O rei Harald V da Noruega fez um discurso favorável aos direitos da comunidade LGBT e dos refugiados em seu país e foi reconhecido por dezenas de milhares de internautas pelo mundo. Na página oficial da Família Real norueguesa no Facebook, o vídeo de seu discurso teve mais de 79.000 curtidas, 32.000 compartilhamentos e 3,2 milhões de visualizações.
Falando para os 1.000 convidados que compareceram a uma festa no jardim do Palácio Real de Oslo na última quinta-feira, o rei Harald V convidou os cidadãos noruegueses a abraçar a “confiança, solidariedade e generosidade”. “Os noruegueses são também imigrantes do Afeganistão, Paquistão, Polônia, Suécia, Somália e Síria”, afirmou o rei.
“Noruegueses são meninas que amam meninas, meninos que amam meninos e rapazes e moças que se amam”, disse. “Os noruegueses acreditam em Deus, Alá, em tudo e em nada”, completou o monarca, que afirmou ser difícil definir as pessoas por sua nacionalidade e que seu “lar é onde o coração está”.
“Minha maior esperança para a Noruega é que consigamos cuidar uns dos outros, que consigamos construir este país ainda mais baseado na confiança, solidariedade e generosidade”, concluiu.
Desde que a coalizão de centro-direita ascendeu ao poder em 2013 na Noruega e terminou com os oito anos de dominação do Partido Trabalhista local, ideais anti-imigração têm se espalhado pelo país. A Noruega é uma monarquia constitucional e o rei não tem poderes efetivos, mas representa o país com um papel cerimonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário