sábado, 15 de dezembro de 2012

XXII Latino Americana de Chefes de Estado e de Governo


Suas Majestades e Suas Altezas Reais o Príncipe ea Princesa das Astúrias, acompanhados pelo primeiro-ministro e sua esposa e os Chefes de Estado e de Governo e do Secretário-Geral da Ibero-americana

  Sua Majestade o Rei permaneceu no Parador de Cadiz, da Cúpula de pré-reuniões de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Cádiz com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do presidente do Equador, Rafael Correa. Ao meio-dia Don Juan Carlos ofereceu um almoço o presidente do Estados Unidos do México, Felipe Calderón, que foi acompanhada pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy.

Na parte da tarde o rei ea rainha e Suas Altezas Reais o Príncipe ea Princesa das Astúrias mudou-se para o Oratório de São Felipe Neri, onde acompanhado pelo primeiro-ministro e sua esposa receberam os Chefes de Estado e de Governo e do Secretário-Geral Ibero-americana, os participantes Cimeira.

Dentro do Oratório diretor do Centro de Estudos Constitucionais, Benigno Pendás, fez uma declaração breve e então prefeito de Cádiz, Teofila Martinez, apresentou a Sua Majestade o Rei de um fac-símile da Constituição de 1812.

Então, no Teatro Falla realizada a cerimônia de abertura da Cimeira XXII Latino-Americana de Chefes de Estado e de Governo. Na chegada, o rei ea rainha e Suas Altezas Reais o Príncipe ea Princesa das Astúrias foram recebidos pelo presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada, o presidente do Senado, Garcia Pio Escudero e do Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Presidência, Soraya Sáenz Santamaria. Don Juan Carlos, onde ele enfatizou que "show espanhol e americano como trabalhar e sonhar juntos podemos atingir metas de extraordinária importância para o progresso das nossas sociedades que também inspirar em outro lugar. Certamente, a Constituição de Cádiz era semente de idéias de liberdade e influenciaram Constituições americanas e de outros países europeus. Sua gênese não era imune às idéias liberais que trouxeram muitos americanos imbuídos do espírito da iluminação e reforma do tempo. "
O rei disse que "o mundo de hoje é muito diferente do que era quando começamos a jornada da Ibero pouco mais de duas décadas. Há dois anos, na Cimeira de Mar del Plata, eu disse que a América Latina está em ascensão . convencido reafirmo hoje:. continente cresce, a redução das taxas de pobreza e há uma maior coesão social "e que" deste lado do Atlântico que temos visto nos últimos anos surgem situações difíceis causadas pela crise financeira e económica Nosso olhos se voltam para você. Você tem feito um esforço extraordinário para estar onde você está hoje e só pode reconhecer e procurar uma experiência que podemos compartilhar "e também" precisa de mais Iberoamerica. concertarnos e devem conhecer-se melhor, continuar explorando e implementando novas formas de trabalhar em conjunto, aprofundar a nossa cooperação e ouvir os nossos cidadãos ".
Sua Majestade terminou "de coração agradecer às autoridades da Andaluzia e da cidade de Cádiz e Cádiz todos os caloroso e cordial acolhida oferecida a nós. Com a convicção de que iremos desenvolver frutíferas sessões de trabalho e alcançar resultados relevantes para os cidadãos de nossos países, tenho a honra de declarar aberta a Cimeira Vinte de Chefes de Estado e de Governo. "
Após a cerimônia de abertura Sua Majestade o Rei ofereceu um jantar no Parador de Cádiz para os Chefes de Estado e de Governo presentes na Cimeira.
Sua Majestade salientou que "no fundo do meu coração, com grande orgulho e considero um privilégio dividir esses encontros e trabalhar com você para servir os nossos cidadãos na América Latina. Também me sinto muito feliz porque o nosso dever de Chefes de Estado ou de Governo acrescenta uma apreciação real pessoal que se desenvolveu e cresceu com nossas reuniões, reforçando o sentimento inegável de unidade entre nós ", recordou também que" como valores que agora Constituição memorável ainda em vigor e contribuir para a inspirar os passos da Comunidade Latino-Americana. Neste espírito, agradecemos sua presença, que promete os melhores resultados para esta cimeira. Como rei da Espanha Eu tenho o orgulho de ter a oportunidade de continuar a trabalhar em conjunto com você para a afirmação e maior projeção da Comunidade Latino-americana ", destacando" o escopo do trabalho feito para o nosso país ao longo do ano. Neste exercício temos enfatizado políticas destinadas a promover o crescimento com equidade em nossas sociedades. 's oito reuniões ministeriais e numerosos fóruns, seminários e reuniões realizadas em uma escola tiveram esse objetivo. "
Don Juan Carlos também foi mencionado que "neste despediu cimeira para o presidente do México, Felipe Calderón, o nosso bom amigo, a quem desejo o melhor a felicidade pessoal e sucesso nesta nova era está prestes a começar agora. Também receber primeiro Uma vez que o novo Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, a quem damos o mais quente de boas-vindas. Também gostaria de enviar uma memória cheia de emoção para as pessoas queridas da Guatemala, que recentemente sofreram as terríveis consequências de um terremoto. saudações fraternas ao seu Presidente, Otto Perez Molina, que por esse motivo não tem sido capaz de compartilhar esse dia com a gente. "
King também queria esclarecer que "Como você pode ver, eu tenho algumas dificuldades mecânicas que reapareceram nos últimos dias e eu vou obrigar, seguindo conselho médico, para interromper minha agenda oficial para ir através da oficina, ou seja, , para a cirurgia do quadril esquerdo, eu tenho bastante médicos maltrecha.Aunque aconselhou-me a uma cirurgia e eu queria adiar pelo menos até a próxima semana para estar aqui com todos vocês, meus irmãos Ibero-americana em conjunto para fortalecer este espaço extraordinário de afinidades e afeições que é a nossa América Latina. eu não perdi nenhum dos nossos compromissos em 20 anos e não estava disposto a ser ausente neste em que a Espanha é também o país de acolhimento. "
Antes do jantar, o Cadiz prefeito Don Juan Carlos deu prêmio americano "Cortes de Cádiz Liberdade", com a presença dos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cimeira.

No sábado, 17 na parte da manhã Sua Majestade o Rei, acompanhado pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo y Marfil, ofereceu um café da manhã com os Chefes de Estado Central , no Palácio de Congressos e Exposições, e então começou a primeira sessão plenária, na abertura da sessão de Don Juan Carlos sublinhou que esta é "uma cúpula cujo lema nos cobra para falar sobre como renovar um relacionamento que é reforçada por 22, no âmbito da Conferência Ibero-americana, mas enraizada na história. " A sessão também com a presença de Sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias.
Entre as resoluções aprovadas na cimeira dos líderes instruiu o ibeoramericanos presidente Ricardo Lagos, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Igleisas, e ministro das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, em um ano apresentar uma proposta formal para a reforma cúpula, que deverá passar a ser bienal. Esta equipa irá apresentar o seu relatório na próxima reunião de Chefes de Estado e de Governo que será realizada no Panamá, em 2013, e baseou o seu trabalho com uma proposta apresentada pela Espanha, de "redefinir" completamente este fórum com a criação deste grupo de trabalho, ratificou a aceitação do Haiti como observador nas cimeiras.

Além disso, a Espanha recebeu do presidente do Chile, México, Peru e Colômbia, a carta em que a Espanha é aceito como um observador da Aliança do Pacífico, ea cimeira adoptou uma declaração conjunta, políticas voltadas para infra-estrutura, o crescimento , das PME e do espaço cultural ibero-americano, e vários documentos acordados por todos os países membros, incluindo notas de apoio da comunidade latino-americana da candidatura da Espanha para ocupar um não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Após a primeira sessão plenária Don Juan Carlos, ofereceu um almoço aos chefes de Estado e de Governo presentes na Cimeira, que contou com a presença de Sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias.

Em paralelo, no período da manhã, acompanhado por esposa, a rainha Sofia primeiro-ministro, Fernandez Elvira, Primeiras Damas, cônjuges e convidados presentes eo prefeito de Cadiz, Teofila Martinez, fizeram uma visita à exposição "Grandes Mestres da Arte Popular da América Latina "e da Catedral de Cádiz.

Mais tarde, eles se mudaram para Jerez de la Frontera, para visitar a Escola Real Andaluza de Arte Equestre, onde participou do espetáculo "Como a Dança cavalos andaluzes" e Bodegas Gonzalez Byass.

Após estas visitas, Sofia ofereceu um almoço para as Primeiras Damas e Chefes de Delegação e acompanhamento Ministros dos Negócios Estrangeiros.

Na parte da tarde teve lugar a segunda sessão plenária em que houve a transferência da Secretaria pro tempore da República do Panamá, Juan Carlos disse que "que os Chefes de Estado e de Governo dos nossos países e continuamos a atender hoje Cadiz falar sem restrições em uma atmosfera de proximidade intensa, amizade e cordialidade reflete, sem dúvida, que a comunidade latino-americana é uma realidade firme "e disse que" cabe agora ao Panamá título nesta responsabilidade. agora eu entregar esse testemunho, convencido de que ele vai fazer um grande trabalho e que manterá a responsabilidade de representar a Secretaria Pro Tempore, com a verve ea imaginação que caracteriza o seu povo. "

Sua Majestade agradeceu "as autoridades eo povo de Cadiz obrigado novamente pela calorosa acolhida oferecida a nós" e acabou querendo Panama "o maior sucesso na organização da próxima rodada."
E, finalmente, Sua Majestade o Rei declarou o XXII Latino Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário