sábado, 19 de outubro de 2013

Visita oficial à República do Panamá

 

 
Don Felipe participa de vários eventos empresariais e culturais convocada no âmbito da Cúpula Ibero-Americana XXIII.

 

 
  Príncipe das Astúrias, que estava acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel García-Margallo, foi recebido à chegada ao aeroporto internacional "Panamá Pacific" pelo embaixador da Espanha na República do Panamá, Jesus Fernandez e Silva pelo vice-ministro encarregado das Relações Exteriores da República do Panamá, Mayra Arosemena. Don Felipe começaram a ser negociadas na quinta-feira, outubro 17, com a abertura da Conferência de Empresários da América Latina. Em seu discurso, ressaltou que "a globalização tem resultado em mudanças geoestratégicas extraordinárias porque alguns países aproveitaram o vento melhor do que os outros. Para mim é uma satisfação pessoal verificar que a América Latina é uma região em ascensão, politicamente estável, economicamente próspera e vocação actor regional. Quem se lembra hoje do que há dez anos atrás falava-se de uma década perdida? Para a América Latina, este fórum, e tudo o que podemos e queremos fazer juntos, reforço que é uma realidade. " Neste sentido, ele ressaltou que "a América Latina está crescendo a taxas invejáveis", mas reconheceu a força da região da Ásia-Pacífico ", uma região que agrega metade da população do mundo, responsável por 40% do PIB mundial e acumula 80% das reservas cambiais e as maiores taxas regionais de crescimento econômico. China será em 2025 maior exportador do mundo. a China ea Índia em 2050 representam 50% da riqueza global. O mesmo, aliás, aconteceu desde o início do século XIX. "
Don Felipe sublinhou o papel da Espanha como "espinha dorsal vértice" das relações entre Espanha e na Europa. "Tanto para canalizar os investimentos europeus na América Latina, para ser a ponte dos crescentes investimentos e fazer a posição da América Latina na Europa. Possibilidade cada vez mais utilizado por empresas Multilatinas são sectores tecnológicos cada vez mais competitivo e estão favorecendo avançado. Hoje, 23 delas estão entre as 100 maiores empresas globais de mercados emergentes. Espanha é a porta de entrada para a Europa e, de fato, algumas dessas empresas já estão tirando proveito do nosso país como uma plataforma ".
Antes de concluir, compartilhado com o público "algumas notícias da vida econômica da Espanha que muitos dos meus compatriotas aqui saber em primeira mão: embora os desafios permanecem, as perspectivas são positivas, para este ano, é esperado para retornar ao trajetória de crescimento e que esta tendência continuará em 2014 "e que" os dados de diferentes fontes são eloqüentes na redução do défice público e da dívida privada, embora ainda alta taxa de desemprego, a Espanha está a recuperar a competitividade, a produtividade tem crescido significativamente, e nós temos um som setor financeiro e eficiente. "
Mais tarde, Don Felipe participou painéis traseiros Conferência Latino-americana de negócios, envolvendo personalidades de destaque Espanhol econômicas e do mundo empresarial, como Antonio Brufau, Juan Manuel Villar Mir e Juan Luis Cebrian, entre outros.
À tarde, o Príncipe das Astúrias presidiu o Prêmio de Inovação e Empreendedorismo, que este ano foram para:
- Primeiro Prêmio: Empresa BitBrain (Zaragoza, para a sua actividade para o estudo e prevenção de doenças cerebrais degenerativas).
- Segundo Prémio: CÉLULA Company, 2B (Portugal, para a sua actividade em relação à terapia de células em forma de injecção, que modula a resposta dos sistemas imune e inflamatória do corpo humano).
- Primeiro prêmio em projetos categoria: ASTAX (Brasil, para a geração de uma alga que permite o tratamento de águas residuais provenientes de abatedouros de aves).
- Segundo prémio categoria projectos: BIOGASPLUS (Espanha, a produção de um aditivo proposto, nanopartículas de óxido de ferro, a fim de aumentar a eficiência da produção de biogás em 200%).
- Prêmio Especial do Júri: FIXYOU Projeto (México, projeto de produção de casco para o tratamento de deformidades cranianas pediátricas ortopédicas e cirurgias cranianas cuidados pós-operatórios).
Mais tarde, o Príncipe das Astúrias assistiram um painel emoldurado no Fórum Empresarial Ibero-americano, intitulado "Paraguai: o segredo mais bem guardado na América Latina", onde se encontrou com o presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes. Então Don Felipe mudou-se para Mirante Miraflores do Canal do Panamá, onde, acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel García-Margallo, participou do Prêmio ea integração Business Awards da América Latina. Na cerimônia, o ministro do Canal do Panamá, Roberto Roy, entregue observações sobre "O impacto da expansão do Canal do Panamá" e começou a entregar os seguintes prémios:
- Prêmio para a Integração da América Latina CEAL: Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
- Expansão de Negócios Award-CEAL Canal do Panamá: Esther Koplowitz Alcocer, presidente da Fomento de Construcciones y Contratas (FCC).
- Comprehensive Business Awards CEAL (14 premiados).
Na sexta-feira 18, o Príncipe das Astúrias presidiu a inauguração do Centro Cultural Espanhol, localizado na parte antiga da cidade do Panamá. Don Felipe, acompanhado pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e América Latina, Jesús Gracia, recebido na chegada a saudação do Ministro da Educação da República do Panamá, Lucy Molinar, eo diretor do Instituto Nacional de Cultura, Maria Eugenia Herrera, com o qual percorreu as instalações e visitaram a exposição "As palavras e letras", de Anton Lamazares, e "latino-americana Bienal de Cultura", do Ministério do Desenvolvimento.
Ele também participou do almoço de encerramento do Encontro de Negócios no Centro de Convenções Megapolis, onde foi reconhecido Secretário Geral Ibero-americano Enrique Iglesias. À tarde, o Príncipe das Astúrias assistiram à inauguração da nova sede do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), acompanhado pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy. À chegada foi recebido pelo presidente da instituição, Elias Castillo, e do Conselho de Administração. Durante a cerimônia, o presidente do Parlamento Latino-americano interveio eo presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli.

Então, o Príncipe das Astúrias viajou para Figali Convention Center, onde ele participou da cerimônia de inauguração da XXIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. No início da Cúpula emitiu uma mensagem de vídeo de Sua Majestade o Rei, no qual ele agradeceu as mensagens de recuperação enviado em sua recente operação no quadril. Don Juan Carlos enviou aos Chefes de Estado e de participantes melhores desejos da Cúpula do governo na obra, que vai abordar "a renovação que irá, por um lado, para melhor adequar nossos encontros para a actual situação internacional. E, por outro, Secretaria-Geral americano se adaptar para atender, de forma mais eficaz, as suas funções acrescidas no domínio da cultura e cooperação. "

Ele parabenizou o Presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli, da organização da Vigésima Terceira Cúpula, no ano de comemoração do quinto aniversário do Descobrimento do Oceano Pacífico. Don Juan Carlos foi uma lembrança carinhosa da Ibero-americano secretário-geral, Enrique Iglesias, por seu trabalho à frente da Secretaria de oito anos e desejar-lhe bem. "Conhecendo-o, eu sei que não vai deixar de abordar novos horizontes. Obrigada, querido Henry", disse o rei.
"Desejo-lhe uma muito proveitosa e eu lance um abraço fraterno e confiante de que posso acompanhá-lo no próximo ano, na Cimeira de Veracruz", disse ele a Sua Majestade o Rei.

No final da cerimônia de abertura foi realizada no jantar oficial oferecido pelo Presidente do Panamá para os líderes presentes na cimeira, realizada no Museu da Biodiversidade na Cidade do Panamá, com a presença de Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias.
No domingo, 20, o Príncipe das Astúrias vai participar da cerimônia de comemoração do V Centenário do Descobrimento do Oceano Pacífico Costeira Belt e da abertura do VI Congresso Internacional da Língua Espanhola, no Centro de Convenções de Atlapa, antes de iniciar sua viagem volta para a Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário