terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sua Majestade o Rei é recebido pelo diretor da Real Academia Espanhola, Dario Villanueva

 

 

 
D em Felipe recebeu em audiência o diretor da Real Academia Espanhola, Dario Villanueva Prieto, que foi eleito em dezembro passado 11 pela plenária da instituição, sucedendo a José Manuel Blecua sob. O novo diretor assumiu o cargo na cidade de 08 de janeiro de 2015 e tornou-se o trigésimo incumbente. A lista dos trinta diretores é dirigido por Juan Manuel Fernández Pacheco, fundador da instituição em 1713.
Darío Villanueva tem uma licenciatura em Filologia Românica pela Universidade de Santiago de Compostela e Doutor em Filologia pela Universidade Autónoma de Madrid. Professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de Santiago de Compostela, cuja Faculdade de Filologia foi reitor de 1987 a 1990. Ele ocupa a cadeira D da Real Academia Espanhola (RAE) e seu discurso de posse, ele estava em El Quijote antes de cinema. Em dezembro de 2009, foi eleito secretário. É conveniente para a Academia Argentina de Letras e Doutor Honoris Causa de sete universidades da Argentina, EUA, Peru, Reino Unido e Suécia.
Em junho de 1994 foi eleito reitor da USC, reeleito em maio de 1998. Durante esses anos, ele realizou um vice-presidência da Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE) e a presidência da Rede de Bibliotecas Universitárias (REBIUN). Ele serviu no Conselho do PORTAL UNIVERSIA SA e criou Unirisco GALICIA SCR, a primeira capital de risco para financiar projetos com base na transferência de conhecimento da universidade para a empresa. Atualmente, ele é membro do conselho de administração e diretor do Conselho Científico da Virtual Miguel de Cervantes Fundação Biblioteca. Parte da diretoria do Capítulo Espanhol do Clube de Roma e desempenha endereço coleção literária Classics José Antonio de Castro Foundation.
Ele tem sido um professor ou professor visitante em universidades da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Cuba, Equador, Egito, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan, e tem publicado em espanhol e Inglês, mais de três centenas de artigos sobre a teoria, a literatura crítica e comparativa em revistas espanholas e estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário