domingo, 16 de novembro de 2014

Gales: a capital de castelos do mundo

 

O motivo pelo qual algumas pessoas se referem ao País de Gales como a “capital de castelos do mundo” se explica de maneira bem simples: há mais de 500 fortalezas em seu território. Tal quantidade de castelos se deve em grande parte ao Rei Eduardo I, que no século 13 construiu um anel de fortificações para controlar as forças rebeldes enquanto consolidava a conquista de Gales pelos ingleses. 
Séculos mais tarde, o visitante encontra castelos solitários, fortalezas assombradas e edificações que aparentam ter mudado pouco ao longo dos séculos.

O mais imponente - Castelo de Conwy
Erguido no alto de uma rocha às margens do estuário de mesmo nome, Conwy, localizado no norte do País de Gales, é considerado por muitos uma das mais belas fortalezas medievais da Grã-Bretanha. Então, não é surpresa que aqui o Rei Eduardo I tenha gasto a maior quantidade de dinheiro no menor período de tempo. Aparentemente, o dinheiro foi bem gasto, pois esse castelo com oito torres recebeu o status de Patrimônio Mundial em 1986 (juntamente com Caernarfon, Harlech e Beaumaris, que também merecem reconhecimento) e a vista do estuário e em direção ao mar é simplesmente fascinante.

O mais romântico - Castelo de Laugharne
O que poderia ser mais poético do que um escritor conturbado (neste caso, o filho predileto de Gales, Dylan Thomas, que completaria 100 anos neste ano) e o lugar em que ele buscava solidão e inspiração. Para Thomas, o castelo de Laugharne era seu refúgio. Conta-se que era na casa de verão do castelo que o poeta se refugiava para curar de crises de bloqueio de escritor. Estranhamente evocativo, este antigo castelo, transformado numa luxuosa mansão em estilo Tudor, deixará uma impressão duradoura.

O mais histórico - Pembroke
Esta fortaleza, berço do Rei Henrique VII, o primeiro monarca da dinastia Tudor, é também o único castelo no Reino Unido construído sobre uma caverna natural — é possível inclusive visitar a Caverna de Wogan descendo 55 degraus, se tiver coragem suficiente. A posição estratégica do castelo, no topo de um promontório com vista para Milford Haven, foi bem planejada e ajudou a combater aqueles que lutavam contra a monarquia, os agressores Cabeças Redondas e até um certo Oliver Cromwell durante a Guerra Civil Inglesa.
Isolado numa colina de Swansea, o Castelo de Oystermouth é considerado mal-assombrado

O mais ornamentado - Castelo de Powis
Construído pelo príncipe Gruffydd ap Gwenwynwyn, que se aliou ao Rei Eduardo I em sua conquista do País de Gales, este castelo é certamente resplandecente, mas são seus jardins ornamentados em estilo italiano e francês que realmente impressionam. Seus terraços perfeitamente trabalhados agem como um pedestal para a bela construção de tijolos vermelhos. Ah! Não nos esqueçamos de mencionar que ele também tem um parque medieval de veados!

O mais isolado - Carreg Cennen
Seria um verdadeiro desafio encontrar um castelo mais isolado do que este. Carreg Cennen fica às margens de Brecon Beacons em Carmarthenshire e está, em grande parte, em ruínas. Ele se localiza no topo de uma colina rodeada por campos e os proprietários do castelo também possuem a fazenda adjacente. Por isso, não é incomum ver gado Longhorn vagando entre as ruínas do que um dia foi uma grande propriedade. Uma experiência surreal em qualquer época.

O mais assombrado - Oystermouth
Possivelmente um dos castelos menos conhecidos do País de Gales, este forte em ruínas está sendo trazido de volta à vida lentamente pelos Amigos do Castelo de Oystermouth, um grupo que espera restaurar um pouco da grandeza anterior a esta fachada desvanecente. Histórias de fantasmas são abundantes neste local com vista para a Baía de Swansea.  A história que perdura é a lenda da Dama de Branco, que ronda as paredes do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário