Sua Majestade o discurso da rainha no Palácio de Fredensborg gallataffel no dia 4 Abril 2013, por ocasião da visita de Estado finlandês.
Sr. Presidente, a Sra. Jenni Haukio É com sincero prazer que o Príncipe Consorte e hoje eu ofereço Presidente da Finlândia Sauli Niinistö e Haukio senhora de boas-vindas para a Dinamarca.
Dinamarca e Finlândia estão intimamente ligados, não apenas por laços formais e amigável, mas porque somos parte da família nórdica. Como vemos você mesmo, e isso é percebido também por toda a comunidade internacional.
Dinamarca sempre incluiu a Finlândia com sentimentos calorosos. Nós admiramos o povo finlandês por sua atitude de resistência e destemido apesar destino às vezes bate duro. Sabemos também as pessoas para a sua engenhosidade e grandes criações artísticas, não menos importante, no campo do artesanato e design moderno.
Finlândia e Dinamarca têm uma história comum nórdico que vai caminho de volta, de volta para a União de Kalmar e antes. Cerca de quatro anos, podemos comemorar o 100 º aniversário da independência da Finlândia. É uma independência que a Dinamarca desde 1917 tem apoiado, mesmo durante a guerra de inverno e nos anos seguintes, e em dois anos podemos comemorar 20 anos de adesão da Finlândia à UE e à comunidade dentro do amplo contexto europeu. Mas não é apenas a história que nos conecta. O que nos une é antes de tudo a nossa humanidade comum e valores compartilhados. Temos uma abordagem comum para os desafios da vida, com base no pragmatismo, flexibilidade, respeito e confiança. Nossas decisões são baseadas nos interesses da comunidade, bem como no respeito pelo indivíduo.
Que estamos juntos em um nórdico comum não é apenas algo que gosto de apresentar, quando nos encontramos em ocasiões festivas como esta. Isso é algo a que os outros perceber - talvez com alguma surpresa. É-nos dito que os países nórdicos representam algo especial e tem algo a oferecer - tanto na Europa e no mundo. É quase como se os outros invejam a confiança imediata e óbvia a relação que existe entre nós. Nós gostamos de competir uns com os outros, mas estamos ansiosos simultaneamente em cada um dos outros sucessos e sentir que quando um de nós, rosas, caem também alguns do resto de nós.
Especialmente em um momento de crise econômica, como a Europa e outras partes do mundo se encontra, pratos muitos olhos para o modelo nórdico. A impressão é de que os países nórdicos têm continuamente conseguiu se adaptar a novos desafios, e é considerado por muitos que o modelo nórdico pode ter algo a oferecer em um momento em que o mundo está à procura de novas soluções sustentáveis.
O discurso cai por exemplo. muitas vezes sobre a adaptabilidade, criatividade e inovação que caracterizam as sociedades nórdicas e empresas, no seu melhor.
Isto aplica-se em tecnologia da informação por nosso povo e empresas abraçaram. Cidadãos finlandeses e dinamarqueses estão entre aqueles que se comunicam e agem mais da internet e fazer uso das formas de comunicação mais modernos - na verdade, muitas vezes através de telemóveis finlandeses. Também a comunicação entre os cidadãos e os poderes públicos têm sido "digitalizado", como tão bem colocado.
A abertura às novas tecnologias e novas formas de fazer as coisas é um ativo que vale muito. A capacidade de se adaptar e inovar quando o mundo está a mudar, trazendo nossos países para a frente, de botas de borracha para telefones celulares, de estaleiros para produção de turbinas do vento.
Um dos grandes desafios de hoje é a tecnologia verde e "Cleantech" e estamos satisfeitos que a sua visita, o Sr. Presidente, só incide sobre esses temas. Nós, os países nórdicos estão entre aqueles que mais cedo reconheceu a necessidade e tentar fazer algo sobre os desafios ambientais e climáticas que o mundo enfrenta. O esforço está agora a começar a dar frutos em benefício do meio ambiente e os nossos negócios.
Dentro da família nórdica, cada povo voz própria e chave. Lâminas Finlândia, tanto através da música grandiosa de Sibelius e linguagem através subindo e descendo o tom. Há um sério, coerente com a sua história e as florestas intermináveis, mas também uma alegria de vida, que se expressa quase a despeito e em todo o mundo estão participando - não menos graças à Moomin inimitável, como gerações de crianças, e os seus pais e avós passaram a confiar.
Presidente Niinistö Sauli,
Seu e Sra. Haukios visita à Dinamarca nos dias de hoje é uma boa oportunidade para reafirmar a amizade e quente entre os nossos dois países - e expressar a esperança de que nos próximos anos irá fortalecer ainda mais os laços que ligam muitos Finlândia e Dinamarca .
Com a esperança eo desejo de felicidade e prosperidade da Finlândia e os finlandeses, eu levanto o meu copo junto com o príncipe consorte para um brinde ao Presidente da Finlândia e Haukio Sra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário