sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Primeiro-ministro do Canadá marcou eleições legislativas para 19 de Outubro

  

 
O primeiro-ministro do Canadá, o conservador Stephen Harper, dissolveu este domingo, 2 de Agosto, a Câmara Baixa do parlamento canadiano e convocou eleições para o próximo dia 19 de Outubro.
Segundo a agência de notícias espanhola EFE, Harper reuniu-se pelas 10h00 (15h00 em Lisboa), com o governador-geral David Johnston, que exerce funções como chefe de Estado em representação da rainha de Inglaterra, a quem solicitou a dissolução da Câmara Baixa.

Esta decisão é um procedimento normal que antecede a marcação de eleições legislativas. A novidade deste ano é a invulgar longa campanha eleitoral que vai durar 11 semanas, o dobro do que é habitual no Canadá, sendo igualmente uma das mais caras da história do país.

Stephen Harper, que levou o Partido Conservador ao poder em 2006, após uma década de governos do Partido Liberal, modificou no ano passado as leis eleitorais para poder aumentar o limite de gastos que os partidos políticos podem realizar durante o período eleitoral.

As últimas sondagens mostram que os conservadores podem perder o poder para o Novo Partido Democrático (NPD).

Segundo o site ThreeHundredEight.com, que segue as eleições no país, a média das sondagens coloca o NPD com uma intenção de voto de 32,1%, enquanto o Partido Conservador, de Harper, tem 31,6% . O Partido Liberal está em terceiro lugar com 25,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário