terça-feira, 26 de julho de 2016

OS REINADOS MAIS LONGOS ATUALMENTE


Isabel II anda nas bocas do mundo, por ser, desde 21 de abril, a monarca mais idosa em funções, mas o título de campeã de permanência no trono (ainda) não lhe pertence...



Quem está há mais tempo sentado no trono é o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos de idade; sentou-se no trono há 70 anos. Bhumibol Adulyadej é, alegadamente, um dos monarcas mais ricos do mundo, com um património pessoal estimado em 35 mil milhões de dólares (mais de 30 mil milhões de euros). Imensamente popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, o rei utiliza parte da sua fortuna para financiar cerca de três mil projetos de desenvolvimento, em especial nas áreas rurais do país.



Em segundo lugar, surge, então, Isabel II, com uma permanência de 64 anos no trono. Tomou posse a 6 de fevereiro de 1952, por morte do seu pai, George VI.



O sultão do Brunei, Haji Hassanal Bolkiah, surge na terceira posição, com 48 anos de reinado. Tinha apenas 22 anos quando ascendeu ao trono daquele sultanato, a 1 de agosto de 1968, sucedendo ao seu pai, Omar III.



Qaboos bin Said vem em quarto lugar, mas desta lista é o único que ascendeu ao trono não por sucessão direta, mas depondo o pai, em 1970. Tem 75 anos, está no trono há 46 anos.



Margarida II da Dinamarca reina naquele país há 44 anos. Para que ela pudesse ser rainha, foi alterada a lei, concedendo a possibilidade às mulheres de subirem ao trono. Tal deveu-se ao facto de o seu pai, Frederico IX, não ter filhos varões.



Carlos Gustavo da Suécia está no trono desde 1973, por morte do avô, Gustavo VI Adolfo. O pai do rei da Suécia, príncipe Gustavo Adolfo, Duque de Västerbotten, morreu num acidente em 26 de janeiro de 1947, no aeroporto de Copenhaga, Dinamarca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário