblicas , " disse Duarte Pio de Bragança para as possibilidades que retornam a monarquia ao seu país.
Mas o pretendente chamou a Monarquia Confidencial outra razão importante que influenciou muitos Português monarquia olhar com simpatia: a " imagem positiva que todas as monarquias europeias têm actualmente."
Dom Duarte garante que Portugal não passa despercebido no exemplo da Espanha e como ele podia se mover em direção a monarquia pacificamente, sem problemas, se vencer Portugal no desenvolvimento econômico. E nesta transição estão estrelando o Rei Juan Carlos e sua obra "notável" no serviço da Espanha, e agora Philip VI.
De acordo com o duque de Bragança, o papel desempenhado por ambos os reis na história recente de Espanha tem tido uma grande influência sobre a opinião pública Português .
Simpatia em Portugal pelos reis de Espanha
E por Dom Duarte, esta influência tem grande peso simpatia pessoal que liberam reis. Em Portugal, que atinjam os ecos do louvor imprensa espanhola tornar rei Filipe e seu papel na crise econômica e política, e isso afeta o prestígio da monarquia.
"A imagem dos reis da Espanha contribuiu um monte para o Português perceber que a monarquia se adapta a diferentes períodos históricos de seus povos, defendendo os valores permanentes de cada nação , " disse o pretendente aotrono de Portugal. Assim, ele resumiu pelo dizendo que se nos reis Idade Média eram guerreiros e os promotores do renascimento da cultura e do progresso, hoje são os defensores da democracia.
No o mesmo tempo que lamenta que a sua -também pela história ensinada nas escolas , mesmo as pessoas do campo muitos relacionam república com democracia e acho que a restauração da monarquia em Portugal implicaria uma reversão da democracia: "Esta ideia é enfatizada no escolas, e o fato de que há pontos de 1834-1910 a monarquia Português funcionado como um regime democrático , semelhante ao do regime republicano atual ".
Felipe VI, destaca uma nota final: garante que o rei "fala bom Português" , e faz seguindo o exemplo de seu pai Juan Carlos, que viveu no Estoril durante o exílio de Don Juan de Borbón e à esquerda em Portugal muitos amigos .