terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

3 TIBETANOS SE IMOLARAM NO FOGO PELA LIBERDADE DO TIBETE


A maioria dos que se imolaram no último ano eram monges tibetanos
Três tibetanos imolaram-se pelo fogo no Sudoeste da China, em protesto contra a presença chinesa no Tibete, noticiou a Radio Free Asia. São já quase duas dezenas os que recorreram a esta forma de contestação em menos de um ano.

O incidente decorreu na sexta-feira em Seda (chamada de Serthar pelos tibetanos), na província de Sichuan. Antes de ficarem em chamas, exigiram liberdade no Tibete e o regresso do seu líder espiritual, Dalai Lama, adiantou o site da estação financiada pelos EUA, citando três fontes (incluindo uma que está no exílio).

Um dos manifestantes morreu no local (a sua identidade não foi adiantada), enquanto outros dois, Tsaptsai Tsering, de 60 anos, e Kyarel, de 30, ficaram gravemente feridos.

Seda está entre os três locais onde, no final do mês passado, ocorreram confrontos violentos entre forças de segurança e milhares de manifestantes – os mais graves desde os motins de 2008, entre tibetanos e a minoria han, que começaram em Lhasa, a capital do Tibete, e se espalharam a várias zonas da China.

A confirmarem-se estes incidentes, passam a 19 os tibetanos que se imolaram nos últimos 11 meses, a maioria monges ou freiras budistas; 13 deles morreram.

A forma de protesto é um desafio a Pequim, que sustenta ter tirado os tibetanos da pobreza

Nenhum comentário:

Postar um comentário