sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EMIR DA QUATAR PEDIU MELHORES SERVIÇOS PUBLICOS AO SEU POVO

Em seu discurso inaugural da sessão de 41 ordinária do Conselho Consultivo, o HH Emir disse que o orçamento 2012-2013 aumentou as dotações para a saúde e educação ao longo dos próximos três anos


HH Emir Sheikh Hamad bin Khalifa al-Thani apelou ontem para a melhoria da qualidade do serviço que está sendo oferecido por vários sectores públicos no Qatar para manter o ritmo com o rápido aumento da população do estado.
Em seu discurso inaugural da sessão de 41 ordinária do Conselho Consultivo, o HH Emir disse que o orçamento 2012-2013 aumentou as dotações para a saúde (114%) e (35%) de educação setores ao longo dos próximos três anos.
"Esperamos que (este) seria conseguir um salto quântico no nível de serviços que estão sendo oferecidos pelo Estado nestes dois sectores", disse o Emir
disse.
"Percebemos a necessidade crescente de serviços de melhor qualidade e mais amplo, no entanto, gostaria de lembrar que o rápido crescimento econômico eo desenvolvimento do Catar havia exigido um aumento da população que ascendeu a cerca de quatro vezes o seu tamanho, há 15 anos", ressaltou .
"Você sabe o que isso significa em termos de necessidade de hospitais, escolas, estradas e infra-estrutura", disse o Emir disse, acrescentando: "Não é possível construir a economia do Qatar e instituições sem este crescimento da população, que inclui conhecimentos, empregos, os trabalhadores , etc Isso é normal. "
Ele disse que, embora fosse difícil de desenvolver os serviços públicos para manter o ritmo com o aumento da população "excepcional", o governo tinha feito muito. "No entanto, a qualidade dos serviços tem (ainda) ser levantados e sua gama alargada (ainda mais)", disse ele.
"Eu não acho que o crescimento da população continuará com a mesma taxa no futuro. A última década foi a década de construção e de salto econômico. Eu revi com você na sessão de abertura do ano passado, os marcos nessa faixa histórica desde meados dos anos noventa do século passado ", disse ele.
"Estamos cientes da necessidade crescente por melhores serviços em quantidade e qualidade, também estamos conscientes da necessidade (para aumentar) as normas institucionais e segurança, (tendo) de viabilidade, qualidade e especificações ambientais em conta", disse o Emir.
"Lições devem ser aprendidas com os erros, como o que aconteceu no início deste ano no Shopping Villaggio, erros humanos e acidentes não podem ser evitados, mas as precauções necessárias e medidas preventivas podem ser tomadas para evitá-los ou pelo menos atenuar os danos causados ​​pelo inevitável ocorrências ".
O emir ressaltou que uma "gestão avançada e som das políticas econômicas e sociais" é uma obrigação para alcançar Qatar National Vision 2030 e deve ser respeitado por todos os setores do Estado.
Ele disse que o Catar tinha continuado a manter as suas excelentes taxas de crescimento econômico durante o último ano, uma vez que teve nos últimos anos, no topo da lista dos países que registam a maior taxa de crescimento no mundo.
Apesar da crise financeira global que continua a afetar o desempenho econômico em vários países ao redor do mundo, o desempenho do Catar "tinha ultrapassado as suas repercussões com passos calculados e firme". O crescimento real do PIB para o ano de 2011 foi de 14,1% eo PIB nominal cresceu 36,3%, impulsionado por um aumento em preços de produtos de hidrocarbonetos, o Emir
disse.
"O Qatar ficou em primeiro lugar entre os árabes e países do Oriente Médio, pelo terceiro ano consecutivo, acumulando a 11 ª posição no Rating de Competitividade Global de 2012, o que reflete a confiança dos investidores na economia nacional", acrescentou o emir.
Ele também pediu a remoção de "inconsistências e duplicações entre os vários departamentos governamentais".
"Inconsistências e duplicações significar desperdício de dinheiro e excesso de pessoal. Isso também significa complicar os procedimentos para o investidor e do cidadão. "
Não deve haver duplicação em alguns campos, e ao mesmo tempo, não deve haver domínios importantes e principais sem instituições governamentais para os cobrem. Esses obstáculos devem ser superados e, mesmo se eles exigem o sector público a ser reestruturada. "
Ele disse que o setor privado deve ser apoiado e ativado, mas o monopólio deve ser evitada ", porque é a antítese da economia competitiva".
Ele ressaltou que o Qatar não tinha agendas políticas, económicas ou sociais em qualquer outro país, seja árabe ou não-árabe.
"Não temos qualquer noção pré-concebida em tudo sobre o que deve ser o sistema de governo em qualquer outro país, mas o que provocou a ira de alguns no passado são (devido a) duas coisas essenciais. A primeira é que temos de pé ao lado do povo oprimido quando eles foram submetidos a uma brutal repressão a um grau que é intolerável e segundo, que no Estado do Qatar há uma visão e uma mídia independente árabes que cobre eventos objetivamente ", ele apontou.
O Emir falou sobre a "difícil situação na Síria", onde as "fraternais povo sírio sofre de um regime de escolher para responder às suas legítimas demandas com força, quando as pessoas saíram às ruas para defender a sua dignidade de uma maneira pacífica".
Em relação à questão palestina, o Emir disse que continua a ser o tema central árabe.
"Nessas circunstâncias complexas, a causa palestina continua a ser a questão central árabe, mesmo que parecia ser deixado de lado devido à preocupação dos povos árabes com sua situação e direitos.
Mas temos de perceber que a Palestina estava nos corações dos povos árabes quando eles tomaram as ruas exigindo mudanças. E a frouxidão dos regimes árabes a respeito da causa da Palestina tem sido um dos motivos para a ira pública ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário