Estudantes de escola municipal de Lençóis receberam resposta de uma correspondência que eles remeteram à rainha Elizabeth da Inglaterra | ||
Os alunos do 8º ano C da Escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, localizada no Jardim Caju, em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), receberam uma carta da rainha Elizabeth, da Inglaterra, em resposta a outra que escreveram como parte de um projeto encabeçado pelo professor de história Renan Giovanetti Françozo.
O professor propôs para os alunos uma pesquisa sobre o modelo de governo do Reino Unido, já que estavam trabalhando o conteúdo das revoluções inglesas no século 17. Depois, todos juntos redigiram uma carta à rainha da Inglaterra para contar sobre o conteúdo aprendido e sobre as impressões da classe sobre a monarquia britânica Após redigirem a carta em português, os alunos contaram com o apoio do professor de inglês Bruno Henrique Gonzales para traduzi-la, corretamente, para o inglês. Junto com a carta, decidiram enviar para rainha Elizabeth também uma foto com um grupo de alunos participantes da iniciativa, o professor Renan e a diretora da escola, Cássia Radicchi.
“Gostaríamos de estar compartilhando o nosso aprendizado sobre a História Britânica referente ao momento de grande importância para a história de seu povo e também de seu país, na qual a democracia foi implantada com muitas dificuldades no século dezessete, que contribuiu para o crescimento dessa importante nação e também servindo de inspiração para outras nações ao redor do mundo, inclusive o Brasil”, diz trecho da carta enviada pelos alunos.
A correspondência em resposta que a escola Guiomar recebeu veio com o endereço do Palácio de Buckingham, a residência oficial e principal local de trabalho da monarquia britânica. Nela uma assistente informa que a rainha pediu para que ela escrevesse agradecendo a todos pela carta e pela “fotografia adorável” que foi enviada. “Sua Majestade achou muito gentil da parte de vocês contar sobre seus recentes estudos sobre o assunto História Britânica. A Rainha ficou interessada em ouvir sua opinião e agradeceu suas palavras de apoio”, diz trecho do documento, que chegou, também, com um cartão postal com a imagem da rainha Elizabeth e o duque de Edimburgo. “Com essa iniciativa eu quis oportunizar aos alunos a participação um intercâmbio entre Brasil e Reino Unido. Em princípio eles acharam que era uma brincadeira, acharam que a carta sequer iria chegar. Quando recebemos a resposta, tiveram uma surpresa”, diz o professor Renan. A aluna Rafaela Denchuk Ribeiro dos Santos, de 13 anos, conta que não esperava receber resposta, mas quando chegou a correspondência foi muito legal. |
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Rainha responde carta de alunos de Lençóis Paulista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário