quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os líderes do CCG apoiar a reivindicação de Marrocos sobre o Sara Ocidental

  Os líderes do GCC RIYADH // têm apoiado a reivindicação de Marrocos sobre a região do Sara Ocidental em meio a crescentes tensões entre Rabat e as Nações Unidas sobre o estatuto do território.

"Enfatizamos nosso apoio a todas as causas políticas e de segurança que são importantes para o seu país fraternal, principalmente, o Sahara Ocidental", da Arábia Saudita Rei Salman disse na abertura da cúpula de líderes do Conselho de Cooperação do Golfo e Marrocos na quarta-feira.
Rei Salman sublinhou "rejeição categórica de qualquer dano aos interesses de Marrocos" do GCC sobre o Sahara Ocidental, onde a Frente Polisário Argel-backed exige a independência.
Além para a Arábia Saudita, o CCG inclui Bahrein, Kuwait, Omã, Qatar e Emirados Árabes Unidos.
de Marrocos Rei Mohammed VI exortou as monarquias do Golfo estar a seu país para protegê-lo de "conspirações contra a sua integridade territorial", acrescentando que as discussões do Sara Ocidental anuais do Conselho de Segurança da ONU este mês estavam sendo usados ​​"para chantagear Marrocos".
Ele acusou o chefe da ONU, Ban Ki-moon de ser utilizado em uma "guerra por procuração" contra Marrocos através de suas "declarações tendenciosas".
"A situação é perigoso neste momento. É sem precedentes na disputa "sobre o território deserto, disse ele.
Marrocos ficou furioso quando o Sr. Ban no mês passado se referiu à "ocupação" do Sahara Ocidental durante uma visita a um campo de refugiados sarauís na Argélia.
Marrocos rejeitou uma explicação do escritório de Ban que suas observações não eram deliberada e que lamentava os "mal-entendidos".
A ONU tem tentado intermediar um acordo Sahara Ocidental desde 1991, depois de um cessar-fogo foi alcançado para acabar com uma guerra que eclodiu quando Marrocos implantado suas forças armadas no antigo território espanhol em 1975.
povo sarauí locais estão fazendo campanha para o direito à auto-determinação, mas Marrocos considera o território como parte do reino e insiste em sua soberania não pode ser contestada.
Marrocos é um aliado próximo da Arábia Saudita.
Em 2011, o GCC tinha proposto que o Marrocos ea Jordânia, ambos companheiros monarquias, se juntar ao bloco. O projeto não chegou a ser concretizadas, mas a organização criou um fundo de US $ 5 bilhões (Dh18bn) para os dois países.
Marrocos é um membro da coalizão Árabe liderada pelo saudita combate rebeldes xiitas apoiados pelo Irã no Iêmen, onde ele perdeu um avião de guerra F16 em Março de 2015.
*  

Nenhum comentário:

Postar um comentário