terça-feira, 16 de julho de 2013

Sua Majestade o Rei e Sua Majestade Mohammed VI durante a conversa entre os dois monarcas no grande salão do aeroporto

 
.

 

 
A tendendo a convite de Sua Majestade o Rei Mohammed VI de Marrocos, o rei Juan Carlos leva uma viagem oficial e de trabalho em Marrocos de 15 a 18 julho de 2013. Sua Majestade o Rei chegou na tarde de segunda-feira, 15 de julho, o Aeroporto de Rabat-Salé, onde foi recebido por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, com a qual ele poderia conversar no hall do aeroporto. Também veio a acolher Don Juan Carlos Príncipe Moulay Hassan, eo príncipe Moulay Rachid. Posteriormente, foi realizada uma reunião no Palácio de Dar Es Salam. Mohamed VI ofereceu um jantar privado de Sua Majestade o Rei, que também contou com a presença da esposa do Rei de Marrocos, a princesa Lalla Salma, o príncipe herdeiro Moulay Hassan ea princesa Lala Khadija irmã e irmãos Mohamed VI, Moulay Rachid, Mariam Lala Lala Lala Hasna e Asma.
O dia desta terça-feira, 16 de julho começou com uma coroa de flores no Mausoléu de Mohamed V, que contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García Margallo, ministro da Justiça, Alberto Ruiz-Gallardón, ministro Interior, Jorge Fernandez Diaz, ministro do Desenvolvimento, Ana Pastor, Ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, o Alto Comissário do Governo para a Marca Espanha, Carlos Espinosa de los Monteros, o diretor do Instituto Cervantes, Victor Garcia de la Concha, e os ex-titulares de Carteira de José Pedro Pérez Llorca, Marcelino Oreja, Javier Solana, Carlos Westendorp, Abel Matutes, Ana Palacio, Josep Piqué, Miguel Angel Moratinos, Trinidad Jiménez.
Sua Majestade o Rei colocou caminhos grinaldas em túmulos de Mohammed V e Hassan II e assinou o livro de honra do mausoléu. Após esta visita, Don Juan Carlos mudou-se para o Hotel Sofitel para abrir o hispano-marroquino Business Meeting "Marrocos-Espanha: uma zona de prosperidade partilhada."
Em seu discurso, o rei destacou que "as relações entre Espanha e Marrocos são de alta densidade, como testemunhado pelo ritmo de reuniões e contatos em todos os níveis. Nossos dois governos lançaram as bases de uma nova parceria estratégica . Esta parceria deve elevar o nível de nossas relações para uma nova etapa, por meio de um diálogo político reforçado, uma nova parceria económica e uma agenda ambiciosa de conteúdo "social e cultural.
Don Juan Carlos chamou-lhe "um exemplo muito importante de abertura e estabilidade", as reformas empreendidas sob a orientação de Mohamed VI e da adoção da nova Constituição ", abertura e estabilidade que resultam positivamente no contexto regional e em que as nossas relações bilaterais. "
"A Espanha está agora a promover um modelo de crescimento e de criação de emprego que coloca grande ênfase na projeção internacional das nossas empresas. Nossos empresários bem sucedidos trabalhar fora das nossas fronteiras, a exportação de bens e serviços, investindo e ganhando grandes projetos em concursos internacionais. Para a sua estratégia de expansão no exterior também tem o projeto Marca Espanha. Da mesma forma, Marrocos foi concebido sob a orientação de Sua Majestade Mohammed VI, uma visão clara de um desenvolvimento aberto para os seus parceiros internacionais, incluindo a Espanha quer destacando. deve saber aproveitar as complementaridades entre nossas economias e realizar novos projetos juntos ", disse King, que também agradeceu aos excelentes desempenhos de Espanha e Marrocos a participação das empresas na reunião.
Antes de concluir, Don Juan Carlos pôr em valor a relevância global das empresas espanholas em setores como tratamento transportes, energia, têxtil e de água, entre outros, e afirmou que "temos diante de nós a oportunidade de criar crescimento e emprego, se levarmos vantagem o potencial da nossa parceria estratégica, enfrentando os desafios, reforçar o nosso diálogo, a nível económico e responder às oportunidades que a globalização oferece. Durante esses tempos de profundas transformações económicas, Espanha e Marrocos são parceiros privilegiados, confiante de que em seu História e Geografia compartilhado em muitos dos recursos são necessários para enfrentar o futuro com confiança. "
Na parte da tarde, foi realizada uma reunião entre Mohammed VI eo rei Juan Carlos no Palácio Real em Rabat. Em seguida, foi para a Biblioteca Nacional. Há inaugurada a exposição "25 Anos de Cooperação Arqueológico Espanha e Marrocos" e teve lugar a cerimónia de cópia digitalizada dos manuscritos árabes da Biblioteca de El Escorial para a Biblioteca Real de Marrocos. No dia de 16 de julho terminou com um jantar oficial oferecido por Mohamed VI, no Palácio Real, em Rabat.
Na quarta-feira, julho 17, no Palácio Real em Rabat visitantes, Sua Majestade o Rei vai receber o primeiro-ministro Abdelilah Benkirane e os presidentes das duas câmaras representativas de Marrocos. Mais tarde, vai fechar uma reunião de presidentes de universidades de ambos os países e presidir a Embaixada da Espanha, uma recepção para representantes de instituições espanholas.
Na quinta-feira, Julho 18, no município de Rabat, Sua Majestade o Rei vai receber a chave de ouro de Rabat e uma réplica do portão da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário