Ele foi presidida por Sua Majestade o Rei com os Presidentes da República Português e da República Italiana.
Su Majestade o Rei presidiu, com Sua Excelência o Presidente da Itália, Sergio Mattarella, e Sua Excelência o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a Cimeira XI da COTEC Europa, realizada no Palácio real de El Pardo, sob o lema "Inovar para uma economia circular na Europa". É a primeira cimeira de chefes de Estado europeus em torno de economia circular.
Em seu discurso, Don Felipe advertiu que "é urgente e vital para acelerar a transição da economia global para um modelo mais sustentável. Um modelo que, gradualmente, abandonar o padrão linear de" tomar, fazer, usar e deitar "e apostar em fechar o ciclo de vida das matérias-primas e produtos. Um teste padrão circular deve ser também mais eficiente do ponto de vista energético. " Sua Majestade o Rei tinha recordou que "a comunidade científica está mostrando sinais de alarme nos últimos anos sobre a profundidade do que a degradação ambiental e também sobre a insustentabilidade a médio prazo dos nossos parâmetros de desenvolvimento".
"Estamos a falar de uma transição lenta complexa, e extensão em grande parte incerta, uma vez que envolve desafios não resolvidos. A países deficitários transição em matérias-primas e de energia fóssil, como a Itália, Portugal e Espanha, temos a oportunidade e, talvez, a obrigação de liderar ", disse Don Felipe.
Sua Majestade o Rei passou por alguns aspectos do relatório da COTEC, o que reflete a necessidade urgente de definir um "roteiro claro que integra esforços para ─estatal diferente, local─ regional e considerando também o papel de cidades e diferentes sectores económicos. os especialistas também sugerem um plano de acção que inclui medidas no campo educacional, fiscal ou ambiental, entre outros ".
Don Felipe descrito como "capital" uma das razões para se deslocar, desta forma, dada a situação actual do nosso país ", a oportunidade de criar milhares de novos empregos em actividades económicas conexas circulam nos próximos anos se implementado adequadamente estas medidas. " Sua Majestade o Rei disse que "nesta transição, a inovação desempenha um papel fundamental. Eu não me refiro apenas a inovação tecnológica necessária para resolver os desafios técnicos em todo o ciclo de vida dos materiais e produtos, mas também para inovação social que envolve a mudança dos padrões de consumo, entre outros, os que estão associados com o aumento da reutilização de produtos e serviços ".
Sua Majestade o Rei recebeu na chegada ao Palácio Real de El Pardo a Sua Excelência o Presidente da República Português e Sua Excelência o Presidente da Itália. Em seguida, na companhia de Sua Majestade o Rei Don Juan Carlos, eles foram recebidos pelo Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, e os presidentes da COTEC Espanha, Itália e Portugal, Cristina Garmendia, Luigi Nicolais e Francisco de Lacerda respectivamente.
Em seguida, eles se mudaram para o Pátio de los Austrias e tomaram seus lugares na mesa principal. A sessão começou com uma apresentação, com discussão e aberto ao público-debate sobre "A implementação de economia circular: novos desafios para a inovação", de Cristina Garmendia, presidente da Fundação COTEC Espanha e Carlos Moedas, Comissário Europeu para o investigação, Ciência e Inovação.
As intervenções do Presidente de Portugal, o Presidente da Itália e, finalmente, Sua Majestade o Rei, fechou a sessão de encerramento.
O XI Encontro COTEC Europa foi organizado pela COTEC fundações em Espanha, Itália e Portugal, com a colaboração de empresas Kreab, Ecoembes, IKEA e do Governo da Junta de Extremadura.
COTEC Espanha apresentou o primeiro relatório aborda a situação da economia circular em Espanha, elaborado por um grupo de especialistas de os indicadores actualmente disponíveis. O relatório foi coordenado pela UNESCO Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) Cadeira e tem contado com a colaboração da Associação de Reciclagem City International (RECNET) e da Associação para a Sustentabilidade e o progresso das sociedades, (ASYPS ).
economia circular oferece uma alternativa ao atual modelo de produção baseado em uma cadeia de valor linear de resíduos gerados em todas as fases, desde a extração de matérias-primas para produção de resíduos, através das fases de produção, distribuição e consumo. A alternativa é prolongar a vida útil econômica de materiais e recursos, tanto quanto possível, minimizando a geração de resíduos.
A transição para um modelo de economia circular é crescente atenção entre os políticos e líderes empresariais, e é agora uma prioridade nas políticas da União Europeia. COTEC para a inovação deve ser um elemento-chave para essa transição, as novas tecnologias, processos, serviços e modelos de negócios será necessário.
COTEC é uma base de negócios, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento da Espanha, através da promoção da inovação tecnológica nas empresas e da sociedade, sensibilizar a sociedade e as empresas antes do impacto das mudanças técnicas e facilitar a transferência informação, conhecimento e tecnologia a partir dos campos de pesquisa e universidade para a indústria. Esta iniciativa, lançada pela Sua Majestade o Rei Don Juan Carlos, foi forjada em 1990, adotando fundação personagem em 1992. Itália juntou-se ao 11 de julho de 2002, tornando Portugal no dia 30 de abril de 2003, resultando em Cotec Europa.
Encontros anteriores da COTEC Europa teve lugar em Roma em 12 de maio de 2005, em Madrid, em 16 de fevereiro de 2006, em Lisboa, em 17 de julho de 2007, em Nápoles em 27 de junho de 2008, em Madrid em 28 de Outubro 2009, em Porto, em 7 de outubro de 2010, em Gênova, em 13 de outubro de 2011, em Madrid em 3 de Outubro de 2012, em Lisboa, em 12 de Fevereiro de 2014, e em Roma, 28 de outubro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário