Guardião das Duas Mesquitas Sagradas rei Salman participaram na quarta-feira à noite a cerimônia de distribuição de prémios do Rei Faisal International Prize em Prince Sultan Grand Hall de Al Faisaliah Hotel, em Riade.
O Rei honrou os vencedores nas cinco ramos do Prêmio com certificados, medalhas adjudicação de apreço e prémios em dinheiro. O Rei felicitou-los para ganhar o prêmio de prestígio.
Na chegada ao local da função, o Rei foi recebido pelo príncipe Khaled Al-Faisal, emir de Meca e assessor de guardião dos lugares santos, o príncipe Turki Al-Faisal, presidente do conselho do rei Faisal Centro de Pesquisa e Estudos islâmicos, o príncipe Faisal Bin Bandar, emir de Riad, príncipe Bandar Bin Saud Bin Khalid, vice-secretário geral da Fundação Rei Faisal, e vários outros príncipes e funcionários.
A função começou com o endereço do príncipe Khaled Al-Faisal, que também é presidente da Fundação Rei Faisal. Em seu discurso, o príncipe Khaled destacou a importância que está sendo dada pelos governantes da Arábia Saudita desde que o período de seu fundador King Abdulaziz para promover vários ramos do conhecimento e ciências. "King Abdulaziz tinha enviado professores e pregadores para todas as partes do Reino em sua tentativa de tornar o conhecimento como a pedra fundamental desta grande nação", ressaltou.
Oito ilustres estudiosos ganharam o Prêmio nas categorias de serviço ao Islã, estudos islâmicos, língua e literatura árabe, da ciência e da medicina. O Prémio de Serviço ao Islã foi atribuído ao renomado estudioso Arábia Sheikh Saleh Bin Humaid, que também é imã da Grande Mesquita em Meca e ex-presidente do Conselho Shoura.
Prof. Abdullah Al-Ghunaim, presidente do Centro de Estudos do Kuwait e da Investigação, foi o vencedor do Prémio de Estudos Islâmicos, enquanto o Prémio de Árabe Língua e Literatura foi atribuído ao Prof. Mohammed Muftah de Marrocos e Prof. Mohammed Abdul Mutalib Mustafa de Egito.
Professor Han Grrit Brunner e Professor Joris Andre Veltman da Holanda dividiu o Prêmio de Medicina para a aplicação clínica de genética da próxima geração, enquanto o Prémio de Ciência em Biologia foi compartilhado pelo professor Vamsi Krishna Mootha de os EUA e Professor Stephen Philip Jackson do Reino Unido
Nenhum comentário:
Postar um comentário