terça-feira, 2 de setembro de 2014

France 2 conta história da grã-duquesa Charlotte do Luxemburgo

 

 
A história da grã-duquesa Charlotte do Luxemburgo, símbolo da resistência e da independência do Grão-Ducado durante a Segunda Guerra Mundial, é contada hoje no programa "Secrets d'Histoire", no canal de televisão France 2. Uma emissão que recorda a vida da antiga soberana e os países por onde passou, incluindo Portugal e os Estados Unidos, onde esteve exilada.
A emissão, apresentada por Stéphane Bern, especialista na realeza europeia, conta com testemunhos dos actuais grão-duques, do príncipe-herdeiro Guillaume, e do primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel.
Esta é uma emissão especial para o apresentador do canal de televisão France 2. Próximo da família grã-ducal e grande amigo do Luxemburgo (a mãe era luxemburguesa), Stéphane Bern não esconde a satisfação com a emissão que vai para o ar esta terça-feira, às 20h45.
Ao Luxemburger Wort, Bern disse que pôs "muito afecto" neste programa, que vai recordar também os muitos países por onde passou a grã-duquesa Charlotte, dos Estados Unidos a Portugal, onde esteve exilada, durante a Segunda Guerra Mundial.
Avó paterna do actual soberano, a grã-duquesa Charlotte foi uma das milhares de pessoas salvas pelo cônsul português Aristides de Sousa Mendes. Entre os vistos que o cônsul de Bordéus assinou à revelia de Salazar incluem-se os que foram concedidos a Charlotte e ao filho, o príncipe Jean (avó e pai do actual grão-duque), além de membros do Governo luxemburguês no exílio, que assim puderam prosseguir viagem através de Espanha e Portugal.
O programa, que vai mostrar imagens inéditas do interior do castelo de Colmar-Berg, residência dos Grão-Duques, passa no canal de televisão francês France 2 esta terça-feira, dia 2 de Setembro, às 20h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário