Os
números do Instituto Nacional de Estatística mostram que na primeira
metade deste ano as exportações lusas encontraram em Marrocos e na
Argélia clientes fiéis e cada vez mais relevantes no comércio externo
português.
Segundo os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro semestre deste ano a Argélia foi o 13º maior cliente de Portugal, ao passo que Marrocos ocupa a 10ª posição.
"As exportações de bens para Marrocos têm vindo a crescer nos últimos anos, evidenciando-se um crescimento com maior intensidade no primeiro semestre de 2013. Neste semestre as exportações atingiram 438,2 milhões de euros, o que
representa um acréscimo de 373 milhões de euros relativamente ao mesmo período de 2005", informa o INE.
Deste modo, Marrocos passou de 25º principal país de destino dos bens portugueses no primeiro semestre de 2005 (peso de 0,4%) a 10º no primeiro semestre de 2013 (peso de 1,8%), refere ainda o INE.
Todos os grupos de produtos, excepto os produtos agrícolas e o calçado, registaram aumentos nas exportações para Marrocos no primeiro semestre de 2013 face ao mesmo período de 2005, mas esta evolução positiva deveu-se sobretudo aos combustíveis minerais e aos metais comuns.
A Argélia é outro parceiro do Norte de África que tem vindo a ganhar importância como cliente externo dos bens portugueses. "No primeiro semestre de 2005 a Argélia ocupava a 36ª posição como mercado de destino dos bens portugueses, tendo totalizado 30,9 milhões de euros (peso de 0,2%). No primeiro semestre de 2013 as exportações de bens para este parceiro comercial atingiram 308,6 milhões de euros, pelo que a Argélia ascendeu a 13º maior cliente externo de Portugal (peso de 1,3%)", explica o instituto.
A evolução positiva registada entre o primeiro semestre de 2005 e o período homólogo de 2013 nas exportações de bens para a Argélia foi generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas com maior intensidade nos metais comuns, de acordo com a mesma fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário