A Austrália e o Sri Lanka reforçaram a cooperação naval e de troca de informações para melhorarem a luta contra as redes de tráfico de imigrantes ilegais, revelou hoje o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Bob Carr.
O chefe da diplomacia australiana está em Colombo para a inauguração do Grupo de Trabalho Conjunto contra o Tráfico de Pessoas e Crime Transfronteiriço que é presidido pelo Secretário da Defesa do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa."Estamos a criar uma agenda clara para podermos partilhar informações, reforçar a cooperação naval e participar na reconstrução do Sri Lanka de forma a reduzir o tráfico de pessoas", disse Bob Carr através de um comunicado à imprensa.
A Austrália considera que a cooperação com o Sri Lanka é fundamental para deter os barcos com imigrantes ilegais, a maioria deles oriundos do Afeganistão, Irão, Iraque e Sri Lanka que tentam chegar à costa australiano depois de um périplo por vários países da Ásia em que contactam com redes internacionais dedicadas ao tráfico de pessoas.
A Austrália intercetou este ano várias embarcações com milhares de pessoas que pediam asilo no país, dos quais 700 foram repatriados voluntariamente para o Sri Lanka desde agosto.
A ONU calcula que os 37 anos de guerra entre os Tigre para a Libertação da Pátria Tamil e as Forças Armadas do Sri Lanka provocaram entre 80.000 a 100.000 mortos dos quais 40.000 eram civis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário