Os ministros das Relações
Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e de Andorra, Gilbert Saboya
Sunyé, apoiaram nesta terça-feira a proposta de que a Cúpula
Ibero-Americana passe a ser realizada a cada dois anos e não anualmente
como foi até agora.
"Seria uma forma de racionalizar os trabalhos" da cúpula e nos anos
em que não houver reuniões entre chefes de Estado e de Governo, haveria
encontros ministeriais, declarou Patriota aos jornalistas após uma
reunião privada com Saboya Sunyé.O ministro de Andorra disse, por sua parte, que o principado também "vê com muito agrado" essa proposta que é analisada no seio da comunidade ibero-americana, integrada por Espanha, Portugal, Andorra e os países da América Latina.
Essa possibilidade começou a ser tratada durante a última Cúpula Ibero-Americana, realizada em novembro na cidade espanhola de Cádiz, na qual foi decidido criar um Grupo de Reflexão para estudar o assunto.
À frente desse grupo está o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, que em uma recente visita à Brasília, considerou que a próxima reunião ibero-americana, que será no Panamá em outubro deste ano, pode ser "a última" realizada anualmente.
Segundo Lagos, a ideia é que a Cúpula Ibero-Americana, que já tem 22 edições, se alterne com a cada dois anos e reúna os chefes de Estado e do Governo da União Europeia e América Latina.
A decisão final será adotada nos próximos meses, nos quais também será analisado que será osucessor do uruguaio Enrique Iglesias à frente da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), que deve ser eleito durante o próximo ano.
Ademais os dois governos , fizeram um tratado a respeito de turismo .
Andorra recebeu mais de 50 mil russos no ultimo ano , além de ser um paraiso fiscal e também um excelente local para esquiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário