Maseru- Cerca de 550 turistas locais e estrangeiros participaram é caminhada deste ano de Moshoeshoe que começou na quinta-feira, 10 de Março e terminou no fim de semana de 12 de março de 2015.
Caminhada do Moshoeshoe é uma caminhada de três dias anual de Menkhoaneng para Thaba-Bosiu onde nação Basotho foi construído por seu fundador rei Moshoeshoe I.
Havia diferentes bandeiras pairando no ar durante a caminhada que sinalizou a unidade na diversidade. Este 105 km caminhada foi organizada pelos T. Connexions Tours durante os últimos 10 anos.
De acordo com http://visitlesotho.travel participantes são apresentados com a oportunidade de conhecer o património cultural a riqueza do Lesoto, por reviver alguns dos desafios que o fundador da nação Basotho, e ao seu povo enfrentou enquanto estiver em movimento depois de sobreviver a um ataque vicioso pela Batlokoa em sua herdade em Menkhoaneng
Sua Majestade a Rainha 'Masenate Mohato Seeiso participou de evento anual deste ano, pela primeira vez. Ela é a consorte do rei Letsie III do Lesotho.
A rainha disse aos participantes que vieram tão longe quanto os Estados Unidos da América, Botswana, África do Sul, Suazilândia e no Quênia, a caminhada une o povo Basotho e exibe "nossa cultura como a nação Basotho."
Turismo, Ambiente e Cultura Ministro Likeleli Tampane indicaram os planos do governo de que, no futuro, a caminhada deve começar no distrito de Butha-Buthe, onde o rei Moshoeshoe disse ter vivido, e depois para Thaba-Bosiu onde vários clãs e remanescentes das tribos foram unificados em um único nação.
O Director-Geral do T. Connexions, Thabo Maretlane disse que o evento está crescendo aos trancos e abunda a cada ano, com 475 participantes participaram de caminhada do ano passado. "As aplicações foram apenas derramar dentro torrencialmente e tivemos que bloqueá-los porque nós tivemos que tomar providências com antecedência", explicou. "Os preparativos foram geralmente boa."
O historiador de renome, Tseliso Ramakhula disse a caminhada histórica da Menkhoaneng para Thaba-Bosiu, que foi iniciado, sob a supervisão do então coronel Sekhobe Letsie em 1986 é um outro movimento para marcar a importância deste lugar.
Ramakhula mesmo em comparação Menkhoaneng a Belém da Judéia, o local de nascimento do homem mais importante no mundo cristão - Jesus Cristo. Ele disse que o rei Moshoeshoe I é o homem mais importante na história do Lesotho, e foi carregado em Menkhoaneng em entre os anos de 1785/6.