sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NOVA MONARQUIA EM SOLO AUSTRALIANO

Uma ilha a 40 quilômetros da costa de Brisbane, na Austrália, pode se tornar independente do governo australiano. Segundo a imprensa australiana, a Lamb Island (algo como “Ilha cordeiro”, em tradução livre) vai passar por um referendo neste sábado e pode se tornar a República Independente de Nguduroodistan, em homenagem ao seu nome indígena.
A ilha, que mais se parece com um resort (com direito até a bem cuidadas quadras de tênis), tem pouca infraestrutura, mas cobre o básico: energia, rede de esgoto, coleta de lixo e até internet. Apesar de haver um posto de saúde, não há hospitais e, para compras e vida noturna, os habitantes costumam seguir para ilhas próximas ou para a costa australiana.
O homem que está liderando o processo de separação, Tony Gilson, é dono do pequeno quiosque da cidade e, em entrevista para o Brisbane Times, afirmou que já tem um “rascunho de constituição” e ideias para potenciais líderes do novo país. Os nomes mais cotados para monarcas de Lamb Island? Barton Bulwinkel, 89 anos, e Margaret Bulwinkel, de 86 anos. Eles são os mais antigos residentes da ilha, e moram lá há 53 anos.
Segundo entrevista dada por Gilson ao The Guardian, os principais motivos para independência são demora na resposta de policiais e um sentimento de que o conselho local dá pouca atenção à ilha de pouco mais de 450 habitantes. Ainda de acordo com o jornal inglês, o novo país vai se manter em relação amigável com a Austrália e seus residentes não serão prejudicados em relação a pensões e outras provisões – isso se o voto for favorável à secessão.
Caso se torne um novo país, uma língua oficial (inglês) e uma segunda língua deverão ser escolhidas. Gilson brinca: “estamos pensando em Klingon ou Élfico”. SAIU NO EXAME
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário