Sua Majestade o Rei, acompanhado pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy,
participou da Cúpula XXIV de Chefes de Estado e de Governo, que foi
realizada na cidade mexicana de Veracruz, em 8 e 9 de dezembro de 2014
sob a Lema: "A América Latina no Século XXI: Educação, Inovação e
Cultura".
T ele Chefes de Estado e de Governo dos países membros da Conferência Ibero-Americana, realizada desde 1991, uma reunião de cúpula. O país anfitrião propõe um foco para a discussão dos presidentes. Após a reunião, tradicionalmente, uma declaração política e declarações sobre questões de interesse particular é adotada.
Sua Majestade o Rei, acompanhado pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy,
participou da Cúpula XXIV de Chefes de Estado e de Governo, realizada
na cidade mexicana de Veracruz, em 8 e 9 de Dezembro de 2014, sob a
Lema: "A América Latina no Século XXI: Educação, Inovação e Cultura".
Esta é a primeira Cúpula Latino-Americana de Don Felipe como chefe de Estado. Como Príncipe das Astúrias, foi para as realizadas sob a Presidência espanhola, Salamanca (2005) e Cadiz (2012). Ele também viajou para o Panamá (2013), em nome de Don Juan Carlos, ausente por convalescença, mas não participou em reuniões da Cimeira, reservada aos chefes de Estado e de governo, mas participou com outros líderes em várias preliminares .
A presença de Don Felipe na América Latina é contínua desde 1996, quando foi decidido para representar a Espanha em aquisições de presidentes latino-americanos. O México é o décimo primeiro destino internacional da Proclamação eo primeiro na América Latina.
Sua Majestade o Rei chegou ao México no final da tarde de 06 de dezembro. Na General Heriberto Jara International Airport Veracruz, Don Felipe foi recebido pelo secretário mexicano das Relações Exteriores, José Antonio Meade, eo embaixador da Espanha no México, Luis Fernández-Cid. Rei entregue à porta de algumas palavras, que expressavam "emoção e alegria" por ser no México e seu desejo de contribuir para a "grande comunidade de nações latino-americanas", bem como ter a oportunidade de compartilhar este "orgulho e responsabilidade". O Rei também transmitiu a "profunda afeição do povo espanhol" e agradeceu a hospitalidade de Veracruz e comprometimento organizacional do presidente do México, Enrique Peña Nieto.
No domingo, 7 de dezembro, o Rei começou suas atividades no Espanhol Mercantile Círculo de Veracruz, onde visitou a exposição "Memória Gráfica da emigração espanhola" e entregou as Medalhas de Honra da Emigração Espanhola, concedidos a espanhola Mercantile Círculo Veracruz Espanhol e Bem-Estar Veracruz. Em seu discurso, Don Felipe enfatizou que este ato tem "um significado do amor e gratidão para com a emigração espanhola, especialmente aqueles que chegaram ao México e que estado e município em Veracruz, e outro gratidão permanente à hospitalidade deste terra e este grande país para os espanhóis que vieram principalmente em caso de necessidade, um país com o qual a Espanha é e se sente tão unida ".
"Os imigrantes espanhóis sempre foram caracterizadas por amor a suas raízes, sua honestidade e solidariedade, e por seu espírito empreendedor e de trabalho. Também por sua capacidade de países de acolhimento integração respeitoso e construtivo. Porque, se essas qualidades eram De fato, desde a sua criação no Mercantile Círculo de Veracruz, popularmente conhecido como Casino espanhol e espanhol Benevolent Society of Veracruz. Por este motivo ambas as entidades tê-los feito digno de maior reconhecimento e hoje eu tive o prazer de entregar a Medalhas de Honra da emigração espanhola para a Categoria Ouro ", disse King.
Na parte da tarde, Don Felipe participou do encerramento do Encontro de Negócios X Ibero-Americana, ato em que o presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto estavam presentes; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan; Presidente do Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia, Valentin Diez Morodo; Secretário mexicano de Economia, Ildefonso Guajardo, o governador do Estado de Veracruz, Javier Duarte, e do presidente do Grupo Santander, Ana Botín-Sanz de Sautuola, entre outros. Durante o evento, vários prémios de actividades empresariais em Ibero-América se rendeu. Além disso, Don Felipe recebeu um documento com as conclusões desta reunião de negócios e uma cópia da Carta do Rio, com dez compromissos para melhorar, modernizar e internacionalizar o ensino superior, assinada por 1.103 reitores de 33 países.
"Esta reunião abordou questões essenciais nas sociedades latino-americanas, uma vez que o crescimento das nossas economias e do comércio e as trocas de investimento entre os nossos países são pré-requisitos para a obtenção de maior bem-estar para todos, para conseguir uma melhor distribuição da riqueza, e para combater de forma eficaz o flagelo da última desempleo.Este representa um verdadeiro problema, um desafio que afeta gravemente muitos dos nossos cidadãos que dificulta o futuro da nossa juventude e, portanto, cada um de nossos países. Ele também tem uma questão fundamental aqui abordado. capital humano não ser subestimada no último fator, porque as pessoas são a fonte de tudo o que foi construído como uma sociedade e, consequentemente, a educação é a semente que vai determinar o escopo de nosso progresso ", disse Sua Majestade o Rei em seu discurso.
Don Felipe comemorou o sucesso das "multinacionais" empresas e afirmou que "durante estes tempos de crise na Europa, a América Latina tem experimentado um taxas de crescimento notáveis que têm favorecido o seu progresso económico e social. É verdade que, hoje, incertezas, mas se são desenhadas e superar com coragem e boas decisões, esta região é claramente um motor da recuperação económica global.Por isso, temos de fortalecer ainda mais nossos laços. A América Latina tem boas condições de partida para assumir um papel de liderança no crescimento global ".
"Enquanto isso, na Europa, que ainda é o primeiro bloco comercial do mundo continua a ser importante fonte de oportunidades. Daí os acordos de associação e ligações estratégicas de que a UE e negociaram nos últimos anos, se tornam instrumentos especialmente útil para multiplicar comércio e investimento e sostenible- adotivo sustentado em ambas as direções ", acrescentou o rei.
Don Felipe chamou de "crescimento sustentado das nossas economias" e, especialmente, "traduzir esse crescimento em um verdadeiro bem-estar de todos os cidadãos em uma distribuição justa e equitativa da riqueza, e em um espaço de oportunidades para todos sempre que possível banir ou reduzir a pobreza anedota pura e desemprego ".
O dia terminou com o jantar inaugural III Communications Fórum, que contou com a presença do Presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto; Presidente do Uruguai, José Mujica; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan; O primeiro-ministro de Andorra, Antoni Martí; Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo; Secretário de Estado das Comunicações, Carmen Martinez de Castro, eo presidente do Grupo Televisa, organizador do fórum, Emilio Azcárraga, entre outros. Em seu discurso, Don Felipe lembrou o lema deste fórum, "Mídia, novas tecnologias, novos paradigmas", celebra-se e observou que o setor de comunicação está sendo transformada a partir de diferentes pontos de vista: "Para uma lado, do ponto de vista do público, que a cada dia são mais educadas e exigindo mais qualidade, e agora um paradoxo vivo: ser abrangente, mas ao mesmo tempo a ser fragmentado por interesses, afinidades ou vistas locais, privados ou ideológica. Em segundo lugar, a partir da perspectiva dos meios de comunicação, que agora estão vivendo plenamente o papel e digital, a televisão e as novas tecnologias. E em terceiro lugar, a partir da abordagem económica, com uma visão em multilatina empresas de competir nos mercados internacionais plenamente. "
"O debate social hoje é nascido e ocorre com freqüência nas redes sociais durante a comunicação e socialização na mídia, uma vez que estes ainda são a espinha dorsal deste diálogo das sociedades latino-americanas são alimentados para que Devo dar soluções. Neste contexto, novos desafios para os desafios da mídia a ser levantada em fóruns como este que nos reúne hoje são identificados ", ressaltou Don Felipe.
Sua Majestade o Rei enfatizou a força de idiomas da América Latina: "Eu gostaria de enfatizar, mais uma vez, a importância e magnitude dos nossos duas línguas de trabalho ─el fim espanhol e portugués─ para atingir a meta de comunicação entre . o povo, a fim de que, em suma, nos trouxe até aqui é por isso que eu enfatizo o status do espanhol como segunda língua de comunicação internacional, ou seja, 2 língua materna do mundo, como os falantes de línguas 2 em conjunto, e como o segundo idioma usado nas principais redes sociais do mundo. E eu também enfatiza a força e presença intercontinental do Português, o outro grande linguagem da América Latina, e ao facto de Espanhol e Português, com a sua afinidade inegável articulada um grande espaço multinacional onde todos podemos entender. "
Na segunda-feira, 8 de dezembro Sua Majestade o Rei participou, juntamente com o Presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto; Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet; Presidente do Uruguai, José Mujica; Presidente do Peru, Ollanta Humala; Presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan, e Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo, entre outros, a reunião foi "Rethinking América Latina: Construindo o Futuro", um ponto de encontro para acadêmicos, artistas e filantropos expor idéias e propostas para enriquecer o trabalho do Summit, que tem a educação, cultura e inovação como temas centrais. Durante a sua entrega celebração do México prêmios de Inovação e Empreendedorismo dos anos de 2012, 2013 e 2014, esta última edição em que o pesquisador e presidente do CSIC Carlos Martinez Alonso se distingue se tornou.
Em seu discurso, o rei colocou no valor da Conferência e da Ibero: "Estamos em um mundo onde você tem que articular alianças, devemos unir forças, um trabalho comum devem ser realizadas, dar desafios coletivos respostas são coletivas. E nós temos um sistema institucional da América Latina, a Conferência e Summit, que proporcionam um espaço de encontro para compartilhar experiências, trocar pontos de vista e projetar para o mundo ".
"E a melhor alavanca que temos a fazer é esta cultura que nós compartilhamos feita de valores humanos, como a tolerância e solidariedade para os outros. Nossa cultura é uma das expressões mais talentosos da civilização no mundo, e devemos aplicá-la para nos projetar para ele, para exportar esses valores que nos ajudam a alcançar a nossa vida individual e nossa vida em sociedade são melhores ", acrescentou Don Felipe.
Sua Majestade o Rei concluiu dizendo que "se nós trabalhamos para fortalecer e enriquecer o nosso poder cultural, pois servem para fortalecer e multiplicar o benefício social e econômico gerado, e para assegurar a mobilidade dos nossos talentos, nossos estudantes, criadores , artistas e cientistas, ou os nossos profissionais e empresários ;. Então estudiosos vão realmente dar um contributo sério, histórico e transformador impacto para a nossa melhoria global e no mundo inteiro ".
Ao meio-dia, Don Felipe compartilhou um almoço com o presidente dos Estados Unidos, do México e do primeiro-ministro, Mariano Rajoy.
A cerimônia de abertura da Cúpula Ibero-Americana XXIV abertura realizada no World Trade Center, em Veracruz, na tarde de segunda-feira 8 de dezembro. Sua Majestade o Rei interveio no início da primeira sessão plenária, que foi "Educação e Cultura" como tema central. Don Felipe começou dizendo que "a Espanha é inseparável da realidade e a idéia de discurso latino-americano. A América Latina é parte da nossa identidade, o nosso passado, o nosso presente e também o nosso futuro. Tudo em Espanha tem uma dimensão ou projeção latino-americana, e da Coroa, como o mais alto cargo do Estado e da nação, constitucionalmente assume uma função especial de representação perante as nações da nossa comunidade histórica ".
Neste sentido, ele lembrou que, há décadas, Don Juan Carlos impulsionou "com toda a força o exercício Ibero-americana de consulta e cooperação, e atendeu quase todas as cimeiras realizadas desde 1991, teve lugar o primeiro aqui México, na cidade de Guadalajara. Permita-me para vos transmitir a sua memória, cheio de carinho e amizade. "
"Agora, no início do meu reinado, tenho a honra, o privilégio ea responsabilidade de tomar o bastão, para representar o meu país com todos vocês e, como Rei de Espanha, também colocou a serviço da América Latina. Você sabe que há décadas eu assumi, como Crown Prince, alta função de representar o meu país aquisições dos presidentes latino-americanos, e eu também tenho sido capaz de fazer inúmeras viagens e visitas aos estados da região. Pois em todos esses casos Eu aprendi a apreciar e admirar cada vez mais para os povos irmãos da América Latina. Então eu começo a sentir-se hoje tão profundamente o meu link e meu amor por eles, a ponto de entender como entrelaçadas é a nossa identidade, o nosso sentido de pertença e, portanto, nossa compreensão de nós mesmos ", disse Sua Majestade o Rei.
"Latino-americana compartilham um conjunto de princípios e valores, um humanista e vocação universal cheios de solidariedade, -o iberoamericano- acervo, o que nos identifica nas profundezas do nosso espírito e que, aliás, tem sido convenientemente reflectidos nas Demonstrações ibero-americanos . Estes são alicerces sólidos e antigos da América Latina que estão enraizadas em séculos de história e sobre o qual tantas vezes, nós nos perguntamos. A partir deles nossas sociedades têm sido articulada por muitas maneiras diferentes, que Comunidade das Nações que, quase instintivamente, considerou-se sempre tão natural e pré-existente ", disse Don Felipe, que ressaltou que a primeira cooperação sectorial orientada organizações ibero-americanos foram criados há 70 anos," uma grande herança que devemos reconhecer e estava preparando o terreno para que há 23 anos, foram postas em prática as Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo ".
The King enfatizou que "isso já é de 24 Summit em que foram tratados ao mais alto nível, todas as questões de interesse para os nossos cidadãos e as nossas sociedades. Por quase um quarto de século têm discutido, concordamos posições comuns sobre muitos assuntos, criamos um tecido extraordinária de cooperação, e nós conhecemos melhor. As Cúpulas têm fortalecido definitivamente um sentimento de pertença e alargaram o âmbito da cooperação em diversas áreas. A cooperação a que cada país traz o melhor de si mesmo, suas habilidades e vontades, dirigindo entre todas as outras formas de trabalho mais horizontal e mais eficaz. "
"O saldo da Summit é muito positivo, além do nosso espírito crítico Iberoamericano rigorosa. Acionamento alimentação Las Cumbres grandes valores e laços de amizade e família. Porque a América Latina é uma família. Nós entendemos que neste Comunidade das Nações embora encontrar países que compartilham traços identitários e culturais, nem sempre concordar com a mesma concretos e objetivos específicos ... para muito diferente! motivos, entre outras razões, porque todos eles pertencem às mesmas áreas geopolíticas e econômicas. Mas isso não é ruim. Com visão e inteligência e com realismo e pragmatismo, devemos saber para obter os interesses mais fora de nossas afinidades, podemos identificar generosamente compartilhados e objetivos em todos os campos possíveis em que podemos trabalhar juntos. Quero dizer, todos os domínios económicos, culturais e políticos , social, educacional, científica e, como eu digo, na medida do possível. Só então o sistema Ibero-Americana, a Ibero articulado pode servir plenamente a cada um dos seus membros, a todos os países que o integram, e o resto da comunidade internacional ", disse Don Felipe.
O rei continuou salientando "a necessidade de fazer ênfase especial na educação e cultura. A cultura, como sabemos, que é a base do que somos. Educação, porque é a chave para o progresso em nossas sociedades, nossas economias , a prosperidade futura da nossa juventude, e para a manutenção e crescimento da cultura que é a base de tudo. " Ele também se congratulou com a força das relações da América Latina. "Nunca nos últimos dois séculos tinha sido um tal fluxo de pessoas, as transações econômicas e cultura entre os nossos países Nunca, um tal grau de influência mútua de hábitos, tendo em vista coisas ".
Don Felipe concluiu seu discurso afirmando que "a tarefa de toda a manter a nossa comunidade ativa e próspera Desde a nossa vocação universal, unido a América Latina tem muito a oferecer ao mundo e da humanidade, trazendo sua visão e energia na construção de um futuro melhor .; contribuindo para debates globais com o imenso capital de sua experiência, talento e capacidade de viver juntos na diversidade, para reconciliar as diferenças e para aguçar sociedades mais justas e participativas. Em suma, recebendo uma região de paz entre o nações e em breve, esperamos, uma região de paz em todas as nações. Nesta grande obra, sabe muito bem que eles podem contar sempre com o compromisso de Espanha, que nunca poupou esforços para projetar o potencial da América Latina no mundo inteiro e mais designadamente a nível europeu a que pertencemos. "
Além de ter a oportunidade de conversar com os líderes participantes em reuniões informais, Sua Majestade o Rei teve reuniões bilaterais com o presidente do Peru, Ollanta Humala, e do presidente do Uruguai, José Mujica.
Sessão de segunda-feira terminou com o jantar oficial oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos do México, em honra dos Chefes de Estado e de Governo Ibero.
Na terça-feira, 9 de dezembro Don Felipe iniciou suas atividades com uma reunião-almoço organizada pela Sua Majestade o Rei pelo primeiro-ministro e os presidentes dos países centro-americanos, entre os quais os da Costa Rica, Luis Guillermo Solís; República Dominicana, Danilo Medina; Panamá, Juan Carlos Varela; Honduras, Juan Orlando Hernandez; e Guatemala, Otto Pérez Molina Fernando e vice-chanceler da Nicarágua e El Salvador. No final, Sua Majestade o Rei foi para o World Trade Center para participar da reunião privada que vai manter os Chefes de Estado e de Governo. Nos momentos antes, Don Felipe teve uma reunião bilateral com o Presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes. Ao meio-dia, veio a segunda sessão plenária da Cúpula, que incidiu sobre "Inovação" e colocar o toque final para a Cúpula Ibero-Americana XXIV.
Após a sessão plenária final, Don Felipe foi transferido para Fort San Juan de Ulua, uma construção que está intimamente ligada com a fundação da cidade, em 22 de abril de 1519. Localizado na ilha de frente para o porto, funcionou como abrigo e dock para os galeões que chegam de Espanha e também para defender a cidade de ataques de piratas. Eu também tive um breve período como uma prisão. Ele é agora um museu que uma parte importante da história não só de Veracruz, mas em todo o México. Após esta visita a Fort San Juan de Ulua, Sua Majestade o Rei empreendeu viagem de regresso ao nosso país.
Esta é a primeira Cúpula Latino-Americana de Don Felipe como chefe de Estado. Como Príncipe das Astúrias, foi para as realizadas sob a Presidência espanhola, Salamanca (2005) e Cadiz (2012). Ele também viajou para o Panamá (2013), em nome de Don Juan Carlos, ausente por convalescença, mas não participou em reuniões da Cimeira, reservada aos chefes de Estado e de governo, mas participou com outros líderes em várias preliminares .
A presença de Don Felipe na América Latina é contínua desde 1996, quando foi decidido para representar a Espanha em aquisições de presidentes latino-americanos. O México é o décimo primeiro destino internacional da Proclamação eo primeiro na América Latina.
Sua Majestade o Rei chegou ao México no final da tarde de 06 de dezembro. Na General Heriberto Jara International Airport Veracruz, Don Felipe foi recebido pelo secretário mexicano das Relações Exteriores, José Antonio Meade, eo embaixador da Espanha no México, Luis Fernández-Cid. Rei entregue à porta de algumas palavras, que expressavam "emoção e alegria" por ser no México e seu desejo de contribuir para a "grande comunidade de nações latino-americanas", bem como ter a oportunidade de compartilhar este "orgulho e responsabilidade". O Rei também transmitiu a "profunda afeição do povo espanhol" e agradeceu a hospitalidade de Veracruz e comprometimento organizacional do presidente do México, Enrique Peña Nieto.
No domingo, 7 de dezembro, o Rei começou suas atividades no Espanhol Mercantile Círculo de Veracruz, onde visitou a exposição "Memória Gráfica da emigração espanhola" e entregou as Medalhas de Honra da Emigração Espanhola, concedidos a espanhola Mercantile Círculo Veracruz Espanhol e Bem-Estar Veracruz. Em seu discurso, Don Felipe enfatizou que este ato tem "um significado do amor e gratidão para com a emigração espanhola, especialmente aqueles que chegaram ao México e que estado e município em Veracruz, e outro gratidão permanente à hospitalidade deste terra e este grande país para os espanhóis que vieram principalmente em caso de necessidade, um país com o qual a Espanha é e se sente tão unida ".
"Os imigrantes espanhóis sempre foram caracterizadas por amor a suas raízes, sua honestidade e solidariedade, e por seu espírito empreendedor e de trabalho. Também por sua capacidade de países de acolhimento integração respeitoso e construtivo. Porque, se essas qualidades eram De fato, desde a sua criação no Mercantile Círculo de Veracruz, popularmente conhecido como Casino espanhol e espanhol Benevolent Society of Veracruz. Por este motivo ambas as entidades tê-los feito digno de maior reconhecimento e hoje eu tive o prazer de entregar a Medalhas de Honra da emigração espanhola para a Categoria Ouro ", disse King.
Na parte da tarde, Don Felipe participou do encerramento do Encontro de Negócios X Ibero-Americana, ato em que o presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto estavam presentes; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan; Presidente do Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia, Valentin Diez Morodo; Secretário mexicano de Economia, Ildefonso Guajardo, o governador do Estado de Veracruz, Javier Duarte, e do presidente do Grupo Santander, Ana Botín-Sanz de Sautuola, entre outros. Durante o evento, vários prémios de actividades empresariais em Ibero-América se rendeu. Além disso, Don Felipe recebeu um documento com as conclusões desta reunião de negócios e uma cópia da Carta do Rio, com dez compromissos para melhorar, modernizar e internacionalizar o ensino superior, assinada por 1.103 reitores de 33 países.
"Esta reunião abordou questões essenciais nas sociedades latino-americanas, uma vez que o crescimento das nossas economias e do comércio e as trocas de investimento entre os nossos países são pré-requisitos para a obtenção de maior bem-estar para todos, para conseguir uma melhor distribuição da riqueza, e para combater de forma eficaz o flagelo da última desempleo.Este representa um verdadeiro problema, um desafio que afeta gravemente muitos dos nossos cidadãos que dificulta o futuro da nossa juventude e, portanto, cada um de nossos países. Ele também tem uma questão fundamental aqui abordado. capital humano não ser subestimada no último fator, porque as pessoas são a fonte de tudo o que foi construído como uma sociedade e, consequentemente, a educação é a semente que vai determinar o escopo de nosso progresso ", disse Sua Majestade o Rei em seu discurso.
Don Felipe comemorou o sucesso das "multinacionais" empresas e afirmou que "durante estes tempos de crise na Europa, a América Latina tem experimentado um taxas de crescimento notáveis que têm favorecido o seu progresso económico e social. É verdade que, hoje, incertezas, mas se são desenhadas e superar com coragem e boas decisões, esta região é claramente um motor da recuperação económica global.Por isso, temos de fortalecer ainda mais nossos laços. A América Latina tem boas condições de partida para assumir um papel de liderança no crescimento global ".
"Enquanto isso, na Europa, que ainda é o primeiro bloco comercial do mundo continua a ser importante fonte de oportunidades. Daí os acordos de associação e ligações estratégicas de que a UE e negociaram nos últimos anos, se tornam instrumentos especialmente útil para multiplicar comércio e investimento e sostenible- adotivo sustentado em ambas as direções ", acrescentou o rei.
Don Felipe chamou de "crescimento sustentado das nossas economias" e, especialmente, "traduzir esse crescimento em um verdadeiro bem-estar de todos os cidadãos em uma distribuição justa e equitativa da riqueza, e em um espaço de oportunidades para todos sempre que possível banir ou reduzir a pobreza anedota pura e desemprego ".
O dia terminou com o jantar inaugural III Communications Fórum, que contou com a presença do Presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto; Presidente do Uruguai, José Mujica; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan; O primeiro-ministro de Andorra, Antoni Martí; Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo; Secretário de Estado das Comunicações, Carmen Martinez de Castro, eo presidente do Grupo Televisa, organizador do fórum, Emilio Azcárraga, entre outros. Em seu discurso, Don Felipe lembrou o lema deste fórum, "Mídia, novas tecnologias, novos paradigmas", celebra-se e observou que o setor de comunicação está sendo transformada a partir de diferentes pontos de vista: "Para uma lado, do ponto de vista do público, que a cada dia são mais educadas e exigindo mais qualidade, e agora um paradoxo vivo: ser abrangente, mas ao mesmo tempo a ser fragmentado por interesses, afinidades ou vistas locais, privados ou ideológica. Em segundo lugar, a partir da perspectiva dos meios de comunicação, que agora estão vivendo plenamente o papel e digital, a televisão e as novas tecnologias. E em terceiro lugar, a partir da abordagem económica, com uma visão em multilatina empresas de competir nos mercados internacionais plenamente. "
"O debate social hoje é nascido e ocorre com freqüência nas redes sociais durante a comunicação e socialização na mídia, uma vez que estes ainda são a espinha dorsal deste diálogo das sociedades latino-americanas são alimentados para que Devo dar soluções. Neste contexto, novos desafios para os desafios da mídia a ser levantada em fóruns como este que nos reúne hoje são identificados ", ressaltou Don Felipe.
Sua Majestade o Rei enfatizou a força de idiomas da América Latina: "Eu gostaria de enfatizar, mais uma vez, a importância e magnitude dos nossos duas línguas de trabalho ─el fim espanhol e portugués─ para atingir a meta de comunicação entre . o povo, a fim de que, em suma, nos trouxe até aqui é por isso que eu enfatizo o status do espanhol como segunda língua de comunicação internacional, ou seja, 2 língua materna do mundo, como os falantes de línguas 2 em conjunto, e como o segundo idioma usado nas principais redes sociais do mundo. E eu também enfatiza a força e presença intercontinental do Português, o outro grande linguagem da América Latina, e ao facto de Espanhol e Português, com a sua afinidade inegável articulada um grande espaço multinacional onde todos podemos entender. "
Na segunda-feira, 8 de dezembro Sua Majestade o Rei participou, juntamente com o Presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto; Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet; Presidente do Uruguai, José Mujica; Presidente do Peru, Ollanta Humala; Presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina; Secretário-Geral Iberoamericana, Rebeca Grynspan, e Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo, entre outros, a reunião foi "Rethinking América Latina: Construindo o Futuro", um ponto de encontro para acadêmicos, artistas e filantropos expor idéias e propostas para enriquecer o trabalho do Summit, que tem a educação, cultura e inovação como temas centrais. Durante a sua entrega celebração do México prêmios de Inovação e Empreendedorismo dos anos de 2012, 2013 e 2014, esta última edição em que o pesquisador e presidente do CSIC Carlos Martinez Alonso se distingue se tornou.
Em seu discurso, o rei colocou no valor da Conferência e da Ibero: "Estamos em um mundo onde você tem que articular alianças, devemos unir forças, um trabalho comum devem ser realizadas, dar desafios coletivos respostas são coletivas. E nós temos um sistema institucional da América Latina, a Conferência e Summit, que proporcionam um espaço de encontro para compartilhar experiências, trocar pontos de vista e projetar para o mundo ".
"E a melhor alavanca que temos a fazer é esta cultura que nós compartilhamos feita de valores humanos, como a tolerância e solidariedade para os outros. Nossa cultura é uma das expressões mais talentosos da civilização no mundo, e devemos aplicá-la para nos projetar para ele, para exportar esses valores que nos ajudam a alcançar a nossa vida individual e nossa vida em sociedade são melhores ", acrescentou Don Felipe.
Sua Majestade o Rei concluiu dizendo que "se nós trabalhamos para fortalecer e enriquecer o nosso poder cultural, pois servem para fortalecer e multiplicar o benefício social e econômico gerado, e para assegurar a mobilidade dos nossos talentos, nossos estudantes, criadores , artistas e cientistas, ou os nossos profissionais e empresários ;. Então estudiosos vão realmente dar um contributo sério, histórico e transformador impacto para a nossa melhoria global e no mundo inteiro ".
Ao meio-dia, Don Felipe compartilhou um almoço com o presidente dos Estados Unidos, do México e do primeiro-ministro, Mariano Rajoy.
A cerimônia de abertura da Cúpula Ibero-Americana XXIV abertura realizada no World Trade Center, em Veracruz, na tarde de segunda-feira 8 de dezembro. Sua Majestade o Rei interveio no início da primeira sessão plenária, que foi "Educação e Cultura" como tema central. Don Felipe começou dizendo que "a Espanha é inseparável da realidade e a idéia de discurso latino-americano. A América Latina é parte da nossa identidade, o nosso passado, o nosso presente e também o nosso futuro. Tudo em Espanha tem uma dimensão ou projeção latino-americana, e da Coroa, como o mais alto cargo do Estado e da nação, constitucionalmente assume uma função especial de representação perante as nações da nossa comunidade histórica ".
Neste sentido, ele lembrou que, há décadas, Don Juan Carlos impulsionou "com toda a força o exercício Ibero-americana de consulta e cooperação, e atendeu quase todas as cimeiras realizadas desde 1991, teve lugar o primeiro aqui México, na cidade de Guadalajara. Permita-me para vos transmitir a sua memória, cheio de carinho e amizade. "
"Agora, no início do meu reinado, tenho a honra, o privilégio ea responsabilidade de tomar o bastão, para representar o meu país com todos vocês e, como Rei de Espanha, também colocou a serviço da América Latina. Você sabe que há décadas eu assumi, como Crown Prince, alta função de representar o meu país aquisições dos presidentes latino-americanos, e eu também tenho sido capaz de fazer inúmeras viagens e visitas aos estados da região. Pois em todos esses casos Eu aprendi a apreciar e admirar cada vez mais para os povos irmãos da América Latina. Então eu começo a sentir-se hoje tão profundamente o meu link e meu amor por eles, a ponto de entender como entrelaçadas é a nossa identidade, o nosso sentido de pertença e, portanto, nossa compreensão de nós mesmos ", disse Sua Majestade o Rei.
"Latino-americana compartilham um conjunto de princípios e valores, um humanista e vocação universal cheios de solidariedade, -o iberoamericano- acervo, o que nos identifica nas profundezas do nosso espírito e que, aliás, tem sido convenientemente reflectidos nas Demonstrações ibero-americanos . Estes são alicerces sólidos e antigos da América Latina que estão enraizadas em séculos de história e sobre o qual tantas vezes, nós nos perguntamos. A partir deles nossas sociedades têm sido articulada por muitas maneiras diferentes, que Comunidade das Nações que, quase instintivamente, considerou-se sempre tão natural e pré-existente ", disse Don Felipe, que ressaltou que a primeira cooperação sectorial orientada organizações ibero-americanos foram criados há 70 anos," uma grande herança que devemos reconhecer e estava preparando o terreno para que há 23 anos, foram postas em prática as Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo ".
The King enfatizou que "isso já é de 24 Summit em que foram tratados ao mais alto nível, todas as questões de interesse para os nossos cidadãos e as nossas sociedades. Por quase um quarto de século têm discutido, concordamos posições comuns sobre muitos assuntos, criamos um tecido extraordinária de cooperação, e nós conhecemos melhor. As Cúpulas têm fortalecido definitivamente um sentimento de pertença e alargaram o âmbito da cooperação em diversas áreas. A cooperação a que cada país traz o melhor de si mesmo, suas habilidades e vontades, dirigindo entre todas as outras formas de trabalho mais horizontal e mais eficaz. "
"O saldo da Summit é muito positivo, além do nosso espírito crítico Iberoamericano rigorosa. Acionamento alimentação Las Cumbres grandes valores e laços de amizade e família. Porque a América Latina é uma família. Nós entendemos que neste Comunidade das Nações embora encontrar países que compartilham traços identitários e culturais, nem sempre concordar com a mesma concretos e objetivos específicos ... para muito diferente! motivos, entre outras razões, porque todos eles pertencem às mesmas áreas geopolíticas e econômicas. Mas isso não é ruim. Com visão e inteligência e com realismo e pragmatismo, devemos saber para obter os interesses mais fora de nossas afinidades, podemos identificar generosamente compartilhados e objetivos em todos os campos possíveis em que podemos trabalhar juntos. Quero dizer, todos os domínios económicos, culturais e políticos , social, educacional, científica e, como eu digo, na medida do possível. Só então o sistema Ibero-Americana, a Ibero articulado pode servir plenamente a cada um dos seus membros, a todos os países que o integram, e o resto da comunidade internacional ", disse Don Felipe.
O rei continuou salientando "a necessidade de fazer ênfase especial na educação e cultura. A cultura, como sabemos, que é a base do que somos. Educação, porque é a chave para o progresso em nossas sociedades, nossas economias , a prosperidade futura da nossa juventude, e para a manutenção e crescimento da cultura que é a base de tudo. " Ele também se congratulou com a força das relações da América Latina. "Nunca nos últimos dois séculos tinha sido um tal fluxo de pessoas, as transações econômicas e cultura entre os nossos países Nunca, um tal grau de influência mútua de hábitos, tendo em vista coisas ".
Don Felipe concluiu seu discurso afirmando que "a tarefa de toda a manter a nossa comunidade ativa e próspera Desde a nossa vocação universal, unido a América Latina tem muito a oferecer ao mundo e da humanidade, trazendo sua visão e energia na construção de um futuro melhor .; contribuindo para debates globais com o imenso capital de sua experiência, talento e capacidade de viver juntos na diversidade, para reconciliar as diferenças e para aguçar sociedades mais justas e participativas. Em suma, recebendo uma região de paz entre o nações e em breve, esperamos, uma região de paz em todas as nações. Nesta grande obra, sabe muito bem que eles podem contar sempre com o compromisso de Espanha, que nunca poupou esforços para projetar o potencial da América Latina no mundo inteiro e mais designadamente a nível europeu a que pertencemos. "
Além de ter a oportunidade de conversar com os líderes participantes em reuniões informais, Sua Majestade o Rei teve reuniões bilaterais com o presidente do Peru, Ollanta Humala, e do presidente do Uruguai, José Mujica.
Sessão de segunda-feira terminou com o jantar oficial oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos do México, em honra dos Chefes de Estado e de Governo Ibero.
Na terça-feira, 9 de dezembro Don Felipe iniciou suas atividades com uma reunião-almoço organizada pela Sua Majestade o Rei pelo primeiro-ministro e os presidentes dos países centro-americanos, entre os quais os da Costa Rica, Luis Guillermo Solís; República Dominicana, Danilo Medina; Panamá, Juan Carlos Varela; Honduras, Juan Orlando Hernandez; e Guatemala, Otto Pérez Molina Fernando e vice-chanceler da Nicarágua e El Salvador. No final, Sua Majestade o Rei foi para o World Trade Center para participar da reunião privada que vai manter os Chefes de Estado e de Governo. Nos momentos antes, Don Felipe teve uma reunião bilateral com o Presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes. Ao meio-dia, veio a segunda sessão plenária da Cúpula, que incidiu sobre "Inovação" e colocar o toque final para a Cúpula Ibero-Americana XXIV.
Após a sessão plenária final, Don Felipe foi transferido para Fort San Juan de Ulua, uma construção que está intimamente ligada com a fundação da cidade, em 22 de abril de 1519. Localizado na ilha de frente para o porto, funcionou como abrigo e dock para os galeões que chegam de Espanha e também para defender a cidade de ataques de piratas. Eu também tive um breve período como uma prisão. Ele é agora um museu que uma parte importante da história não só de Veracruz, mas em todo o México. Após esta visita a Fort San Juan de Ulua, Sua Majestade o Rei empreendeu viagem de regresso ao nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário