Don Juan Carlos recebeu o Presidente do económico e Social do Conselho, Marcos Peña, no âmbito de seus contatos com representantes de económico, empresarial e trabalhista, no contexto da actual crise económica com que nosso país no Palacio de La Zarzuela.
O Conselho Económico e Social é um órgão consultivo do governo socio-económico e laboral. Ela é composta de 61 membros: um presidente - cujo mandato é renovado por períodos de quatro anos – e 60 conselheiros, nomeados em partes iguais entre as mais representativas dos sindicatos, organizações de negócios relevantes e diferentes setores da economia.
Suas principais funções são:
-Parecer, com obrigatória, sobre os projectos de leis estaduais e projetos de decretos legislativos real que regem as questões laborais e sócio-económicas e sobre os decretos reais do projecto considerados pelo governo tem um significado especial.
-Parecer sobre questões que, a título facultativo, objecto de consulta do Conselho do governo da nação ou seus membros.
-Elaborar, a pedido do governo ou dos seus membros, ou em sua própria iniciativa, estudos e relatórios que se referem, no âmbito dos interesses económicos e sociais que são típicas dos parceiros sociais, com os seguintes temas: economia e fiscalidade. As relações de trabalhista, emprego e Segurança Social; Assuntos sociais; Agricultura e pesca. Educação e cultura; Saúde e consumo. Ambiente. Transportes e comunicações; Indústria e energia. Habitação. Desenvolvimento regional. Cooperação única de mercado e desenvolvimento europeu.
-Desenvolver e aumentar anualmente para o governo, dentro dos primeiros cinco meses de cada ano, um relatório que apresenta suas considerações sobre a situação sócio-económica e laboral da nação, tornando seu relatório anual uma referência para a compreensão do desenvolvimento e da situação sócio-económica espanhol.
Marcos Peña Pinto foi nomeado Presidente do económico e Social Conselho no Verão de 2006, organismo que já pertenceu a partir de 2005 como um perito nomeado pelo governo. Em 15 de setembro, CES aprovou sua renovação para um segundo mandato.
Marcos Peña é trabalho Inspector e ocupou vários cargos na administração. Entre 1993 e 1996 foi secretário-geral do emprego do Ministério do trabalho. Anteriormente, ele foi secretário-geral da saúde do Ministério da saúde.
Desde a sua criação em 1991, três presidentes têm sucedido à frente deste organismo: Federico Duran, até 2001. Jaime Montalvo, até 2006. e o atual, Marcos Peña.