O príncipe Guilherme nasceu a 27 de abril de 1967 no Hospital Universitário de Utrecht, na Holanda, e passou a sua infância no castelo de Drakensteyn.
Com a coroação da mãe, a Rainha Beatriz, em 1980, o príncipe Guilherme passou a ser o herdeiro da coroa e ostenta o título de príncipe de Orange-Nassau.
Em 1981, o príncipe mudou-se com a família real para Haia e em 1985 recebeu o título de Bacharel Internacional no Atlantic College de Llantwit Major, no País de Gales.
Em 1987, Guilherme da Holanda terminou o seu serviço militar na Marinha Real e após uma formação de vários meses no Instituto Real da Marinha embarcou em vários navios militares.
Em 1993, o príncipe obteve o mestrado em História, depois de se ter licenciado na Faculdade de Letras da Universidade de Leyde.
Depois de terminar a sua formação académica, o príncipe Guilherme obteve o diploma militar de piloto no 334º Esquadrão de Transporte do Aeronáutica, sendo detentor dos graus de capitão de navio, coronel de Infantaria e coronel da Força Aérea.
O príncipe Guilherme passou também a representar a Casa Real com mais frequência em atos oficiais.
O futuro rei é ainda presidente da Fundação de Orange, da junta assessora de Águas e Serviços da Secretaria-Geral da ONU.
Guilherme da Holanda foi membro do alto patronado do Comité Olímpico Holandês e pertence ao Comité Olímpico Internacional.
A 2 de fevereiro de 2002, o príncipe casou-se com Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina. Os príncipes são pais de três meninas: Amalia, de 9 anos, Alexia, de 7, e Ariane, de 5. A família reside num palacete contíguo ao palácio real de Haia.
A 30 de abril, 3 dias depois de completar o 46º aniversário, o príncipe Guilherme torna-se rei Guilherme, quebrando uma monarquia de mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário