sexta-feira, 2 de março de 2012

FOTOGRAFADO LEOPARDO DAS NEVES NO BUTÃO

Uma armadilha fotográfica no Butão capturou a imagem de um leopardo-das-neves. Além da imagem do felino, também foi observada a presença de um lobo tibetano, cervo-almiscarado, e ovelhas - as principais fonte de alimento dos leopardos das neves. Esta é a primeira prova flagrante de que os leopardos das neves estão florescendo no Parque Wangchuck Centennial, um corredor ecológico importante que liga o Parque Nacional Jigme Dorji e o Santuário de vida selvagem Bumdeling. Ao todo foram capturadas 10 mil imagens.



“As descobertas são fenomenais, pois estas são as primeiras imagens de leopardos das neves no Wangchuck”, disse Rinjan Shrestha, do WWF e que liderou o estudo. “isto sugere que a rede de áreas de proteção e corredores estão ajudando a ligar as populações d locais de leopardos das neves, isto será muito importante para assegurar a permanência destes animais nesta região”, disse.



Leopardos das neves são animais em risco de extinção, com cerca de 4.500 a 7.500 na natureza. O Butão é o único país no mundo onde o habitat de leopardos das neves e tigres se cruzam. O aquecimento no alto do Himalaia está causando o isolamento de populações de leopardos das neves, outro problema é que eles não podem viver em altas altitudes, pois a capacidade de se movimentar fica limitada no ar rarefeito.

L


Nenhum comentário:

Postar um comentário