Ao oferecer um jantar, a rainha Elizabeth II pediu que seus convidados citassem três boas razões para que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE). A história foi relatada pelo escritor especializado na realeza britânica Robert Lacey na véspera do referendo que decidirá pela saída ou pela permanência do país no bloco europeu. Tradicionalmenete, a chefe da monarquia britânica não emite opiniões públicas em questões políticas.
Boris Johnson (de costas) ouve críticas de Sadiq Khan (centro) em debate finalEm debate final, políticos pró-UE criticam 'ódio' de apoiadores do Brexit
No site do “The Daily Beast”, Lacey escreveu que Elizabeth propôs o desafio aos seus convidados recentemente.
— Me diga três boas razões: por que o Reino Unido deve ser parte da Europa? — teria dito a monarca.
Posteriormente, em entrevista, o autor disse que a rainha aprecia debates saudáveis na mesa de jantar — e que tratava-se apenas de uma pergunta.
— Ela gosta de um debate ao redor da mesa, como todos nós neste país, e ela vem debatendo o Brexit com seus amigos próximos e parentes. Mas, pelo que eu ouvi, ela vem tomando cuidado para ser escrupulosamente neutra — disse o autor à imprensa local.
Em resposta, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha está acima da política e atua como conselheira das questões políticas do seu governo.
— O referendo é um assunto para o povo britânico decidir — disse um porta-voz.
O príncipe Harry, neto da rainha, falou sobre o Brexit em uma conversa durante as recentes celebrações pelo aniversário de 90 anos da monarca. No entanto, disse que não tinha permissão para emitir sua opinião sobre o assunto.
Em março, uma manchete do "The Sun" afirmando que Elizabeth apoia o Brexit foi veementemente criticada pelo Palácio de Buckingham, que reiterou que a rainha é politicamente neutra.
Agora, o jornal, que já se declarou em favor do Brexit, publicou a nova declaração da monarca em sua capa, insinuando mais uma vez que Elizabeth seria contra a saída da UE. Na manchete, a publicação diz "Desculpe, senhora, mas não podemos pensar em nenhuma (boa razão para ficar na UE)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário