Desde a tarde dessa segunda-feira centenas de pessoas já se reuniam na praça Dam, ponto central das festividades, onde se situa o palácio real e a Nieuwe Kerk (Igreja Nova), e onde o futuro rei fará seu sermão após receber a coroa de sua mãe na manhã dessa terça-feira. Delegações do mundo inteiro estão em Amsterdã para a cerimônia de coroação de Willem-Alexander. O príncipe Charles da Inglaterra e sua mulher Camilla, o príncipe Philippe e a princesa Mathilde da Bélgica e os representantes das famílias reais da Espanha, Jordânia e Japão fazem parte dos convidados.
A assinatura do ato de abdicação da coroa está prevista para as 10h15 do horário local. A partir desse momento a rainha Beatrix passará a ser chamada de princesa e seu filho se tornará o novo rei do país. Ele será o primeiro holandês do sexo masculino a assumir o trono desde 1890.
Após a assinatura do documento o novo monarca fará uma aparição no balcão acompanhado de sua família, onde deve pronunciar um breve discurso. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas no centro da cidade para assistir a cerimônia.
Vários eventos serão realizados durante a noite de terça-feira para marcar a coroação. Além dos shows e festas em discotecas, cerca de 50 artistas holandeses vão cantar a “Canção para o rei”, composta especialmente para a ocasião. A música, aliás, chegou a ser criticada por sua letra simplista e a mistura de ritmos populares e rap. Apesar das críticas, espera-se que 17 milhões de holandeses em todo o país entoem a canção.
A família real holandesa desfruta de uma alta taxa de popularidade. Mesmo assim, os poucos opositores à monarquia também devem estar presentes no evento vestindo roupas brancas em forma de protesto contra o sistema.
Mudanças políticas
Beatrix assumiu o trono em 1980 após a abdicação de sua mãe, a rainha Juliana, que reinou durante 31 anos. A coroação de Willem-Alexander é vista como uma nova fase na Holanda, que vem tentado separar cada vez mais a monarquia da vida política. Em 2012 a rainha não designou um mediador para participar da formação da coalizão do governo, um fato inédito. Agora, pela primeira vez na história do país, o novo rei não terá nenhum papel político oficial, mesmo se continuará recebendo o primeiro-ministro em consultas diárias. O novo soberano cultiva uma imagem informal e já disse que prefere não ser chamado de “vossa majestade”.
Willem-Alexander é casado com Maxima Zorrigueta, uma argentina filha de um ex-ministro da Agricultura, que atuou durante o regime militar do general Videla de 1976-1983. O passado do sogro quase impediu o casamento dos novos monarcas. O casal tem três filhos (Catharina-Amalia, Alexia e Ariane).
Nenhum comentário:
Postar um comentário