Imprensa francesa se rende às excentricidades do Reino Unido, em uma semana em que os britânicos celebram a monarquia, ao mesmo tempo em que aprofundam a reflexão sobre a permanência ou não na União Europeia.
A edição da revista L’Obs é dedicada aos vizinhos british. A soberana Elizabeth II, que celebrou suas 90 primaveras nesta quinta-feira (21), ilustra a capa da publicação francesa, sob a manchete “Goodbye England?”. Nas 30 páginas de reportagens, a semanal discorre sobre “a história de uma ilha à parte” e mostra o quanto a trajetória do reino ao longo dos séculos explica a recusa dos britânicos em se curvar aos europeus. “Desde 1066, a Grã-Bretanha resistiu a todas as tentativas de invasão estrangeira”, relembra o texto.
Em exatos dois meses, em 23 de junho, o Reino Unido vai às urnas para votar no referendo que definirá se o país fica ou não na União Europeia. L’Obs mostra que a questão divide até os historiadores, que se reagrupam em torno de dois respeitados nomes, um a favor e o outro contrário à saída dos britânicos da UE, Andrew Roberts e Edward Madigan, respectivamente. Em um ponto, os dois historiadores concordam: ambos reconhecem que a votação instiga os britânicos a refletirem sobre a própria identidade e quem querem ser na Europa moderna.
Toda a polêmica, no entanto, não abala a serenidade da carismática rainha Elizabeth II. Mais uma vez, a monarca prefere o silêncio e se mantém alheia aos debates que agitam o país – e talvez resida nesta postura a chave de sua popularidade, observa a revista francesa. “Elizabeth não diz nada, até quando o seu reino se rasga sobre o ‘Brexit’. Um segredo da longevidade?”, questiona a reportagem, que ainda trata sobre a sucessão na prefeitura de Londres, a explosão de start-ups no país, as casas dos milionários londrinos e ainda traz um guia atualizado dos endereços mais em voga para visitar, comprar, comer e se divertir.
Moda britânica em alta
O Reino Unido também estampa a capa da revista Les Echos Week-End, a semanal do respeitado jornal econômico francês. O foco, porém, é o que vestem os homens britânicos. “God Save the Chic” é uma rara homenagem à moda dos eternos rivais dos franceses.
“Brexit ou não, nós adoramos a elegância inglesa”, derrete-se a revista, que afirma que a Grã-Bretanha é uma referência incontornável na moda – e brinca que, por isso, o país deve, sim, permanecer na União Europeia. São mais 30 páginas de matérias sobre o assunto, com direito a muitas fotos e, é claro, a história do famoso look chapéu, guarda-chuva e gravata-borboleta, o clichê mais mignon da moda masculina britânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário