segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nova Zelândia retira militares do Timor Leste



A Nova Zelândia retira esta semana os últimos militares destacados em Timor-Leste, depois de 13 anos de operações naquele país, que garantiram a independência em 2002, informou a imprensa neozelandesa.
Pelo menos 80 membros das Forças de Defesa da Nova Zelândia, que fizeram parte da Força Internacional de Estabilização liderada pela Austrália desde 2006, regressam a casa amanhã e são substituídos por outra equipa de militares para transportarem para o país de origem equipamentos e veículos, informou o canal de televisão neozelandês TV3.
A Nova Zelândia vai manter também cinco militares em Timor-Leste para a formação do Exército timorense, no que se refere ao uso de armas, assuntos logísticos, de administração e língua inglesa. A Nova Zelândia chegou a ter em Timor-Leste 830 militares, dos quais um morreu numa emboscada das milícias pró-Indonésia em 2000 e outros dois em acidentes. A Missão da ONU transferiu na semana passada todas as responsabilidades de segurança para a polícia timorense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário