terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Canadá: Governo cria departamento para promover liberdade religiosa


O Primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, anunciou nesta terça-feira, 19, a criação de um Departamento de Liberdade Religiosa, dentro do Ministério de Assuntos Exteriores. O objetivo é “promover a liberdade de religião e de crença em todo o mundo”.

Harper justificou a criação do departamento afirmando que “em todo o mundo as violações da liberdade religiosa são generalizadas e estão aumentando”. O Departamento de Liberdade Religiosa, que segue o modelo da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional criada pelos Estados Unidos durante a presidência de Bill Clinton foi envolvida por polêmicas.

O Ministro dos Assuntos Exteriores do Canadá, John Baird, manteve, durante 2011, reuniões a portas fechadas com líderes religiosos do país, na sua maioria cristãos, como parte de um processo de consultas para a criação do departamento.

O Primeiro-Ministro teve que defender a nomeação de Andrew Bennet como responsável pelo recém-criado pelo Departamento, pois ele é católico e decano do Colégio Agustino de Ottawa. Harper disse que “Bennett é um homem de princípios e profundas convicções e defenderá a proteção das minorias religiosas em todo o mundo para que possam praticar sua fé sem medo da violência e da repressão”.

Harper também destacou que o fato de o anúncio da criação do departamento ter se realizado numa Mesquita de Toronto, comprova que o objetivo é “a promoção da tolerância em todo o mundo”.

Interpelado por jornalistas, Harper disse que o departamento também defenderá os direitos de pessoas atéias ou agnósticas diante da perseguição religiosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário