O trono do Reino do Buganda está sob ameaça. Uma declaração conjunta assinada por Katikkiro de Buganda, Eng. JB Walusimbi, Ssabalangira, Moses Kayima e Omutaka Nakirembeka, chamado alguns membros da família real entre aqueles ameaçando o trono.
Os citados incluem o Príncipe Bamweyana Walugembe, Ssekamanya de Mutebi do Príncipe e Princesa Gladys Nandawula. Outros são Edward Kimera, Paul Lukenge, Genza Kajumba, Lwanga, Ndagire, Bannaava e Bassaava.
Eles grupo tem supostamente persistentemente foi atacar as personalidades do Kabaka, o Katikkiro e outros altos membros da família real, como a Nnalinya dos túmulos reais Kasubi.
A instrução também observou que os membros foram implacavelmente tentando usurpar os poderes do Kabaka e agarrar uma de suas propriedades, incluindo a plantação de banana de 350 milhas em Lubiri.
Estão ameaçando o trono , estão sendo usados pelos inimigos do Reino que querem vê-lo na desgraça. Eles estão fazendo isso abertamente durante meetings.�
Antes de elaborar a instrução, a família real realizou uma reunião na quinta-feira que foi presidida pelo JB Walusimbi e discutiu a questão antes de vir com as resoluções.
A declaração adverte o Baganda contra a ouvir ou lidar com qualquer um dos membros da família real não tenha sido atribuído o Kabaka.