Os ladrões entraram na catedral por quebrar uma janela.
"É uma grande perda, e não só para a igreja, uma vez que diz respeito a um rei sueco. Que aconteceu é muito triste", disse Sköld jornal local Vestmanlands Läns Tidning (VLT).
Johan III, o filho do rei Gustav Vasa, morreu em 1592. Os itens roubados - uma coroa de bronze e cetro e uma maçã de madeira dourada - foram mantidos pelo túmulo de Erik XIV, o meio-irmão do rei Johan III que foi enterrado sem regalia em Västerås em 1577. O rei Gustavo III marcada para o cetro ea coroa, que tinha sido utilizado no cortejo fúnebre do Rei Johan III, para ser transferido para Västerås, em 1800, e colocado junto ao túmulo de Erik XIV.
"É impossível vender essas coisas", disse Kenneth Mandergrehn da Suécia "National Bureau of Investigation ( Rikskriminalpolisen ).
"Qualquer um no negócio que é oferecido para comprar os itens irão reagir imediatamente", disse Mandergrehn, que é especializada em crimes contra o patrimônio cultural. Ele explicou que a regalia de funeral, que são cópias de regalia nacional, provavelmente não são de interesse para colecionadores.
"Roubos de igreja geralmente envolvem itens católicos que são roubados e vendidos no exterior. Esses itens não se enquadram nessa categoria", disse Mandergrehn.
"Eles são inestimáveis como símbolos de um monarca sueco anterior. Seu valor sentimental não pode ser medido", disse Sköld.
"É uma grande perda para todos nós. Isso faz parte da nossa herança cultural. Estamos trabalhando intensamente com a melhoria da segurança, mas ao mesmo tempo, esses itens devem ser acessíveis a todos. É um equilíbrio difícil", disse John Rothlind, conservacionista chefe da Igreja Sueca em Västerås.
Thomas Gustafsson da polícia regional, Västmanland disse que um alerta em todo o país haviam sido emitidos. "Essas coisas são tão especiais que a maioria das pessoas deve reagir se eles superfície. Nós notificamos todas as delegacias de polícia na Suécia", disse Gustafsson.
A polícia local disse que também vai investigar se os assaltantes foram capturados em câmeras de vigilância.
Regalia funerários eram tradicionalmente usado em enterros reais na Suécia para simbolizar a identidade do falecido do real e estatura social. Foram colocados no interior ou na parte superior do caixão. Um segundo conjunto de insígnias de ouro usados em funeral de Johan III ainda é mantido em Uppsala .
O cetro roubado e coroa, que são feitas de bronze e tem detalhes em prata, foram produzidas na Holanda, no século XVI. A maçã dourada de madeira foi feito no século XIX. Todos os três itens colocar em um travesseiro de madeira, que também foi roubado na noite de quinta.
Outros conjuntos de reais regalia fúnebres são mantidos no Strängnäs , Uppsala e Estocolmo .
Nenhum comentário:
Postar um comentário