domingo, 5 de fevereiro de 2012

COMEMORAÇÃO MONÁRQUICA DO TZAR BORIS III DA BULGÁRIA

Representantes de organizações monárquicas búlgaros comemorado segunda-feira o aniversário de 118 do czar Boris III da Bulgária O Unificador (r. 1918-1943).

O Clube de monarquistas búlgaras e do National Youth Club "Vrana" (em homenagem a uma das residências reais búlgaros)colocaram flores no monumento no Jardim Borisova, o centro de Sofia parque que leva seu nome.

Boris III do Unificador, o czar dos búlgaros (30 de janeiro de 1894 - 28 Agosto 1943), era o filho do czar Fernando I, ele subiu ao trono em 1918 após a abdicação de seu pai, após a derrota do czarismo da Bulgária durante Primeira Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Boris III se aliou a Bulgária com a Alemanha nazista, apesar de nos primeiros dias da guerra, ele conseguiu manter neutra a Bulgária por dois anos.

Em 1941, Boris relutantemente aliada a Bulgária com as Potências do Eixo, na tentativa de recuperar Macedônia da Grécia e da Iugoslávia, que tinha sido adquirida pela Bulgária na Primeira Guerra Balcânica e perdeu novamente no segundo lugar.

No entanto, apesar de esta aliança frouxa, Boris não estava disposto a tornar a cooperação total e incondicional com a Alemanha nazista. Assim, nunca Bulgária enviou tropas para combater os russos na frente oriental, ao contrário de estados outro eixo, e Boris também é creditado com a prevenção da deportação de cerca de 50 000 judeus búlgaros para os campos do Holocausto morte em 1943, apesar da pressão maciça por Hitler.

Durante a celebração de seu aniversário de 118 em Sófia segunda-feira, representantes das organizações monárquicas lembraram uma citação pelo czar Boris III da Bulgária:

"Meus ministros são anglófilos, meus generais estão germanófilos, meu povo são Russophilos, e eu sou o único que manteve-se um Bulgarophilo."

Tsar Boris III é o pai do último Czar da Bulgária, Simeon Saxe-Coburg II, que serviu como um czar menor em 1943-1946, e como primeiro-ministro da Bulgária em 2001-2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário