segunda-feira, 7 de maio de 2012

INSEGURANÇA NA REGIÃO SAHELO-SAHARIANA

 

     Marrocos e o Senegal evocaram hoje (segurança) a 'insegurança prevalenecente na região sahelo-sahariana" por ocasião da visita de trabalho em Rabat do ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros,Alioune Badara Cissé, indicou fonte oficial .

              
No termo de um encontro com com o seu homólogo marroquino Saad Eddine Othmani, o chefe da diplomacia senegalesa declarou à imprensa que o Marrocos e o seu país têm uma "convergência" sobre esta questão, reportou da Agência Marroquina de Notícias (MAP).

"As duas partes manifestaram a sua convergência sobre várias questões a nível política, particularmente, as regionais ligadas a segurança na região sahelo-sahariana, a situação no Mali, Guiné-Bissau e no Sudão", afirmou por seu lado Othmani.

              
O ministro senegalês transmitiu nessa ocasião um convite do presidente Macky Sall ao rei Mohammed VI para visitar o Senegal.
               .
              
O ministro delegado aos Negócios Estrangeiros Youssef Amrani preconizou nesta ocasião uma "parceria construtiva num espírito de responsabilidade partilhada" longe dos "cálculos político estreitos", em referência à crise política que divide Marrocos e Argélia.
              
Saad Eddine Othmani e o ministro senegalês evocaram as relações as relações de cooperação "secular que existe entre os dois países, assim como a questão do Sahara Ocidental".
           
Dakar reiterou à Rabat o seu apoio a Marrocos no assunto do Sahara, enquanto a Frente Polisário apoiada por Argel reivindica a independência desta antiga colónia espanhola anexada ao reino em 1975.


Nenhum comentário:

Postar um comentário