sábado, 23 de janeiro de 2016

Adesão do novo monarca em 1991

 

Rei Olav V morreu na noite de 17 de Janeiro de 1991. Nesse mesmo momento, o príncipe Harald tornou-se o novo rei da Noruega: Rei Harald V. Como a noite passada, os enlutados começou a encher o Terreiro do Paço com flores e velas.
 
Rei Olav sucedeu seu pai, o rei Haakon VII, em 21 de Setembro de 1957, e reinou como Rei da Noruega até sua morte em 22:20, em 17 de Janeiro de 1991. Na altura da sua morte no Royal Lodge fora de Oslo, ele era 87 anos e monarca mais velha do mundo. Durante a noite e nos dias seguintes ao anúncio de sua morte, milhares de pessoas se fizeram o seu caminho para a Praça Palace para prestar suas homenagens ao rei Olav e mostrar seu apoio para a família real. A Praça do Palácio era um mar de flores e velas.
Rei Harald expressou sua gratidão pelo apoio do povo em várias ocasiões:
"A resposta enorme onda de simpatia e deixou claro que o povo norueguês ficou ao nosso lado em nossa dor comum. A mensagem de condolências registra de todo o país, em conjunto com as velas e todos os cumprimentos da Praça do Palácio, aqueceu nossos corações e nos consolou naqueles dias difíceis. "(Discurso de véspera de Ano Novo, 1991) 
O anúncio oficial da morte do rei Olav foi feito pelo Rei em um Conselho extraordinário de Estado no Palácio Real à meia-noite. Em 18 de Janeiro de 1991, o Rei Harald deu seu primeiro discurso como o monarca norueguês, em que presta homenagem a seu pai e pediu ao povo por seu apoio na tarefa que estava diante dele. 

Funeral do rei Olav

Em 30 de Janeiro de 1991, uma multidão seguiu o rei Olav para o seu lugar de descanso final. O funeral realizou-se na Catedral de Oslo, onde o bispo Andreas Aarflot oficiada. Após a cerimônia, o cortejo continuou a Capela do Palácio em Fortaleza de Akershus, onde foi realizada a aspersão tradicional da terra. Rei Olav foi então sepultado no mausoléu real ao lado de sua esposa.

O rei está morto - viva o rei

Quando um monarca passa longe o próximo monarca sucede ao trono naquele mesmo momento - assim a expressão: O rei está morto - viva o rei. No entanto, a transição é também acompanhada por uma série de componentes cerimoniais, a mais importante das quais é o juramento do rei de fidelidade à Constituição. Rei Harald ea rainha Sonja - como o rei Olav antes deles - também escolheu para ser consagrado na Catedral de Nidaros. 

O juramento do Rei

Em 21 de Janeiro de 1991, o Rei Harald fez um juramento no Storting nos termos do artigo 9.º da Constituição. O evento teve lugar durante uma cerimônia formal no Storting. Presidente do Storting Jo Benkow ler o anúncio da morte do rei Olav perante o Rei fez o juramento:
"Eu juro solenemente a reinar no Reino da Noruega, em conformidade com a Constituição e as leis, então me ajudar a Deus Todo-Poderoso."
Assim como seu pai e seu avô, o Rei adotou o lema Nós dar tudo para a Noruega.

Consagração

Rei Harald ea rainha Sonja foram consagrados na catedral de Nidaros em 23 de Junho de 1991.
Novos monarcas foram consagrados ao seu escritório desde 1163, mas este tem sido parte da cerimônia de coroação. Rei Haakon VII e Queen Maud foram os últimos monarcas para ser coroado na Noruega - em 1906. O artigo relativo à coroação na Constituição de 1814 foi revogado pouco tempo depois. Após a ascensão do rei Olav, a cerimônia de coroação foi substituído por uma cerimônia de consagração em 1958. Rei Harald ea rainha Sonja continuou esta tradição.
Após a consagração, o rei Harald ea rainha Sonja embarcou em uma turnê de 10 dias do sul da Noruega, e um ano depois eles passaram 22 dias viajando através dos quatro condados setentrionais. A tradição de tais viagens consagração remonta à Idade Média, quando os reis viajou por todo o país para ser saudado nas diversas assembleias regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário