sábado, 9 de julho de 2011

PRIMEIRA VISITA REAL INGLESA AO CANADA É RECEBIDO POR MANIFESTAÇÕES ANTIMONÁRQUICAS

Em sua primeira viagem depois do casamento, o príncipe William e Kate Middleton foram recebidos com festas e flores e já cumpriram com sucesso parte da agenda de compromissos oficiais, mas nem tudo saiu como previsto para o badalado casal real: os dois foram alvo de protestos em Montreal. Na chegada a um hospital universitário, grupos antimonarquistas estenderam uma faixa onde se lia "parasitas reais".

"Nós achamos que a monarquia é algo da Idade Média e nós não queremos pagar por essa viagem", disse ao jornal britânico "Guardian" Guillaume Martin, um dos organizadores do protesto.

O governo canadense diz que o custo da viagem, equivalente a 950 mil libras (R$ 2,3 milhões), representa apenas alguns centavos para cada morador.

Em Montreal, os manifestantes foram praticamente ofuscados pelos que foram ao hospital para celebrar a visita do duque e da duquesa de Cambridge. Mas na visita deste domingo a Quebec há expectativa de mais protestos.

Na cidade, onde mais de 80% dos moradores falavam francês, a recepção às visitas reais vem variando nas últimas décadas. A rainha Elizabeth II não volta a Quebec desde 1964, quando foi alvo de protestos. Há dois anos, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, foram recebidos com manifestações que terminaram em violência em Montreal.

Jovens convocaram manifestações em Quebec para este domingo, mas afirmam que a ação será pacífica. As expectativas oficiais, no entanto, são de uma boa recepção. Em Ottawa, cerca de 300 mil pessoas acompanharam a celebração do Dia do Canadá com participação do príncipe e da mulher.