quarta-feira, 13 de junho de 2012

CHINA PROIBE A ENTRADA DE TURISTAS NO TIBETE


Esta medida foi tomada pouco antes do início de um festival que recebe  um fluxo maior de turistas na região dos Himalaias, que está sob forte vigilância  devido à violência provocada por movimentos anti-chineses em 2008. 
Várias agências de viagem indicaram  que as autoridades de turismo  do Tibete sinalizaram, no fim de maio, que os turistas estrangeiros não  seriam autorizados a visitar a região, no sudoeste da China. 
"A secretaria de Turismo [chinesa] pediu-nos para parar de organizar  excursões com grupos de turistas estrangeiros para o Tibete no fim de maio.  Nós não sabemos quando esta decisão será levantada", disse  um empregado  do Serviço Internacional de Excursões China-Tibete.  
 Outra agência referiu que esta interdição poderá estar relacionada com  o festival de Saga Dawa, que celebra o nascimento de Buda no calendário  tibetano. 
"As pessoas dizem que a medida está relacionada com o festival", declarou  um funcionário do Serviço de Viagens Tibete-China. 
Este festival aumenta o número de peregrinos budistas para a celebração,  que começou este ano a 04 de junho, data da repressão do movimento pró-democracia  em Tiananmen, em 1989. 
Desde março de 2011, 37 tibetanos imolaram-se pelo fogo, ou tentaram,  na região do Tibete, de acordo com organizações de defesa dos direitos humanos.
O primeiro caso aconteceu a 27 de maio, quando dois tibetanos se imolaram  pelo fogo em Lassa. 
Após os motins de 2008, os turistas estrangeiros foram proibidos de  visitar o Tibete por um ano. Os estrangeiros que conseguem chegar ao Tibete  têm uma autorização especial do governo chinês e viajam em grupos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário