quarta-feira, 8 de maio de 2013

Kuwait faz prisões de sauditas por insulto ao Emir

 

 
0
0
0




0




0













ª instância do Kuwait na quarta-feira condenado a homem a cinco anos de prisão por insultar o emir no Twitter, disse um ativista de direitos humanos.
O tribunal passou o período em Abdulaziz al-Mutairi in absentia, já que seu paradeiro é atualmente desconhecido, o diretor da Sociedade Kuwait para os Direitos Humanos, Mohammad al-Humaidi, disse à  
O tribunal também decidiu que Mutairi devem ser deportados depois de completar seu mandato de prisão, Humaidi acrescentou.
Sob a lei do Kuwait, Mutairi pode contestar a decisão imediatamente após ele se apresenta e que o tribunal inferior é obrigado a rever seu caso.
Mesmo se a sentença for mantida, ele ainda pode contestar a decisão na apelação e tribunais supremos.
Mutairi é o mais recente em uma série de tweeters e ex-deputados da oposição para receber penas de prisão ou ir a julgamento por insultar o emir.
Nos últimos meses, os tribunais do Kuwait deram sentenças de prisão de vários activistas da oposição e ex-deputados para observações considerados insultantes ao emir, xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah.
No mês passado, tribunal inferior do Kuwait condenou o líder da oposição e ex-deputado Mussallam al-Barrak a cinco anos de prisão por comentários que fez em um comício público em outubro considerado ofensivo ao emir.
A decisão provocou protestos de rua por ativistas da oposição e grupos de direitos humanos internacionais amplamente condenados movimento.
Criticando o emir do Kuwait é considerado uma ofensa a segurança do Estado e prevê uma pena máxima de prisão de cinco anos.
Kuwait tem visto muitas manifestações de oposição liderados contra mudanças na lei eleitoral, que os grupos de oposição dizem que permitiu ao governo para influenciar os resultados das eleições e eleger uma assembleia do carimbo de borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário